FANDOM

Ajuda
Piteco
Piteco
Informações de Fundo
Filmes
Turma da Mônica em Uma Aventura no Tempo
Inspiração
Brucutu (um personagem que também era um homem das cavernas, criado por Vincent Hamlin para tiras de jornal em 1932) [1]
Primeira Aparição
Diário de São Paulo, 1961
Nome Completo
Pithecanthropus Erectus da Silva [2] [3]
Adulto, alto, cabelo e barba da cor preta espetados, e roupa de pele vermelha com bolinhas pretas. Valente, desengonçado, corajoso, aventureiro e engraçado.
Moradia
Aldeia de Lem
Amigos
Thuga (interesse amoroso), Bolota, Beleléu, Vartolo, Ogra, Pedrosa
Inimigos
Zum e Bum, Homens-Tigre
Armas e Itens
Uma clava com um prego encravado

Pithrecantropus Erectus da Silva,[3] mas conhecido como "Piteco", é um dos personagens principais das histórias em quadrinhos da Mauricio de Sousa Produções, tendo sua própria Turma na qual protagoniza grandes aventuras, ambientadas na Idade da Pedra como um típico homem das cavernas. Piteco vive na Pré-História, e é morador da Aldeia de Lem, local onde caça e pesca junto de seus muitos amigos.

É valente, corajoso ... menos quando Thuga, sua candidata a noiva, está por perto, pois daí ele foge como se fugisse de dez Tiranossauros. Junto a seus amigos, como o Bolota, o Vartolo, o Beleléu, entre outros, ele vive emocionantes e divertidas aventuras numa época em que viver (e sobreviver) era um grande desafio!

CuriosidadesEditar

Em sua primeiras histórias até a época da Abril, Piteco portava uma clava com um prego de metal, o qual nunca se foi explicado sua origem, já que na pré-história, o metal não havia sido ainda descoberto. Na época da Globo, essa clava simpesmente deixou de aparecer por razões politicamente corretas.

Notas de rodapé Ajuda

  1. Paula Dume (26 de junho de 2009). Mauricio de Sousa comemora 50 anos de carreira com documentário e atrações Folha Online. Visitado em 1 de novembro de 2016.
  2. O termo científico de Pithecanthropus erectus, também conhecido como Homem de Java, é o nome dado aos fósseis, descobertos em 1891, que foram considerados uma das primeiras espécimes do Homo erectus, que inspirou no nome do Piteco
  3. 3,0 3,1 Sousa, Mauricio de (29 de abril de 1998). "Nomes... De onde vêm?" (em português) Visitado em 7 de outubro de 2015.