FANDOM

Turma da Mônica
Capa-título da Turma da Mônica (seriado)
Informações Gerais
Formato
Série de desenho animado
Gênero
Comédia e aventura juvenil
Duração
C. 7 minutos
Estado
Em exibição
Criador(es)
Mauricio de Sousa
Informações de Produção
Distribuída por
Paramount Television,
Sato Co. Ltd.
Elenco
Com as vozes de:
Empresa(s) Produtoras
Mauricio de Sousa Produções
Exibição Midiática
Emissora de Televisão Original
Rede Globo (anos 70 e 80; 1999-2000; 2010-2014)
Cartoon Network
(2004–presente)
TV Cultura (2017–presente)
Formato de Exibição
480i (SDTV) (1976-2012)
1080i (HDTV) (desde 2007)
Data de Transmissão
24 de dezembro de 1976 (42 anos) – presente
N.º de Episódios
200 aprox. episódios (+6 temporadas)

A Turma da Mônica é uma série em desenho animado criada por Mauricio de Sousa em 1976, e baseada nas aventuras da história em quadrinhos homônima.

Além dos episódios clássicos coletados de curtas antigos, a Mauricio de Sousa Produções resolveu prosseguir com a produção do seriado, criando uma nova linha de episódios animados adaptados de histórias dos gibis para a televisão.

A série é exibida atualmente pela TV Cultura de segunda à sexta, às 8:00 ou 17:30. Também é transmitida desde 2004 pelo canal pago Cartoon Network às manhãs de domingo. Outra emissora que também exibiu a série foi a Rede Globo.

História

Exibida inicialmente pela Rede Globo, na qual, durante os anos 70 e 80, eram exibidos especiais de Natal, sendo que só em Dezembro de 1998 a Mauricio de Sousa Produções assinou contrato definitivo com a emissora paulista. Começando em Junho, pequenos curtas de aprox. 50 segundos seriam transmitidos por diversas atrações infantis do canal. Conforme o tempo passava, foram surgindo episódios de 1 ou 2 minutos cada, até aparecerem episódios com tramas mais complexas, com 7 minutos de duração; infelizmente estes nunca foram ao ar pois a emissora não cumpriu o contrato com a Mauricio de Sousa Produções, causando intensa batalha judicial que perdurou por anos.

O ano de 2004 marca a estreia da animação na TV por assinatura; o Cartoon Network passa a transmitir regularmente os episódios das décadas anteriores em sua programação, em suma, o canal coproduziu com a empresa de Mauricio novos episódios exclusivos para o canal. Até o momento, três temporadas de episódios para a emissora foram produzidas (a primeira fora em 2009, uma nova leva chega em 2012 e mais recentemente em a safra de 2017).

Em 2007, correram boatos de que os desenhos voltariam a ser exibidos na TV Globo. O que era programado era que fossem exibidos a partir de outubro no período da manhã, provavelmente reduzindo o horário do programa infantil da Xuxa.

Somente em Junho de 2010 é que a Turminha retornou ao canal, exibindo episódios inéditos juntamente com os clássicos. 13 episódios exclusivos foram exibidos nos primeiros meses de 2013. Sem contar os episódios especiais lançados fora do horário habitual do desenho e sendo somente exibidos em épocas específicas a partir de 2010. A parceria foi rompida mais uma vez em 2014.

Em meados de 2013, o Tooncast passa a transmitir a animação como forma de cumprir com a cota de exibição de conteúdo nacional. Outra emissora do Grupo Turner que viria a exibir o desenho em sua grade seria o Boomerang, em 2015.

Desde 2017, a emissora paulista TV Cultura passa a exibir os desenhos de forma diária em meio as várias atrações infantis do canal.

Lista de Episódios

1ª Temporada: 1976-1992

2ª Temporada: 1996-1999

3ª Temporada: 1999-2000

4ª Temporada: 2002-2009

5ª Temporada: 2009

6ª Temporada - Especiais: 2010-2013

7ª Temporada: 2013

8ª Temporada: 2012-2015

9ª Temporada: 2012-2016

10ª Temporada: 2017-2018

Longas-Metragens