FANDOM

Ajuda
Raposão
Raposão em um banco, na história 'Mundo Animal II', de Mônica N235
Informações de Fundo
Outros Títulos
"Senhor Raposa"
Sarcástico, sagaz, esperto, galanteador, picareta, caridoso, engraçado e companheiro.
Amigos
Jotalhão, Coelho Caolho, Dona Corujoca, Tarugo, Rei Leonino, Luís Caxeiro, entre outros cidadãos da Mata...
Inimigos
Zé Fuinha e Zé Furão

Raposão é um dos personagens mais memoráveis da Turma da Mata. Raposão, até naturalmente, é galanteador, meio malandro, inteligente, falante, sarcástico, esperto e o melhor amigo do Coelho Caolho, seu compadre, e do Jotalhão e do Tarugo, seus companheiros. É uma raposa, apesar de ser às vezes confundido com um lobo.

Raposão foi o segundo personagem da Mata criado pela Mauricio de Sousa Produções - depois de Jotalhão -, já trajando o terno quadriculado e a gravata borboleta, pelos quais tornou-se célebre. No início, todas as histórias eram creditadas com o seu nome - e na época era meio ainda rabugento -, mas veio a tornar-se charmoso e galanteador, obtendo várias namoradas ao longo destas últimas décadas.

Ele é visto de vez em quando em algumas edições, às vezes protagonizando histórias e às vezes como mais um personagem secundário das histórias da Mata ao lado de outros súditos do Rei Leonino.

Raposão na capa do primeiro Almanaque do Papa-Capim e da Turma da Mata

Raposão é a total representação de uma raposa fictícia: é esperto, astuto e perspicaz, acompanhado com seus leves aspectos sarcásticos e cínicos. Ele é elegante e bem-vestido, ostentando um paletó xadrez vermelho e branco com uma requintada gravata-borboleta amarela junta.

Raposão é geralmente carismático, sociável, sem papas na língua e bastante sábio quando se trata de ser o manda-chuva. Uma raposa maliciosamente astuta, traços supostamente comuns a todas as raposas, Raposão é descontraído e habilidoso, facilmente enganando os outros por seu charme e comportamento amigável. Mas não só isso, ele é muito caridoso e grande comparsa da Turma da Mata, acompanhando os seus companheiros em todas as aventuras.