FANDOM


Este artigo é sobre o filme de 2007. Você pode estar procurando pela música de mesmo nome.
Turma da Mônica em
Uma Aventura no Tempo
Turma da Mônica - Uma Aventura no Tempo
Pôster promocional
Informações Gerais
Direção
Mauricio de Sousa,
Clewerson Saremba,
Rodrigo Gava,
André Passos
Produção
Diler Trindade
Roteiro
Didi Oliveira,
Emerson de Abreu,
Flavio de Souza,
Mauricio de Sousa
Elenco
Veja mais...
Gênero
Comédia e Aventura infanto-juvenil
Lançamento
16 de fevereiro de 2007
Orçamento e Receita
Desconhecido.
R$ 3.564.111
Informações de Fundo
Música
Márcio Araújo,
Danilo Adriano
Direção de Arte
Silvio Ribeiro
Direção de Fotografia
César Moraes
Edição
João Carvalho,
Rafael Gomes
Companhia(s) Produtora(s)
Diler & Associados,
Mauricio de Sousa Produções,
Labocine Digital,
Miravista Filmes,
Ancine
Distribuição
Walt Disney Studios Motion Pictures
Página no IMDb (em inglês)
Imagens | Transcrição

Turma da Mônica em Uma Aventura no Tempo, ou simplesmente Uma Aventura no Tempo, é um filme brasileiro lançado em 2007 da Turma da Mônica, dirigido pelo Mauricio de Sousa e co-dirigido por Rodrigo Gava, com roteiro escrito por Didi Oliveira, com a colaboração de Emerson de Abreu, Flavio de Souza e Mauricio.

O filme gira em torno da nova Máquina do Tempo criada pelo Franjinha, e seu experimento com ela que se utiliza dos 4 Elementos para funcionar. Enquanto isso, Cebolinha e Cascão distraíam Mônica e Magali com um piquenique enquanto bolam um plano infalível para derrotá-la. Porém tudo dá errado e ocorre antes do esperado, até que, quando Mônica descobre tudo, dá uma coelhada neles dentro do laboratório de Franjinha e os elementos vão parar em várias épocas diferentes. A Turma então tem que recuperá-los e mandá-los de volta para Franjinha.

O elenco é composto por Marli Bortoletto, Angélica Santos, Paulo Cavalcante e Elza Gonçalves, que dublam os personagens principais Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali, respectivamente. Nos outros papéis há Sibele Toledo, Marcello Souza, Rita Almeida, João Boy, Dirceu de Oliveirae Bianca Rinaldi, que completam o elenco. Com a produção de Diler Trindade, e financiado pela sua empresa, Diler & Associados, junto a MSP e outros colaboradores,[1] serviu como distribuidora a Buena Vista International.

Lançado no Brasil em 16 de fevereiro de 2007, Uma Aventura no Tempo foi bem recebido pela crítica e pelo público, arrecadando cerca de 3.564.111 milhões de reais em bilheteria. Os críticos elogiaram principalmente o roteiro e animação, com ênfase em particular para os dubladores. Classificado como o décimo filme baseado nos personagens das revistas em quadrinhos da Turma da Mônica. Apresenta uma história única e completa - semelhante A Princesa e o Robô, de 1983 -, diferente da maioria dos filmes da Turma que costumam listar uma série de episódios.

Sinopse Editar

A história começa quando o Franjinha consegue construir uma máquina do tempo (só que essa dá certo!) utilizando os quatro elementos da natureza. Paralelamente a isso, no campinho, o Cebolinha marca com o Cascão um piquenique de mentira. Quando Mônica e Magali descobrem que tudo era um plano, Cebolinha e Cascão se esconderam no laboratório do Franjinha! Então, Magali e Mônica chegam, e a Mônica joga o Sansão na máquina do tempo, e acaba perdendo os 4 elementos: fogo, ar, terra e água! Franjinha queria gerar com esses quatro elementos, um quinto (uma chave para a viagem no tempo), só que era tarde demais. Os elementos foram perdidos em diferentes épocas, então a turma terá que recuperá-los viajando no tempo, senão o tempo vai passar cada vez mais devagar até parar. Bidu e Mônica tem que recuperar o elemento fogo no passado, na época das cavernas. Cebolinha tem que resgatar o elemento ar, no futuro, no século 30. Magali na época em que era pequena, tem que salvar o elemento terra. E sobrou para o Cascão o elemento água no passado, no século XVII. E no presente o Franjinha ainda procura fazer algo antes que o mundo paralise.

