FANDOM

Sobre os Tombanianos
Ajuda
Tombanianos
Tombanianos redimensionados em 'Os Vingadoidos'
Informações de Fundo
Primeira Aparição
Cascão Nº 321 (Ed. Globo) - O Espião (Abril de 1999)
Outros Títulos
Povo das Sombras,
Alienígenas do Planeta Tomba
Diferentes trajes espaciais, das cores beje ou cinza, acompanhadas com uma máscara e tubos laranjas no lugar da boca, usam ocasionalmente um mastro. Quando pequenos, são atrapalhados, perigosos e divertidos, já grandes, são sádicos, perversos e monstruosos.
Afiliações
Serpente,
S.M.A.Q.
Moradia
Planeta Tumba
Amigos
Capitão Picolé, Capitão Feio, Bruxa Viviane, Lorde Coelhão, Doutor Spam, Doutor Olimpo, Cabeleira Negra, Homens Metálicos, entre outros.
Inimigos
Cascão, Astronauta, Mônica, Cebolinha, Rosinha, Chico Bento, Franjinha, Denise, Zé da Roça, Do Contra, Magali, entre outros.
Objetivo
Conquistar a Terra e controlar seus habitantes.
Poderes e Habilidades
Metamorfose, superforça
Armas e Itens
Lança elétrica, ursos de pelúcia, nave espacial
"Aqui, neste lugar, vivem as criaturas mais perigosas do universo! Por onde elas passam, deixam para trás apenas morte e destruição! É uma raça de transmorfos...
Eles se infiltraram entre outras raças assumindo a forma e a personalidade de suas vítimas...
Mas ninguém nunca viu a verdadeira aparência deles! Eles estão sempre usando uma roupa espacial que se adapta e se transforma conforme eles vão evoluindo!
"
Astronauta falando sobre eles em Tumba.[origem]

Os Tombanianos, também conhecidos como Povo das Sombras, são poderosos alienígenas moradores do Planeta Tumba vindos do espaço. Eles geralmente aparecem fazendo experiências interplanetárias na Terra, enquanto tentam abduzir vacas ou algum personagem.

Os Tombanianos são conhecidos pela habilidade de assumirem a aparência e características dos outros ao seu redor, como fez com o Cascão, já que ele foi a primeira pessoa que os alienígenas encontraram na Terra durante uma expedição para colocar um espião no planeta, como visto em Cascão Nº 321, primeira aparição deles, em Abril de 1999. Posteriormente, tentaram outras vezes conquistar a Terra, assumindo o controle do telão Robô no Parque da Mônica, e uma outra sequestrando o Astronauta e o Computador em uma das suas viagens galáticas (no entanto, os Tombanianos são derrotados pela dupla quando o Astronauta descobre que todos eles são parecidos com o Cascão e, portanto, também tem a fraqueza do sujinho por água). Com todas essas participações, eles começaram a ter um maior reconhecimento pelos outros Vilões da Turma da Mônica, se juntando a eles em muitos planos para derrotar as crianças, como em Os Doze Símbolos do Natal e Uma Aventura Olímpica.

Mais tarde, em uma de suas missões na Terra para eliminar todos os vestígios das suas experiências no planeta, para quando eles invadirem, ninguém suspeitar, é revelado que os Tombanianos já haviam habitado a Terra há milhares de anos, e até conviveram com os Incas quando estes construíram uma pirâmide aos alienígenas embaixo da Vila do Poço, próximo a Vila Abobrinha, por adorá-los. Na Turma da Mônica Jovem é aprofundado esse assunto, dizendo que eles foram para Terra após serem expulsos de seu planeta de origem pela Serpente, quando foram infectados por seu sangue. Dessa forma, eles foram para a Terra, com o intuito de se infiltrar entre os humanos e controlar o planeta.

Características e traços

Tombanianos

Eles (na sua 1ª fase) em mais uma das suas tentativas fracassadas de dominar o mundo.

