Turma da Mônica Wiki

Estamos sempre precisando de mais ajuda em nossos artigos. Se você é grande fã da Turma da Mônica Jovem e do Chico Bento Moço, ficaríamos muitos felizes que pudesse nos ajudar a catalogar muito mais sobre.

Faça parte você também. Crie sua conta hoje mesmo e contribua!

LEIA MAIS

Turma da Mônica Wiki
Advertisement
Sobre a Tia Nena

A Tia Nena é a carinhosa e meiga tia-avó da Magali. Nena é uma bruxa boa e excelente cozinheira, para a sorte de sua sobrinha, que frequentemente visita sua doceria e seu restaurante para ganhar quitutes. De acordo com a Magali, não existe receita que Nena não saiba preparar.

Características e traços[]

Tia Nena em Lostinho - Finalmente, o Final

Juntamente com o mecânico Pepo, seu marido e inventor, Nena vive no Bairro do Limoeiro. Apesar da aparência comum, Nena possui poderes mágicos e é uma bruxa (mas daquelas boazinhas que só fazem o bem).[4] Isto porque sua família vem de uma antiga linhagem de bruxas da Lua. E por isso, a Magali consegue herdar, futuramente, os poderes mágicos de sua tia-avó, que é passado de geração para geração. Mas ela utiliza esses poderes em poucas ocasiões.[5][6]

A Nena tem uma personalidade muito maternal e um carinho genuíno com quem ela ama, sempre os protegendo com o seu coração tão doce quanto as iguarias que faz. Mesmo com seu jeito gracioso, a Nena sempre está de olho aberto para com algumas pessoas, principalmente sabendo que é alvo de ações maldosas por conta de seus poderes mágicos, servindo como uma sábia, implacável e cômica "fada-madrinha", sempre disposta a acabar com injustiças com sua coragem e determinação.

Bastidores[]

Criação e desenvolvimento[]

Tia Nena foi criada em homenagem a Yolanda França Antonio (mais conhecida como "Tia Nena") que, em janeiro de 1979, fundou a Tia Nena Lanchonete junto a seus filhos Mauro e Maurício.[7] Esta era uma lanchonete que foi criada para atender os trabalhadores do Grupo Abril, Editora Globo e outras empresas das proximidades. O Mauricio de Sousa e seu irmão, o Márcio, dentre outros funcionários das editoras, se tornaram grandes frequentadores do local, e Márcio em particular, se tornou um amigo próximo. Mauricio homenageou a "Tia Nena" pela sua amizade do dia a dia, tornando-a personagem da Turma da Mônica, como tia-avó da Magali. Após as editoras mudarem de endereço em meados da década de 90, a lanchonete se reinventou como Tia Nena Restaurante, um self-service por kilo.[8]

Biografia[]

Aparições[]

Editora Globo[]

Nena em 'O Rapto da Tia Nena'

Nena cozinhando em sua primeira aparição. (Fevereiro de 1989)

  1. Mônica Nº 26 - O rapto da tia Nena (primeira aparição) (fevereiro/1989)
  2. Magali Nº 3 - Alimentando uma paixão (abril/1989)
  3. Magali Nº 6 - Aromas (julho/1989)
  4. Magali Nº 9 - Põe-te, mesa! (outubro/1989)
  5. Magali Nº 107 - A garçonete (julho/1993)
  6. Magali Nº 109 - Aula de culinária (agosto/1993)
  7. Magali Nº 121 - Os pastéis da Magali (fevereiro/1994)
  8. Magali Nº 122 - Os seis sentidos da Magali (fevereiro/1994)
  9. Magali Nº 143 - Cupins (dezembro/1994)
  10. Magali Nº 217 - O livro de receitas (outubro/1997)
  11. Magali Nº 234 - O sumiço dos noivinhos (junho/1998)
  12. Magali Nº 250 - Pensando nela (janeiro/1999)
  13. Magali Nº 288 - A substituta (junho/2000)
  14. Magali Nº 347 - A vizinha (outubro/2002)
  15. Magali Nº 392 - Questão de honra (janeiro/2006)
  16. Magali Nº 396 - Sem aviso (maio/2006)

Poderes e Habilidades[]

  • Elixires: A Nena faz parte de uma antiga linhagem de "bruxas da Lua", na família da Magali, com habilidades mágicas excepcionais focadas, principalmente, em frascos com fragrâncias encantadas. Ela cria feitiços por meio de poções e, por isso, pertence a seita dos "Bruxos Cozinheiros",[9] participando de várias convenções sobre bruxaria com outros magos, incluindo o poderoso Merlin.
Além disso, muitos ingredientes que ficam na sua casa são provenientes de uma origem mística e, de vez em quando, ela costuma confundir receitas ao preparar alguns petiscos, fazendo refeições criar vida ou emitir encantos.[10]

Equipamentos[]

Tia Nena em 'O Desafio das Colheres de Pau'

A Nena usando uma colher-de-pau como varinha de condão.

  • Varinha-de-condão: Assim como qualquer bruxinha, Nena também tem sua varinha, da cor branca. Extremamente literal, qualquer um que estiver segurando a vareta, ao falar qualquer coisa sobre a aparência de alguém, consegue transformar magicamente outras pessoas, mas somente a Nena consegue reverter com expressões de encantamento, como: "Au! Au! Au! Eu quero que vocês voltem ao normal!"[11] Ou também, quando a pessoa já tem um "dom" para a bruxaria.[12]
  • Vassoura voadora: É o meio de transporte preferido da Tia Nena, criada para voar até qualquer lugar que a patroa bem entenda, a vassourinha enfezada parece ter personalidade própria e vive escondida na área de serviços, perto da oficina do Tio Pepo.