Elenco e Personagens Editar

Disponibilidade Editar

Turma da Mônica no Netflix, em outubro de 2017

Catálogo oferecido pela Netflix.

Embora não esteja mais disponível nos cinemas, Turma da Mônica em Uma Aventura no Tempo pode ser visto na Netflix, um serviço online privado de streaming (que distribui conteúdo multimídia através da Internet, acessado por movies.netflix.com). O link para o filme, aos assinantes, é este, sendo classificado nos gêneros "Filmes brasileiros", "Filmes para a família e crianças" e "Filmes para 5 a 7 anos". Suas cenas e momentos são descritas como "Para a família".

Há duas sinopses que a Netflix provém aos assinantes sobre o filme:

  1. Essa não! Uma viagem desastrosa! Prepare-se para uma aventura pela história... com um coelhinho azul! (sinopse do pop-up e também exibida na página do título)
  2. Nossos heróis viajam numa máquina do tempo para recuperar os "quatro elementos da natureza" e salvar o mundo do congelamento, numa jornada de muita aventura e confusão. (sinopse oficial)

CuriosidadesEditar

  • Foi o primeiro filme da Turma da Mônica em que os dubladores gravaram as vozes dos personagens antes da animação ser feita.
  • A Magali foi a única que não viajou para outra época mais distante, sendo que enquanto os outros viajaram para a pré-história, a época da colonização e o futuro, ela voltou apenas alguns anos atrás quando todos eram bebês.
    • O filme é de 2007 e todos os protagonistas tinham 7 anos, então, possivelmente o ano que a Magali foi é 2001 ou 2002.
  • Quando Magali volta no tempo, sua mãe a confunde com Roseli, que seria a prima da Magali. Esta nunca apareceu no vídeo nem nos quadrinhos, apenas citada apenas nesse filme.
  • Cebolinha é o único que viaja para o futuro, sendo que os demais viajaram apenas para épocas passadas.
  • O filme conta com a participação de muitos personagens da turma, alguns inéditos em vídeo, entre eles: HorácioPitecoThugaElo (batendo palmas quando Bidu recupera o elemento fogo), Papa-CapimCafunéJurema, PajéAstronautaDorinha e Luca.
  • Nesse filme, presenciamos a estreia de vilões como Rei do Fogo (Pitoco), Dente-de-Ouro e Cabeleira Negra.
  • No filme, Papa-Capim e Astronauta são retratados como personagens de outras épocas - passado e futuro. Porém, nos quadrinhos suas histórias se passam nos dias atuais.
  • Quase sempre a trilha sonora dos filmes da Turma da Mônica são compostas por Márcio de Sousa, irmão de Maurício de Sousa.
  • É distribuído pela Buena Vista International.
  • Chico Bento aparece rapidamente em duas cenas: numa em que Franjinha o observa em sua tela ele está pescando e congela sob o efeito do tempo. E em outra, em que aparece num porta-retrato no quarto da Cabeleira-Negra.
  • A Mônica foi a única que passou por todas as épocas. Depois de ser a primeira a recuperar seu elemento, ela ajudou os outros personagens.
  • A Magali é a única que não teve que enfrentar um vilão, ao invés disso quem possuiu o elemento terra foi a própria Mônica bebê.
  • No filme é revelado que a Mônica ganhou o Sansão quando seu pai lhe presenteou enquanto ela dormia. O que contradiz outras versões vistas nos gibis.
  • A Mônica é a unica que não precisou de ajuda para recuperar seu elemento, enquanto os outros precisaram.
  • A Turma da Mônica Baby foi a mais difícil de conseguir o elemento, pois toda a turma precisou estar lá para ajudar (Mônica, Magali, Cascão e Cebolinha).

Notas de rodapé Ajuda

  1. Veja a seção sobre a Produção do Filme

Ligações externasEditar

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.