Fandom

Wiki Turma da Mônica

Turma da Mônica e o Ministério Público

1 348 páginas
Nesta wiki
Adicione uma página
Discussão0 Share

01225555.jpg
Mônica, a famosa personagem de histórias em quadrinhos tem, desde 2012, ajudado a divulgar o trabalho do Promotor de Justiça na revista especial "Turma da Mônica e o Ministério Público".

A mesma personagem, das histórias em quadrinhos do Mauricio de Sousa, recebeu no dia 06 de novembro de 2007 o título de embaixadora do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) no Brasil. Durante a mesma cerimônia de nomeação, Mauricio de Sousa, que coopera com a instituição desde 1994, também recebeu o título de Escritor do Unicef para as Crianças.

Para a Representante do UNICEF no Brasil, Marie-Pierre Poirier, "Mônica ajudará o UNICEF a defender os direitos das crianças, usando uma linguagem que permitirá que meninas e meninos entendam melhor seus direitos a educação, saúde, proteção e carinho."

Mônica foi escolhida para representar o Unicef pela influência que exerce sobre crianças, professores e famílias brasileiras, ajudando, ao longo de seus 50 anos, a transmitir valores como a amizade, a importância da educação, da convivência familiar e comunitária. A imagem de Mônica, uma menina de 7 anos dentuça e gordinha, tem sido divulgada em campanhas promovidas pelo Unicef no mundo inteiro. Também foi nomeada, pela então ministra do Turismo Marta Suplicy em 03 de junho de 2008, embaixadora do Turismo Brasileiro e, pelo ministro da Cultura na época Jucá Ferreira no dia 18 de julho de 2009, embaixadora da Cultura do Brasil.

Personagens:Editar

DesenvolvimentoEditar

RIO — Com a ajuda de Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão, os estudantes entre 9 e 15 anos das escolas públicas do estado vão conhecer o papel desempenhado pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) em prol da sociedade, dando ênfase à questão do meio ambiente, à defesa do consumidor e aos direitos da criança e do adolescente. Em uma parceria inédita, o MPRJ e a Mauricio de Sousa Produções lançaram, na segunda-feira, a revista “Turma da Mônica e o Ministério Público”.

— Esta é uma iniciativa espetacular. Termos personagens como a Mônica e o Cebolinha explicando para crianças e adolescentes o que é a instituição do Ministério Público e o que faz o Promotor de Justiça em suas diversas áreas de atuação. Teremos o jovem conhecendo o MP, as suas ferramentas, atribuições e suas áreas de atuação e, por isso, a sociedade vai ficar bem mais informada. A nova geração já cresce conhecendo a importância do Ministério Público — afirmou o Procurador-Geral de Justiça, Cláudio Lopes.

Mauricio de Sousa disse que este é o primeiro de muitos trabalhos em conjunto que podem ser feitos:

— Até eu ignorava algumas particularidades da atuação do Ministério Público. São serviços tão importantes e, ao mesmo tempo, meio desconhecidos da maioria da população. Contar uma história, explicar um fato, uma atividade pelos quadrinhos facilita muito o entendimento não só para as crianças como para os adultos também. O gibi mostra a atuação de um Promotor de Justiça em defesa do meio ambiente, socorrendo os incansáveis personagens de Mauricio: Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali. Os quadrinhos também explicam o papel do MP — Procuradores e Promotores de Justiça — em diferentes áreas de atuação, como na defesa de interesses sociais e coletivos, do direito à saúde e ao ensino público; em favor das crianças, adolescentes e idosos; no combate ao crime e à corrupção; na defesa do consumidor, da mulher (Lei Maria da Penha) e de minorias. A revista sai com uma tiragem de cerca de um milhão de exemplares e começa a ser distribuída esta semana pela secretaria de Educação a alunos da rede pública e particular do Rio.

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória