Fandom

Wiki Turma da Mônica

Tina

1 348 páginas
Nesta wiki
Adicione uma página
Discussão0 Compartilhar

Cristina "Tina"
Tina em Caçadores de Enigmas.png
Informações de Fundo
Inspiração
Filha do Maurício.[1]
Nome Completo
Cristina "Tina" de Sousa Lima [2]
Bonita, cabelos longos e castanhos, esbelta, usa óculos e roupas anos 90. Apaixonada, antenada, calma, conselheira, amiga e estudiosa.
Ocupação
Estudante de jornalismo, modelo
Moradia
Apartamento da Pipa
Família
Pais da Tina,
Toneco e Toim (irmãos),
Vovoca (avó)
Amigos
Rolo, Pipa, Zecão,
Jaiminho, Caio, Neto, entre outros de sua Turma (...)
Inimigos
Rúbia

Cristina "Tina" de Sousa Lima,[3] [2] [4] é uma personagem que aparece na Turma que leva o seu nome, a Turma da Tina. Foi criada em 1970 no suplemento da Folhinha de S. Paulo , e inicialmente tinha um visual hippie, assim como seu amigo Rolo. Ao longo do tempo seu traço foi sendo modificado, e o desenho de suas roupas, atualizado. Em 1982, Tina tornou-se uma mocinha muito charmosa.

DesenvolvimentoEditar

Criada originalmente como personagem secundária das histórias do seu irmão Toneco, ao longo do tempo Tina conquistou mais espaço até apagar seu irmão dos quadrinhos definitivamente, apesar do mesmo ter voltado recentemente. Faz faculdade de Jornalismo.

Foi a primeira personagem adolescente de Mauricio de Sousa, sempre seguindo as tendências da moda teen. Suas histórias são independentes e não possuem nenhuma ligação com os personagens do Bairro do Limoeiro. Não se sabe ao certo onde ela mora, mas suas primeiras histórias eram ambientadas na Bahia.

A Tina troca de roupa com muita frequência. Seus cabelos são ondulados, longos e castanhos, seus óculos de grau redondos e azuis, possui um corpo esbelto e usa roupas dos anos 90. Em suas primeiras aparições, Tina tinha óculos com grandes fundos de garrafa, uma camisa com listras brancas e vermelhas, um colar bem grande e calças jeans e cabelo castanho até a altura dos ombros. Aparentava ter entre 10 a 12 anos de idade.

Uma das qualidades da Tina é o fato dela ser uma ótima conselheira e amiga. Se preocupa com moda (não tanto quanto a Pipa), de início seu estilo era hippie (tanto que até se vestia igual) e ela surgiu como coadjuvante das aventuras do Toneco, mas acabou ganhando espaço (do mesmo jeito de Mônica) e protagonizou a história, deixando seu irmão como um secundário em que aparições já são raras. Atualmente estuda jornalismo e faz trabalhos pro jornal da faculdade[5], provavelmente o porquê dela ser jornalista está relacionado com a antiga profissão de Maurício: repórter policial. Atualmente, quer ser repórter na Revista Púrpura.

Ela age com bastante profissionalismo, sendo que quando foi designada a fazer uma matéria sobre a profissão do protetor da Mandona (paródia da Madonna) disse que estava fazendo um serviço investigativo e usou um casaco azul e grande, cobrindo todo o seu corpo. Mas quando está prestes a entrevistar alguém famoso e bonito ela começa a gaguejar lendo o texto. Aparentemente, ela tem medo de altura, répteis e gosta de gatinhos. Ela é também bem estudiosa, sendo que recusou um convite de lanche para estudar e seu professor Luís Sérgio contou que ela era sua melhor aluna.

  1. Mônica Nº 97 (Ed. Globo) - Marina, marota Marina...
  2. 2,0 2,1 Tina Nº 2 (Junho/2014) - Página 51
  3. "A Entrevista"
  4. Sousa, Mauricio de (29 de abril de 1998). "Nomes... De onde vêm?" (em português). Visitado em 7 de outubro de 2015.
  5. Mônica Nº 9 (Ed. Panini) - A Repórter!

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória