FANDOM

Nicodemo.gif

Nico Demo

Nico Demo era um personagem da Turma da Mônica, um garoto de índole duvidosa e, de certo modo, malcriado. Costumava aparecer em tiras antigas, mas com a chegada do politicamente correto foi varrido dos quadrinhos por um bom tempo. Voltou recentemente estrelando algumas histórias curtas e mudas.

Criação/Concepção Editar

Nico Demo foi lançado no Jornal da Tarde, em 4 de janeiro de 1966, a pedido de Mino Carta, para as tiras publicadas em jornal, e sem texto, ao contrário das diversas outras histórias de Maurício de Sousa e dos outros personagens da Turma da Mônica.

Com roupas formais e um cabelo loiro, com um corte que lembra um par de chifres, Nico Demo era, nas palavras do próprio Maurício, "aquele amigo que quer ajudar e provoca as maiores confusões com suas tentativas", um garoto cujas ações são aparentemente bem-intencionadas, mas com resultados tão desastrosos que sempre deixa as pessoas em dúvida: será que ele não queria mesmo aprontar?

Devido ao fato de Nico Demo não ser um personagem politicamente correto, Maurício foi chamado para suavizar o teor de humor negro das tiras, mas acabou por recusar. Desta forma, o personagem saiu do JT para as páginas da Folha da Tarde.

Mas o fato se repetiu: cartas reclamavam do humor do personagem, e novamente Nico Demo foi censurado.

Maurício de Sousa, então, deixou o personagem de lado, considerando que o personagem veio "antes do seu tempo". De fato, hoje em dia as tirinhas teriam muitos rivais, como South Park e Simpsons.

Estranhamente, na versão em inglês do antigo site oficial da Mônica o personagem fazia parte da turma da turma do Astronauta. Nas histórias atuais, com o politicamente correto ainda maior, às vezes é ele quem se dá mal, e outras vezes são só histórias mudas que poderiam ter sido feitas com um personagem qualquer.

Ligações externasEditar

Sítio oficial

Também no FANDOM

Wiki aleatória