FANDOM


Ajuda
Xaveco
Xaveco em Guitar Hero (Cebolinha N29)
Informações de Fundo
Filmes
As Aventuras da Turma da Mônica,
A Princesa e o Robô,
As Novas Aventuras da Turma da Mônica,
Mônica e a Sereia do Rio,
Cine Gibi,
Uma Aventura no Tempo
Programas de Televisão
Turma da Mônica,
Mônica Toy
Dublador(es)
Marcelo Souza
Primeira Aparição
16 de julho de 1963 (na Folha de S. Paulo)
Informações do Personagem
Aparência e Personalidade
Cabelos loiros e cacheados, camisa amarela, shorts preto. Bobo, infantil, engraçado, complexado e problemático.
Ocupação
Estudante
Afiliações
Turma da Mônica
Moradia
Mansão do Xaveco
Família
Pai do Xaveco e Mãe do Xaveco (pais),
Xabéu (irmã)
Vó Xepa (avó)
Amigos
Cebolinha (amigo)
Cascão (amigo)
Denise (paquera)

O Xaveco é um dos personagens mais engraçados, atrapalhados e ingênuos da Turma da Mônica, além de ser o símbolo dos personagens secundários, sua característica principal por servir de escada para os protagonistas; um aspecto cômico a sua personalidade, pois é sempre caçoado e alvo de piadas. Tão quanto coadjuvante, Xaveco ainda que recebendo o título de "pouco importante", é marca registrada sua presença complementar em muitas histórias, elevando a diversão por seu jeito infantil, bobo e complexado.

Ele é o único personagem da Turma a ter os pais divorciados, sua irmã mais velha se chama Xabéu, uma bela garota de 16 anos que sempre encanta os meninos que ela cuida com seu emprego de babá no Bairro do Limoeiro, tem uma avó chamada Xepa com problemas na memória e uma cadela amarela e vingativa chamada Ximbuca. A família de Xaveco é considerada a mais completa de toda a Turma da Mônica. Com os pais divorciados, o garoto passa alguns fins-de-semana com o seu pai, mostrado em várias historinhas engraçadas em clima "pai e filho" por ambos serem atrapalhados e patetas. Xaveco sempre tenta ver o lado positivo de tudo e é bastante otimista, após contracenar com a Família do Cebolinha no programa Barraco entre Vizinhos, ganhou o prêmio de posse a uma fabulosa Mansão, sua atual casa.

Atualmente, tem aparecido com mais frequência nas histórias, contracenando principalmente com o Cebolinha, seu melhor amigo. Suas principais características foram evoluindo com o tempo, após o roteirista Emerson Abreu dar mais ênfase a sua participação, Xaveco é bastante criativo e tem uma imaginação bastante fértil, é incrivelmente sagaz com as piadas e sempre encara tudo com bom humor. Mesmo sendo um dos garotos mais ricos do Bairro, mantém a simplicidade e diversão como bons aspectos de sua vida.

Características e traços Editar

Xaveco no gibi da Turma da Mônica N92 (Panini)

O melhor amigo de Xaveco é o Cebolinha, na qual ambos vivem diversas aventuras na ausência do Cascão. Seu maior sonho é ter seu próprio gibi, mas isso é quase impossível para o Xaveco, já que é bastante "menosprezado" pela Mauricio de Sousa Produções, por servir muito como segunda opção (até quando é pra ser um dublê de algum personagem). Xaveco esconde uma paixão por Denise, talvez seja pelo fato dos dois serem secundários e muito barraqueiros. Tem uma irmã chamada Xabéu, que tem a idade da Tina e é muito bonita.

Seus pais são separados, mas Xaveco supera isso muito bem, já que sempre fica de bom humor! Xaveco tem um amigo imaginário que é um tipo de pégaso. Ele foi um dos personagens mais antigos do Maurício, junto com Franjinha, Jeremias, Titi, Manezinho e Bidu, sendo que em suas primeiras aparições era chamado de Chaveco, já que o seu cabelo tinha formato de uma chave. Além disso, Xaveco é o melhor goleiro do bairro do limoeiro, pois sempre que o time precisa de um goleiro, lá está o Xaveco.

Xaveco tem uma relação interessante com Denise. Não é um namoro como o de Titi e Aninha, por exemplo, mas sempre os dois formam um casal. Além disso, os dois contracenam constantemente e vivem falando um do outro. Pode não se tratar de um namoro oficial, mas também não se trata de uma mera amizade.

História Editar

Início das Tiras... Editar

CuriosidadesEditar

Denise e Xaveco Revista

Denise e Xaveco na 29° edição dos Clássicos do Cinema.

  • Ele aparenta ter um relacionamento com Denise, por ambos serem secundários e "barraqueiros".
  • Ele virou um "disfarce" da Boneca Tenebrosa na edição especial N° 54 da Mônica, por ela também ser secundária e querer ter sua própria revista.
  • Anteriormente, seu nome era com escrito com "Ch", pois seu cabelo lembrava a forma de uma chave.
  • Antigamente ele usava um camisetão (semelhante ao do Coelho Caolho), então ele passou a usar os famosos "shortinhos".
  • Ele e Xabéu são os únicos personagens da Turma da Mônica a terem os pais divorciados.
  • Xaveco já diz ter tido um irmão gêmeo em negativo que mora dentro do armário da pia dele em Cebolinha N°8 (Editora Panini).

Notas de rodapé Ajuda