FANDOM


Ajuda
Zecão
Zecão em 'Serenata à Moda Antiga', de Cebolinha N17
Informações de Fundo
Primeira Aparição
Desconhecido
Informações do Personagem
Nome Completo
José Antônio [1]
Outros Títulos
"Zequinha"
Afiliações
Turma da Tina
Moradia
Bairro do Limoeiro
Família
Dona Maria (mãe),[1]
Pipa (namorada)
Amigos
Rolo, Tina
Inimigos
Rúbia (ocasionalmente)

José Antônio, mais conhecido como Zecão pelos seus amigos, é um dos personagens do "núcleo jovem adulto" da revista da Mônica, ou seja, contracena junto com Tina, Rolo e Pipa, seus companheiros de aventuras.

É o melhor amigo de Rolo, velhos colegas desde o auge do movimento hippie, vivenciando com este diversas peripécias, até porque de companheirismo ambos seguiam a risca quando se tratava de relacionamentos, enquanto um era mulherengo, o outro era desengonçado, portanto, eram próximos em tudo que faziam ou deixavam de fazer, o melhor exemplo de amizade inseparável. Tratando-se de Tina, sua melhor amiga, a amizade envolveu o saudosismo da antiga época em que os dois se conheceram, quando estes eram crianças e moravam no mesmo Bairro, além disso, Zecão é namorado de Pipa.

Zecão é desleixado, sem se preocupar com o mundo a sua volta, apenas vivendo o momento. É considerado um jovem suave, pé-no-chão, divertido e ligeiramente desengonçado, mas tudo isso atribuído a uma enorme compaixão e generosidade, principalmente com sua namorada, Pipa, que é um contraposto seu por ser bastante energética e com uma personalidade extrovertida.

Características e traços Editar

Zecão

Zecão é alto, magro, tem cabelo ruivo e possui uma pequena barbicha no queixo, além disso, apresenta um nariz redondo com sardas, um aspecto muito curioso nele.

Ele é distraído, despreocupado, tranquilo e relaxado, isso às vezes chega a atrapalhar circunstancialmente seu relacionamento, principalmente pois Pipa, em diversas vezes, fica frustrada com a frieza que Zecão trata seu peso e beleza (sempre sendo involuntariamente), descrevendo-a como algo que não precisa receber atenção, ainda mais dos outros a volta.

Zecão é fanático por vídeo-games e histórias em quadrinhos, um verdadeiro geek adolescente, e na maioria das vezes mete seus amigos ou a própria Pipa em uma confusão por causa de algum passatempo diferente que ele inventa. Além disso, o próprio demostra ser desconcentrado em diversos aspectos, não dando a verdadeira atenção para coisas mais importantes, isso é visto claramente em "Vidrados no Vídeo",[2] e em "Meu Novo Celular",[3] na qual começa a ter mais atenção aos eletrodomésticos do que na própria namorada, mas ele sempre volta a se reconciliar com ela depois de um choque de realidade.

O próprio não vê problemas com o fato de Pipa estar acima do peso, pelo contrário, gosta dela exatamente assim; ele a ama e é um incrível confidente. Tem falhas, mas sempre decide concertá-las, procurando ser a melhor versão de si mesmo.

Notas de rodapé Ajuda

  1. 1,0 1,1 Cebolinha Nº 19 (Editora Globo) - A Espera, Pág. 51 e 53 (quadrinho 6 ao 19)
  2. Mônica Nº 7 (Editora Globo) - Vidrados no Vídeo, Pág. 20s (quadrinho todos)
  3. Mônica Nº 234 (Editora Globo) - Meu Novo Celular, Pág. 40s à 51 (quadrinho 1 ao 48)