Turma da Mônica Wiki

Estamos sempre precisando de mais ajuda em nossos artigos. Se você é grande fã da Turma da Mônica Jovem e do Chico Bento Moço, ficaríamos muitos felizes que pudesse nos ajudar a catalogar muito mais sobre.

Faça parte você também. Crie sua conta hoje mesmo e contribua!

LEIA MAIS

Turma da Mônica Wiki
Advertisement
Turma da Mônica Jovem frame
Mesmos personagens! Atualizados e prontos para um recomeço...
Este artigo é sobre um personagem, objeto ou lugar que aparece na TMJ. Portanto, são artigos de eventos futuros; simbolizando suas versões anos depois das historinhas clássicas!

"Antigas lendas diziam que eles viviam na Terra... ...bilhões de anos antes do ser humano nascer... parece que eles foram expulsos de lá... E, desde então tentam se infiltrar entre os humanos... ...para dominar o planeta! Eles até assimilaram nossos idiomas... Mas, na nossa língua, eles traduziram uma letra erroneamente... Nós conhecemos eles como os alienígenas do planeta Tomba... Mas a tradução correta para o nome deste lugar amaldiçoado é... ...PLANETA TUMBA!"
Astrounauta descrevendo Tumba para a turma.[origem]

Antigamente conhecido como o "Planeta Tomba" devido a um erro de tradução, o Planeta Tumba[1] é o lar dos Tombanianos, uma civilização antiga e sombria. Este planeta é também o local de aprisionamento da Serpente, uma entidade maligna associada ao Povo das Sombras. Os Tombanianos, conhecidos por sua malevolência e poderes sinistros, habitam esse mundo há milênios, espalhando caos e destruição por onde passam. A relação entre os habitantes deste planeta e a Serpente é de cumplicidade, com os Tombanianos buscando libertar a entidade para fortalecer seu domínio sobre a galáxia. O Planeta Tumba é um lugar de grande perigo e temor, onde a escuridão reina supremamente e os segredos sombrios ameaçam desestabilizar toda a ordem cósmica.

História[]

Num passado distante, após serem expulsos do planeta Terra, a Serpente e o Povo das Sombras foram aprisionados no planeta Tumba por algo ou alguém. A Serpente, em especial, foi colocada no último de nove círculos de um grande abismo, onde ela pacientemente esperaria se libertar e reconquistar a Terra em um evento profetizado como o Fim do Mundo. Por algum motivo, o planeta se tornou o destino final para as almas ruins, conduzidas pela Mulher do Barco após morrerem. Por conta disso, o lugar ficou conhecido como o Inferno entre as populações da Terra.

Durante muitos séculos, o Povo das Sombras, conhecidos como Tombianos por conta de uma tradução errônea que chamava o planeta de Tomba, passou a se infiltrar em muitas civilizações no universo comum, incluindo comunidades antigas na Terra. Como eram metamorfos, eles se disfarçavam e marcavam planetas conquistados por eles com o selo da Serpente. No século XVI, eles conseguiram, pela primeira vez, criar um rio de Sombra Líquida fora de Tumba.

Nos eventos de Herdeiros da Terra, um trio de Engenheiros acabou abduzindo uma humana chamada Rosinha, que havia sido infectada com a Sombra Líquida e passou a se transmutar em uma Tombiana. Eles trouxeram ela para o planeta na intenção de que os outros humanos, sendo eles a Turma, os seguissem e se encontrassem com Shub-Sogoth, o administrador do Quadrivium.

Ao descobrirem a fraqueza dos Tombianos, Franja e o Astronauta criaram um grande ventilador com o campo de força de sua nave e afastaram as nuvens negras que cobriam o planeta, permitindo que a luz do sol tocasse a superfície, desintegrando o Povo das Sombras e fazendo os rios de Sombra Líquida pegarem fogo, culminando na explosão de Tumba. De acordo com o Cascão Feio possuído pelo Octaedro das Sombras, a destruição do planeta era o plano da Serpente desde o início ao abduzir a Rosinha, libertando ela mesma e todos os espíritos malignos contidos lá.

Descrição[]

Cemitério de Tumba

O cemitério do planeta, com a Marca de Ior nas covas.

O Planeta Tumba é um mundo que se assemelha em tamanho à Terra, mas com uma aparência distinta. À primeira vista, o planeta é completamente negro devido ao grande número de nuvens escuras e densas que cobrem a atmosfera. Apesar de se assemelhar à atmosfera terrestre, a atmosfera de Tumba é muito mais poluída, tornando a luz do sol quase impossível de ser vista.

A superfície do planeta é coberta por formações rochosas estéreis e várias delas flutuam acima do solo. Grandes rios de Sombra Líquida serpenteiam por entre as rochas, irrigando a paisagem desolada.

Acima da superfície, fica o Quadrivium, uma fortaleza octaédrica governada por Shub-Sogoth. É aqui que se encontra o grande abismo de nove círculos, onde os mortos são torturados e onde a Serpente residia antes da destruição do planeta. Este abismo é um lugar sombrio e aterrador, conhecido por abrigar criaturas inimagináveis e horrores indescritíveis.

Curiosidades[]

  • A presença de pirâmides semelhantes a do Egito pode ser uma referência a teoria popular de que os alienígenas construíram as pirâmides aqui na Terra.
  • O objetivo do Capitão Feio, o cavalo da decadência, era poluir o solo da Terra e deixar a atmosfera com nuvens tão negras que nenhum raio de sol passaria por elas, deixando o planeta semelhante ao Planeta Tumba.
  • Foi revelado que o planeta era uma prisão que mantinha a Serpente e outros espíritos malignos presos e que, após sua destruição, todos eles (incluindo a Serpente) estão livres.
    • Considerando o fato de Dona Morte ter dito que levaria as almas de Berenice e sua filha para o inferno e considerando a aparição da Menina do Lago em "A Torre Inversa" (Parte I) agradecendo à Mônica por tê-la libertado, presume-se que o planeta de fato seja o inferno.
  • O planeta faz diversas referências ao conto de Dante Alighieri, Divina Comédia.

Referências

  1. TMJ Nº 84Herdeiros da Terra: Conclusão, Pág. 76 (quadrinho 1)
Advertisement