Fandom

Wiki Turma da Mônica

Nico Demo

1 348 páginas
Nesta wiki
Adicione uma página
Discussão0 Compartilhar

Nicodemo.gif

Nico Demo

Nico Demo era um personagem da Turma da Mônica, um garoto de índole duvidosa e, de certo modo, malcriado. Costumava aparecer em tiras antigas, mas com a chegada do politicamente correto foi varrido dos quadrinhos por um bom tempo. Voltou recentemente estrelando algumas histórias curtas e mudas.

Criação/Concepção Editar

Nico Demo foi lançado no Jornal da Tarde, em 4 de janeiro de 1966, a pedido de Mino Carta, para as tiras publicadas em jornal, e sem texto, ao contrário das diversas outras histórias de Maurício de Sousa e dos outros personagens da Turma da Mônica.

Com roupas formais e um cabelo loiro, com um corte que lembra um par de chifres, Nico Demo era, nas palavras do próprio Maurício, "aquele amigo que quer ajudar e provoca as maiores confusões com suas tentativas", um garoto cujas ações são aparentemente bem-intencionadas, mas com resultados tão desastrosos que sempre deixa as pessoas em dúvida: será que ele não queria mesmo aprontar?

Devido ao fato de Nico Demo não ser um personagem politicamente correto, Maurício foi chamado para suavizar o teor de humor negro das tiras, mas acabou por recusar. Desta forma, o personagem saiu do JT para as páginas da Folha da Tarde.

Mas o fato se repetiu: cartas reclamavam do humor do personagem, e novamente Nico Demo foi censurado.

Maurício de Sousa, então, deixou o personagem de lado, considerando que o personagem veio "antes do seu tempo". De fato, hoje em dia as tirinhas teriam muitos rivais, como South Park e Simpsons.

Estranhamente, na versão em inglês do antigo site oficial da Mônica o personagem fazia parte da turma da turma do Astronauta. Nas histórias atuais, com o politicamente correto ainda maior, às vezes é ele quem se dá mal, e outras vezes são só histórias mudas que poderiam ter sido feitas com um personagem qualquer.

Ligações externasEditar

Sítio oficial

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória