FANDOM


Sobre a Penha
Ajuda
Penha
Penha (Turma da Mônica)
Informações de Fundo
Primeira Aparição
Magali 1ª Série - Nº 2 - O Festival do Tomate Verde
(Fevereiro de 2007)
Informações do Personagem
Aparência e Personalidade
Cabelos longos e lisos da cor preta, usa vestido vermelho e um colete verde por cima, com uma boina vermelha e um par de meias brancas com sapatos vermelhos de acessórios.
Afiliações
Meninas do Bairro das Pitangueiras
Moradia
Mansão no Bairro das Pitangueiras
Amigos
Agnes, Sofia (anteriormente)
Inimigos
Mônica, Magali, Denise, Carminha Frufru, Cebolinha
Objetivo
Vingança contra a Mônica por conta do Cebolinha tê-la trocado por uma "ninguém"
Poderes e Habilidades
Olhar de Desprezo
Mônica: "AAAHH!! Você não pode estar namorando essa francesinha de araque!!"
Cebolinha: "Ué! Por que não?"
Mônica: "Porque ela é "Penha, a Temida"! A menina mais exibida, metida e esnobe do bairro das Pintangueiras!!"
Mônica falando com o Cebolinha sobre a Penha.[origem]

Penha, a Temida é uma das integrantes e líder das Meninas do Bairro das Pitangueiras.

Tem um temperamento muito forte, assim como Mônica, o que causa bastante rivalidade e, ao contrário desta que é gentil e prestativa, Penha é rude e maldosa. Semelhante a Carminha Frufru, que também é sua inimiga, Penha é a representação do clichê de uma patricinha, só que muito mais insensível e arrogante, que só se importa em inferiorizar os outros, além de ser opressora, irritante e mimada. Tem um "Olhar de Desprezo" que deixa as pessoas ficarem a seu comando, além de se sentirem péssimos e concordar com o que ela diz a todo momento, sendo a única que consegue resistir a isso é a Denise por ser descolada e cheia de atitude.

Sempre se achando superior às outras crianças por sua classe econômica. Ela já arrumou muitas confusões com outras crianças, como em Cebolinha Nº 32, onde namorou Cebolinha, que acabou terminando com ela, deixando-a furiosa por ter sido trocada pela Mônica. Apareceu pela primeira vez em Magali Nº 2, na historinha "O Festival do Tomate Verde", e a segunda, na qual teve maior participação, em Mônica Nº 14, na historinha "As Meninas do Bairro das Pitangueiras".

Características e traços Editar

Penha

Ela veste um vestido vermelho semelhante ao da Mônica, com as mangas dobradas para trás, as golas dobradas para frente e um colete verde por cima. Como acessórios ela usa uma boina que possui o formato de uma maçã e calça um par de meias brancas com sapatos vermelhos (combinando com seu vestido) e lacinhos amarelos ou verdes estilizados na frente.

Penha tem cabelos longos e lisos da cor preta, de olhos da mesma cor. Possui a mesma altura que Mônica, Cebolinha e a maioria dos personagens da Turma. Penha mantém um ar de superioridade com qualquer menina que tente enfrentá-la. Ela também demonstrou um tom de deboche quando Mônica tentou afastar ela e suas amigas, pois elas estavam "atrapalhando seu caminho" e ser interesseira, pois só aceitou namorar com Cebolinha por ser o presidente do Clubinho dos Meninos e por ter um gibi com o nome dele.[1] Possui um ego muito forte e uma obsessão muito grande para se vingar, além de já ter sido mostrada como rápida de raciocínio e uma boa líder.

Mais tarde, na Turma da Mônica Jovem com o desenvolver das edições, Penha mostrou ser uma estrategista, fria, vingativa e calculista, já que planejou uma vingança contra Cebola anos após seu término e conseguiu filmar Mônica na emboscada que havia preparado.

História Editar

Desde pequena, Penha, moradora do Bairro das Pitangueiras, sempre se achava superior às outras crianças por sua classe econômica, como visto em "As Meninas do Bairro das Pitangueiras". Ela arrumava muita confusão com os garotos e, principalmente, com as meninas, fazendo seus pais lhe apelidarem de Cavalo Vermelho da Guerra. Em algum momento, ela conheceu Agnes e Sofia, tornando-se melhores amigas, onde acabaram sendo conhecidas como "As Meninas do Bairro das Pitangueiras", grupo que se tornou futuramente inimigo das Meninas do Bairro do Limoeiro.

Em "A Namoradinha do Cebolinha", Penha namorou o garoto de cinco fios por um tempinho, mas este acabou deixando-a e ela, não só por ter sido humilhada, ficou furiosa por ele ter trocado-a justamente pela Mônica, grande oponente sua desde quando ambas sentiram uma rivalidade durante o "O Festival do Tomate Verde". Alguns anos depois, uma das melhores amigas da Penha, a Agnes, acaba falecendo devido a sua baixa imunidade, fazendo com que Penha ficasse tão triste (por ambas serem muito próximas) que resolve se mudar para a França com seus pais.

Dois anos depois, como visto em "Sombras do Passado", ela decide se vingar da Mônica, agora jovem. Invocando o espírito de Agnes, e com a ajuda dela, criando um plano de vingança. Para colaborar em seu plano, elas chamaram Sofia, que tinha como objetivo vigiar a Mônica. Após uma batalha, Penha acaba entrando em coma, sendo internada no Hospital Lázaro de Betânia, no Bairro das Pitangueiras, com o tratamento sendo pago por seus pais. Ela consegue acordar durante os eventos de "A Torre Inversa", Penha retoma sua consciência e volta para atazanar e complicar a vida da Turma da Mônica.

Relacionamentos Editar

Agnes Editar

Penha, junto com Sofia, era uma das poucas (ou as únicas) amigas de Agnes, já que os estranhos pais dela evitavam que ela se relacionasse com outras pessoas.

Sofia Editar

Penha foi uma das primeiras amigas de Sofia, tanto que foi ela que a ensinou a falar, aos seus 9 anos. Na Turma da Mônica Jovem, porém, ao crescer Sofia "acordou pra vida" e viu a maldade da líder das meninas do Bairro das Pitangueiras, passando a ajudar Mônica e suas amigas assim tornando-se uma de suas piores rivais. Sofia ajudou Mônica a invadir a mansão da família de Penha e batalhou com a mesma, tentando ajudar sua nova e verdadeira amiga.

Poderes e Habilidades Editar

Penha, 'Olhar de Desprezo'

Penha utilizando o "Olhar de Desprezo" com o Cebolinha.

  • Olhar de Desprezo: Penha usa seu "Olhar de Desprezo" para fazer com que as outras pessoas fiquem sob seu comando, e dessa forma fazer com que elas sigam as suas vontades. A única que consegue resistir a isso é Denise por ser descolada e cheia de atitude. Na Turma da Mônica Jovem, ao entrar em coma ela conseguiu aprimorar essa capacidade de controle, podendo possuir a pessoa que ver seu "Olhar de Desprezo".

Curiosidades Editar

  • Seu nome é baseado na mãe de seu criador, que se chama Penha Maria B. de Abreu.[2]
  • A garota é do signo de Capricórnio, igual a Carminha Frufru, sua rival (afirmado em um gibi).

Notas de rodapé Ajuda

  1. Cebolinha 1ª Série - Nº 32 - A Namorada do Cebolinha, Pág. 8 e 9 (quadrinhos 4 há 5)
  2. Abreu, Emerson Bernardo de (2013). Sobre o Emerson Publicado no Facebook. Visitado em 20 de agosto de 2016.