FANDOM

Padre Lino
Padre Lino.png
Informações de Fundo
Inspiração
Veja a seção de Curiosidades
Primeira Aparição
Chico Bento Nº 1 (Ed. Abril) - "Chico Bento" (Agosto de 1982)
Outros Títulos
"Seu Vigário" [1]
"Frei Lino"
Careca, com poucos fios de cabelo, as vezes gordo ou magro, e usa uma túnica da cor marrom. Gentil, caridoso, benevolente, respeitoso e bondoso.
Ocupação
Pároco, Maestro e Catequista
Afiliações
Turma do Chico Bento
Moradia
Vila Abobrinha
Amigos
Chico Bento, Dona Cotinha, Seu Tonico, Rosinha, Vó Dita, Zé Lelé, Hiro, Zé da Roça, Pais da Rosinha, Dona Lalá, Seu Leocadio, Pais do Hiro, Entre outros (...)
Objetivo
Educar e lecionar para as crianças sobre os ensinamentos cristãos na Vila Abobrinha

O Padre Lino, ou "Frei" Lino, também chamado muitas vezes de "Seu Vigário",[1] é o pároco da Igreja Matriz da Vila Abobrinha, local onde reside Chico Bento e os outros moradores da cidade. É um padre católico, amigo fiel do Chico e seus amigos, sempre os corrigindo nas coisas erradas e os mostrando o que é certo e o que é errado, muitas vezes sendo a voz da sabedoria para os garotos.

Além disso, o "Frei" Lino também é o maestro do coral no qual Chico e as outras crianças, como a Rosinha, o Zé Lelé, o Hiro, o Zé da Roça, a Maria Cafufa e o Genesinho fazem parte. Lino também é grande amigo dos pais das crianças da Vila, isto porque, junto com eles, fica como responsáveis em eventos de caridade de toda a comunidade.

Como seguidor da Igreja Católica e o único eclesiástico mais importante da diocese, Lino também é responsável por ensinar os dogmas religiosos para as crianças, educando-os em uma Catequese e os instruindo. No entanto, é muito comum ver as crianças perguntando sobre lições e reflexões de vida e escolha quando Lino está rezando ou fora de seus cargos na Igreja. Apareceu pela primeira vez em Chico Bento Nº 1, da Editora Abril, em 26 de Agosto de 1982.

Padre Lino oferecendo pães.png

Padre Lino oferecendo pães durante um evento de caridade.

Padre Lino é um homem com cerca de 40 há 50 anos, careca e com poucos fios de cabelo da cor preta espalhados pela cabeça em forma de uma auréola. A aparência do Padre muda constantemente conforme as edições na qual aparece, sendo que em algumas revistinhas ele aparece gordinho e um pouco baixo, já em outras, alto e magro.

Seus aspectos principais é as vestes (como os paramentos) litúrgicos que usa, além de uma túnica da cor marrom (as vezes bege) que ele utiliza com frequência dentro e fora da Igreja, principalmente em celebrações que ele preside. Lino é um homem gentil, caridoso, benevolente, respeitoso e bondoso. Bastante conhecido por ser um dos responsáveis, junto aos outros Habitantes da Vila Abobrinha, de investir em eventos de caridade e cooperação da comunidade.

Biografia e Histórias Editar

Aparições Editar

A Turma da Mônica Wiki tem uma coleção de Imagens sobre:
Cebolinha tirando Fotos.png

Turma da Mônica (Abril) Editar

Turma da Mônica (Globo) Editar

Turma da Mônica (Panini) Editar

Curiosidades Editar

  • É possível que o Padre Lino (ou somente o nome dele), tenha sido inspirado no real Padre Lino Maupas, religioso italiano que ficou bastante conhecido nos anos 80 por seus serviços e dedicação aos pobres e despossuídos de bens.[2]

  1. 1,0 1,1 Era chamado assim por muitos personagens em edições antigas.
  2. Redação (2013). Padre Lino (Santos Franciscanos) Paróquia São Francisco. Visitado em 8 de fevereiro de 2014. Cópia arquivada em 19 de julho de 2017.
  3. Haffner, Gerard (2000). Pope St. Linus (em inglês) Enciclopédia Católica. Visitado em 19 de julho de 2017. Cópia arquivada em 4 de abril de 2005.

Também no FANDOM

Wiki aleatória