FANDOM

Ajuda
Seu Juca
Seu Juca
Informações de Fundo
Primeira Aparição
Mônica Nº 56 (Editora Abril) - A Máquina Automática
(Setembro de 1975)
Cabelo da cor preta, com dois círculos na franja (semelhante ao Seu Sousa), bigode mal-feito, estatura alta com cerca de 40 anos. Apreensivo, cômico, perturbado, enfurecido, "quase louco" e hilariante.
Ocupação
Bombeiro, taxista, jardineiro, pintor, vendedor, ermitão, mágico, acrobata de circo, técnico de manutenção de telefone, leitor de texto de teatro, limpador de esgoto, barbeiro, veterinário, astronauta, motorista de ônibus, mecânico, entre outros...
Moradia
Bairro do Limoeiro
Inimigos
Turma da Mônica,
Turma da Mata,
Turma do Penadinho

O Seu Juca é um dos personagens secundários que mais apareceu contracenando com a Turma da Mônica, isto porque é o "principal alvo" das atenções de Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali, que sempre chegam para "ajudar" o Seu Juca em seus empregos, mas acabavam mesmo era o enlouquecendo por conta da irritante e chata interferência das crianças em colaborar, que resultava no Seu Juca severamente encrencado e tinha como consequência principal uma nova demissão por justa causa.

Por conta deles, que invariavelmente lhe tiravam a tranquilidade, Seu Juca começou a adquirir um "tique nervoso" quando as crianças apareciam. Ficava sempre de emprego novo nos gibis da Turma, e na maioria dos finais das historinhas, endoidava quando Mônica e seus amiguinhos chegavam. Já foi até para uma clínica de reabilitação por causa deles, mas aí eles aparecem novamente, pra arranjar confusão de novo.

O desespero de Seu Juca em não ver a Turminha é tão grande que ele já tentou trabalhar em empregos bem distantes do Bairro, para poder se afastar deles, mas apesar disso, de alguma forma ele acaba desistindo do novo trabalho e voltando pra casa, pois sempre há uma nova pertubação. Como quando ele tentou ser guarda-florestal, mas acabou encontrando a Turma da Mata, que arranja confusão pra ele,[1] ou quando ele tentou ser coveiro, mas a convivência com a Turma do Penadinho fez ele enlouquecer.[2]

Curiosidades Editar

  • Seu Juca lembra vagamente a personalidade e história do Sr. George Wilson, das tiras de jornais de Dennis, o Pimentinha, por conta do jeito de estar sempre irritado e perturbado quando crianças chegam para azucrinar. A única diferença é que o Sr. Wilson é aposentado, enquanto o Seu Juca só trabalha.

Notas de rodapé Ajuda

  1. Mônica Nº 216 (Editora Globo) - Seu Juca na Mata (de Junho de 2004)
  2. Mônica Nº 56 (Editora Panini) - Seu Juca no Cemitério (de Agosto de 2011)