FANDOM

Ajuda
Penadinho
Penadinho
Informações de Fundo
Dublador(es)
Marcelo 9Volts
Primeira Aparição
Tirinha Nº 51 do Cebolinha
Folha de S. Paulo
(16 de abril de 1963)
Nome Completo
João Carlos Amorim [1]
Baixinho, olhos esbugalhados e veste um lençol branco. Gentil, simpático, camarada, amigo, brincalhão, conselheiro e alegre.
Moradia
Cemitério
Família
Alminha (namorada),
Pixuquinha (sobrinho),
Entre outros (...)
Amigos
Zé Vampir, Frank, Lobi, Dona Morte, Zé Caveirinha, Cranicola, Muminho, Zé Cremadinho, Monstrengo do Pântano, Zé Coveiro, Zé Finado (ocasionalmente). Entre outros personagens do Cemitério (...)

Penadinho Penoso Penado,[2] mais conhecido como "Penadinho", ou pelo nome verdadeiro, João Carlos Amorim,[1] é um fantasminha alegre e simpático. Seu nome vem da expressão "alma penada".[3] E sua atuação, no Cemitério que mora, faz com que todas as outras "assombrações" girem em torno dele: ele é amigo, conselheiro, companheiro e confidente.

Tenta se distrair no Cemitério, especialmente tentando assustar alguém, mas no fundo, no fundo, é um fantasminha legal. Logo quando foi criado, apareceu diversas vezes nas tirinhas do Cebolinha.

CuriosidadesEditar

Quando vivo, ele era muito alto e ganhou o Prêmio As Pernas mais bonitas, porém, ao estacionar seu carro num ferro-velho por engano, morreu dentro dele, esmagado por uma prensa hidráulica; assim ele virou um fantasminha baixinho. Também já foi dito que Penadinho era um mergulhador e foi morto ao ser decapitado por um tubarão e por isso podia arrancar sua cabeça quando fez isso para dois mergulhadores que estavam contando histórias de mergulhos um para o outro.

O interessante é que ele vivia com sua família em uma casa abandonada no Bairro do Limoeiro. Penadinho é palmeirense. Ele tem o poder de se transformar em bola e pode até possuir uma pessoa ou o Frank.

Notas de rodapé Ajuda

  1. 1,0 1,1 Almanaque do Penadinho Nº 10 (Editora Panini) - O Reencontro, Pág. 71 (quadrinho 4), republicado de Mônica Nº 80 da Globo
  2. Parque da Mônica Nº 32 (Editora Panini) - Tem alguém aí?, Pág. 27 (quadrinho 6)
  3. Sousa, Mauricio de (29 de abril de 1998). "Nomes... De onde vêm?" (em português). Visitado em 7 de outubro de 2015.