Curiosidades[]

Tia Nena em TMJ Versão 3 (edição 0)

Dona Nena em sua arte oficial para a TMJ, em 2021.

Tia Nena em 'Alimentando uma Paixão' de Magali N3 (Globo)

Nena em sua versão na turma clássica.

Tia-nena

Promocional.

  • Na verdade, Nena é mais precisamente a tia-avó da Magali por parte de mãe, isto porque ela é irmã de Dona Gertrudes e tia da Dona Lina, mãe da Magali.[3] Então a Magali é sua sobrinha-neta, mas fica apenas como tia e sobrinha para não confundir os leitores.
  • Nena é proprietária de uma lanchonete no Bairro do Limoeiro, chamada de "Doces e Salgados da Tia Nena".[13][14]
  • A história "O Desafio das Colheres de Pau" (Magali Nº 6 (Editora Panini), junho/2007) sugere que "Tia Nena" seja apelido de "Filomena".[1] Na história "A Origem do Coelhinho Amarelo" (Mônica 1ª Série Nº 81, setembro/2013), ao inventar uma história sobre o "Vale dos Unipôneis Alados", a Magali imagina a Tia Nena fazendo o papel da "Fada Filomena", a fada das cores.
    • Em "O Mestre-Cuca" (Cebolinha Nº 88 (Editora Panini), abril/2014), a Dona Cebola, enquanto preparava uma canjica para a "Associação das Tiazinhas", acaba esquecendo os cravos para temperar o prato, avisando ao Cebolinha e a Mônica que vai buscar mais na casa da Filomena,[15] uma possível menção ao nome completo da Tia Nena, a cozinheira.
  • No episódio animado "Maga Magali" de Turma da Mônica Jovem, Magali comenta que Tia Nena não é loira de nascença, e sim por causa de um feitiço que deu errado.[3] (Ela faz este comentário depois de observar que puxou o cabelo de sua mãe, que puxou sua avó, que puxou a bisavó.)
  • Oportunamente, a Nena sempre esteve associada com bruxaria desde a sua introdução à revista da Magali, mas somente durante o desenvolvimento da sua sobrinha na "Supersaga do Fim do Mundo" que este detalhe se tornou oficial e ainda mais explorado.
  • Na história "Brinquedo Perigoso" (Magali Nº 187 (Editora Globo), agosto/1996), Nena comenta que é casada há 30 anos com Tio Pepo.
  • Tia Nena não é à única familiar da Magali com cabelos loiros. A Tia Zulmira da Magali, que é atriz de teatro, sua outra tia Bárbara, e também a prima adolescente da Magali, a Prima Patinha, também são loiras.

Referências

  1. 1,0 1,1 Magali Nº 6 (Editora Panini) - O Desafio das Colheres de Pau (Parte III), Pág. 31 (quadrinho 3), Junho de 2007 (arquivo)
  2. Turma da Mônica Jovem – Ascensão do Limiar (Nº 165, Julho/Agosto de 2022)
  3. 3,0 3,1 3,2 Turma da Mônica Jovem (Série Animada), Cartoon Network, episódio 9: "Maga Magali", 2 de Janeiro de 2020; (Prévia), YouTube, 1 de Janeiro de 2020.
  4. Portal Turma da Mônica (março de 2013). "Turma da Mônica » Tia Nena" (em português) Visitado em 03 de julho de 2016. Cópia arquivada em 28 de novembro de 2019.
  5. TMJ Nº 79 - Sombras do Futuro, Fevereiro de 2015
  6. O motivo pelo qual a Magali (identificavelmente, a Magali Jovem) não usa esses poderes mágicos de Bruxas da Lua, é porque foi colocado (enquanto ela ainda era um bebê) uma "Trava Mental" que a impede de utilizar esses poderes ("O Segredo da Tia Nena (Parte III)", Mônica Nº 37 (Editora Panini), maio/2018), isto porque eles são muito difíceis de serem controlados (como revelado em "Sombras do Futuro").
  7. Sordi, Cynthia e Alvaro (5 de setembro de 2018). "Tia Nena Restaurante: Comida Caseira que não está no Gibi!" (em português) Gordiando. Visitado em 27 de maio de 2021.
  8. "Sobre Nós" (em português) Tia Nena Restaurante (tianenarestaurante.com.br). (2009) Visitado em 27 de maio de 2021.
  9. Magali Nº 46 (Editora Panini) - Uma Aventura nos Andes, Pág. 9 (quadrinho 2), Outubro de 2010
  10. Magali Nº 36 (Editora Panini) - Uma migalha não vai fazer mal, Pág. 63 (quadrinho 2 e 3), Abril de 2018
  11. Magali Nº 33 (Editora Panini) - Faminta ou metido?, Janeiro de 2018
  12. Magali Nº 63 (Editora Panini) - Natureza, dá para ir mais rápido?, Agosto de 2020
  13. Magali Nº 63 (Ed. Globo)O Ingrediente Secreto, Novembro de 1991
  14. Magali Nº 131 (Ed. Globo)Pizza para Todos os Gostos, Junho de 1994
  15. Cebolinha Nº 88 (Editora Panini) - O mestre-cuca, Pág. 12 (quadrinho 2 e 3), Abril de 2014
    "Essa, não! Acabaram os cravos! Como vou temperar a canjica agora? Já sei! Vou dar um pulinho na Filomena pra ver se ela me arruma um pouco!"
Turma da Mônica (logo deitado)
Advertisement