Os Tombanianos usam trajes especiais que se adaptam e se transformam à medida em que eles evoluem com o tempo.[1]

Na 1ª fase, eles usam uma roupa totalmente bege com uma máscara azul acinzentada (com um risco no meio separando os olhos do formato de botões), a máscara tem alguns furinhos em volta na parte de baixo, e um tubo conectando a boca e o peito da cor laranja. Nessa fase (representados como crianças), os Tombanianos são mais atrapalhados e ingênuos, e em alguns casos, quase malvados.

Na 2ª fase, semelhante aos Chitauri, eles usam uma máscara verde-escuro com furos brancos ao lado das ombreiras cinzas escuras e com dois botões de lado inverso um do outro. Os olhos brancos se alongam com algo laranja, junto de seu tubo na boca totalmente laranja escuro. A roupa cinza possui uma fita verde na cintura e uma espécia de zíper da mesma cor do cinto, se alongando até 90% da perna esquerda. Duas faixas verdes vão em seus pés e um tipo de "salto" cinza escuro abaixo do sapato.

Na 3ª fase, como apresentado na Turma da Mônica Jovem, eles agora estão maiores. Usam uma ombreira e seus tubos se dividem em dois, indo para uma mochila partida cuja função é desconhecida. A máscara se alongou até o pescoço e um cinto toma conta da cintura, com enormes botas pro lado e uma luva negra deixando aparecer somente a ponta dos dedos. Eles não têm uma personalidade muito definida. Somente querem dominar a Terra e juntamente trazer Cascão de volta para o planeta Tomba.

História

Poderes e Habilidades

"A verdade é que somos transmorfos!
Podemos copiar a aparência de qualquer pessoa!
E não só a aparência... Copiamos todas as características da pessoa!
"
—Tombanianos falando sobre os seus poderes.[origem]
Os Tombanianos são uma raça de transmorfos, que se infiltra entre outras raças assumindo a forma, poderes, fraquezas e personalidade de suas vítimas,[1] assim como seu idioma.[2] Usam uma longa lança elétrica para atacar e capturar pessoas, embora sejam péssimos arqueiros.
Naves Tombanianas enviando raios na Nave-Bola

Quatro naves Tombanianas eletrocutando a Nave-Bola por meio de raios.

Em Clássicos do Cinema Nº 38, Os Vingadoidos, eles atiram ursos de pelúcia como lasers.[3] De suas naves (na Turma da Mônica Jovem, elas têm o formato de Íor para incapacitar o inimigo de verem-na[4]) podem disparar mísseis muito poderosos do interior, se camuflar como um dirigível ou lançar um raio-laser.[5] Portam um pulso eletromagnético que afeta qualquer equipamento[6] e um jetpack.[7]

Uma de suas habilidades mais notáveis é o poder de invadir e modelar sonhos, enviando mensagens, sensações e emoções através deles do jeito que quiserem.[8] Apesar disso, são destruídos ao contato com a luz.[9]

Curiosidades

Notas de rodapé Ajuda

  1. 1,0 1,1 Turma da Mônica Jovem Nº 84 - Herdeiros da Terra (Parte 3 de 3), Pág. 74
  2. Turma da Mônica Jovem Nº 84 (Pág. 75) - Herdeiros da Terra: Conclusão
  3. Clássicos do Cinema Nº 38 (Pág. 33) - Os Vingadoidos
  4. Comentários de https://www.facebook.com/emersonabreu.msp/photos/a.482017915304899.1073741848.437807076392650/489930091180348/?type=3&theater
  5. Cascão Nº 321 - O Espião
  6. Turma da Mônica Jovem Nº 84 (Pág. 64, Quadrinho 3) - Herdeiros da Terra: Conclusão
  7. Parque da Mônica Nº 81 (Pág. 8) - Arquivinho X
  8. Emerson Abreu usou uma comparação entre o fato dos Tombanianos implicitamente invadirem os sonhos da Rosinha e o que o principal poder de Agnes é invadir sonhos para provar que Agnes seja parte do povo das sombras.
  9. Turma da Mônica Jovem Nº 84 (Pág. 113-116) - Herdeiros da Terra: Conclusão
  10. Consulte os links (estão inativos por conta das publicações terem sido excluídas):
Artigo Destacado (Bidu)
Data do Destaque: Setembro de 2018
Esta página é um Artigo Destacado. Seu layout e conteúdo é um exemplo de excelência na Wikia.