Turma da Mônica Wiki

Estamos sempre precisando de mais ajuda em nossos artigos. Se você é grande fã da Turma da Mônica Jovem e do Chico Bento Moço, ficaríamos muitos felizes que pudesse nos ajudar a catalogar muito mais sobre.

Faça parte você também. Crie sua conta hoje mesmo e contribua!

LEIA MAIS

Turma da Mônica Wiki
Advertisement

Vila Abobrinha é a principal ambientação das histórias caipiras do Chico Bento e de sua turminha roceira.

Localização[]

De acordo com as informações de algumas histórias, a Vila Abobrinha faz parte de Estrela Nova, a mesma cidade que está o Bairro do Limoeiro,[1] só que um pouco mais distante, situada no interior do estado de São Paulo, fazendo divisa com Minas Gerais.[2] Os estados de Mato Grosso do Sul e Goiás fazem parte do leque de influências, por causa do sotaque dos personagens, da culinária centro-oestina e de outras referências culturais (como o sertanejo e as boiadas).

Na edição TMJ Nº 83 – Herdeiros da Terra, Chico diz que as cidades vizinhas de Vila Abobrinha são: Pindaíba do Sul, Poserlândia do Norte, e Sococó da Ema. O município interiorano, Pindaíba do Sul, também é citada inclusive em histórias da turma clássica, como "Um Dia no Sítio"[3] e "Causando na Roça".[4] Na história "Um Felino Natal a Todos",[5] Magali chega do Bairro do Limoeiro em Vila Abobrinha depois de uma viagem de barco, em um rio que corta a região. Além disso, quando o Chico vai visitar o seu primo da cidade, costuma chegar na estação rodoviária por um longa estrada, tal caminho sendo possível ser feito por ônibus ou trem, não exigindo tanto tempo de passeio, talvez algumas horas.

Espaço[]

Fazenda Agripino

Acres da família Agripino.

A Vila Abobrinha obviamente está localizada na zona rural. É composta de humildes casinhas e vários sítios e fazendas espalhados. É rodeada de florestas e riachos, como é mostrado em várias historinhas, onde encontramos animais selvagens contracenando com o Chico. Grande parte das fazendas são propriedade de Coronel Agripino.

Localidades[]

Escola do Chico com a Vila de fundo em 'Instito Materno'

Escola e vila em Instinto Materno.

  • Sítio do Zé Lelé
  • Sítio da Rosinha
  • Sítio do Zé da Roça
  • Sítio do Hiro
  • Sítio da Ritinha
  • Sítio da Maria Ninas

Curiosidades[]

  • Em Chico Bento Moço Nº 18, Zé da Roça diz que o lema da cidade é "Ut luceat et veritas omnibus" (Do latim: "Que a luz e a verdade brilhem para todos!")
  • Uma fenda misteriosa chegou a se abrir no meio da Vila Abobrinha, depois que Chico desejou se afastar de seus amigos. Porém, logo após se arrepender, tudo voltou ao normal.[6]
  • O jornal da vila se chama "Gazeta da Abobrinha".
  • Desde o Século 19, existe uma linha de trem que foi fundada pelo Barão de Abobrinha, a linha ficou inativa por muito anos até ser trazida de volta.[7]
  • Vila Abobrinha possui um mascote chamado de Zé Abobrinha.[8]

Referências[]

  1. Bem-Vindo ao Bairro do Limoeiro
  2. Chico Bento Nº 175 (Ed. Globo)Reunião de Pais e Mestres, Setembro de 1993
  3. Cebolinha Nº 239 (Ed. Globo)Um Dia no Sítio, Pág. 3-33, Maio de 2006
  4. Chico Bento 1ª Série Nº 32 (Ed. Panini)Causando na Roça, Pág. 3-36, Agosto de 2009
  5. Magali 1ª Série Nº 24 (Ed. Panini)Um Felino Natal a Todos, Pág. 3-27, Dezembro de 2008
  6. Chico Bento Nº 18 (Editora Panini) - Um Dia Tudo Pode Mudar, Agosto de 2022
  7. Chico Bento Moço Nº 67 (Editora Panini) - A Lenda do Expresso Abobrinha, Julho/Agosto de 2018
  8. Chico Bento Nº 67 (Editora Panini) - Sabotagem na Vila Abobrinha, Dezembro de 2019/Janeiro de 2020
Advertisement