Turma da Mônica Wiki

Estamos sempre precisando de mais ajuda em nossos artigos. Se você é grande fã da Turma da Mônica Jovem e do Chico Bento Moço, ficaríamos muitos felizes que pudesse nos ajudar a catalogar muito mais sobre.

Faça parte você também. Crie sua conta hoje mesmo e contribua!

LEIA MAIS

Turma da Mônica Wiki
Advertisement

Os sacis são seres folclóricos que protegem a natureza e os animais. Normalmente tido como vilões pela Turma da Mônica, por terem um temperamento travesso, não são ao todo mal intencionados, já que sempre optam no melhor para o meio ambiente.

Descrição[]

Saci Pererê

Um saci comum.

Os sacis não possuem uma aparência definida, pois casualmente vestem gorros diferentes para se diferenciarem. Em questão de traço, são retratados como um menino de pele retinta e uma perna só, que usa uma carapuça vermelha, ou de outras cores, dependendo do saci. Vivem em bambuzais espalhados por todo o país, localizados na mata.[1] Costumam fazer redemoinhos, para alguém conseguir capturá-lo, basta jogar uma peneira no meio do turbilhão de ventania, aquele que captura o saci deve retirar o gorro de sua cabeça para que ele perca seus poderes sobrenaturais. O último ato é aprisioná-lo em uma garrafa com uma cruz desenhada nela, o objetivo dessa é impedir sua fuga. Assim como, sacis também podem fazer armadilhas para as pessoas, os puxando pelo furacão com uma rede, diminuindo o tamanho deles e os prendendo em bambus e canas ocas.

História[]

Frutos das obras milenares da Mãe Natureza,[2] foram criados para proteção das florestas, assim como o Curupira (guardião das matas), Caipora (guardião da flora) e o Boitatá (guardião dos campos).[3] Os povos indígenas, principalmente as tribos de origem tupi-guarani, tiveram contato com esses seres fantásticos, atribuindo contos às experiências com eles, mais tarde, a existência dos sacis foram disseminadas pelo imaginário popular, principalmente em regiões interioranas, como a Vila Abobrinha e Sococó da Ema, locais onde são comumente encontrados.[4]

Poderes e Habilidades[]

Atributos[]

  • Redemoinho: Os Sacis são capazes de gerar um forte redemoinho ao redor deles, o que os protege de ataques e dá pra eles maior velocidade, além de os ajudar a capturar as pessoas.
  • Super Velocidade: Por conta do Redemoinho, os Sacis sãos capazes de se mover em alta velocidade.
  • Super Audição: Os Sacis possuem ouvidos pontiagudos super aguçados, permitindo-lhes ouvir coisas á longas distâncias.
  • Aprisionamento nos Bambus: Os Sacis são capazes de aprisionar as pessoas dentro dos Bambus. Pra isso, ele capturam a vitima com uma rede de remoinho, depois a encolhem e a prendem dentro de um Bambu.
  • Travessuras: Os Sacis são mestres em pregar peças e fazer travessuras com as pessoas, sempre trançando a crina dos cavalos, ou azedando o leite, ou jogando brasas nas pessoas, ou várias outras travessuras.

Fraquezas[]

  • Remoção da Carapuça: O poder dos Sacis vem de sua carapuça, se ela for retirada, eles perdem seus poderes, e pra recuperá-la, é preciso realizar um desejo da pessoa que removeu a carapuça.
  • Rosário de Mato de Bento/Peneira: Pra parar o redemoinho de um Saci, é preciso jogar um Rosário de Mato de Bento ou uma Peneira dentro de seu redemoinho, assim, ele acabará enfraquecido por um tempo limitado.
  • Garrafa com Cruz: Um Saci pode ser preso em uma garrafa com uma cruz nela, o que o aprisiona e impede a sua fuga.

Curiosidades[]

  • Se alguém usar a carapuça de um Saci, acaba virando um Saci também, como aconteceu com o Chico Bento, quando usou a carapuça de um Saci que ele tinha acertado.

Referências

  1. Chico Bento 1ª Série Nº 19 - A Revolta dos Sacis, Pág. 13
  2. Coleção Você Sabia? Por Turma da Mônica – Folclore (Nº 3, Julho de 2003)
  3. Dia do Saci: personagens da cultura brasileira ajudam a entender e a cuidar do meio ambiente
  4. Turma da Mônica em Brincando de Folclore – Saci
Advertisement