Turma da Mônica Wiki

Estamos sempre precisando de mais ajuda em nossos artigos. Se você é grande fã da Turma da Mônica Jovem e do Chico Bento Moço, ficaríamos muitos felizes que pudesse nos ajudar a catalogar muito mais sobre.

Faça parte você também. Crie sua conta hoje mesmo e contribua!

LEIA MAIS

Turma da Mônica Wiki
Advertisement

Mingau é o gato de estimação da Magali, da raça angorá, é manhoso, preguiçoso, e carinhoso. A Magali e sua mãe gostam muito dele, apesar de suas frequentes travessuras, mas o pai da Magali, Seu Carlito, tem aversão a ele. Pudera: ele tem alergia a pelos de gato.[1]

No início, era conhecido apenas como "gatinho da Magali", mas depois ganhou o nome de “Mingau” em um concurso feito em 1989, ano em que a primeira revista da Magali foi publicada.[2][3] Ganhou mais espaço para ter suas próprias histórias, no qual é o personagem principal, sempre se comunicando por balões, pois não pode falar.

Foi o primeiro gato a ser um personagem fixo das histórias da Turma, se não o único. As vezes é mostrado contracenando com outros gatos, normalmente de rua, onde tem o hábito de se aventurar pelo Bairro do Limoeiro.

Características e traços

Magali

Magali e Mingau em "Mingau com Chuva".

É mimado e folgado, porém muito brincalhão e curioso com um gênio forte. Convencido, acha que os gatos são seres superiores aos humanos, é muito autoritário, denominando-se dono do próprio território. Pensa que seus donos são seus criados. As vezes é atrapalhado e muito atacado. Não gosta de banho.

Após Rúfius ter sua estreia, Mingau fica com medo dele. Mingau é ciumento com as suas coisas, principalmente com sua almofada. Tem muita imaginação e fala com os outros bichos, em forma de balões de pensamento. Participa ativamente da vida da casa, da família, com sua graça e elegância. Nas histórias em quadrinhos, o Mingau se comporta exatamente como um bichano doméstico. Daí seu encanto.

Relações

Aveia

É a gata do Quinzinho, e namorada do Mingau, e o Mingau é o gato da Magali que tem um relacionamento com o dono da Aveia, sendo que ambos os casais tem relações iguais. Aveia estreou em Magali Nº 7 da Panini Comics. A Magali tem ciúmes dela. Em Turma da Mônica Jovem ela e Mingau tem uma ninhada de filhotes.

Os 6 Gatinhos

São irmãos do Mingau que aparecem de vez em quando para zoar com a casa da Magali. Na verdade são 5 gatinhos, 6 com o Mingau. A primeira historia de 1994 conta o paradeiro de cada gatinho, já que todos nasceram da mesma ninhada: Matias, o aventureiro, virou gato de bordo; Nestor, o curtidor, virou gato de beco; Tita, a trabalhadora, virou gata de fazenda; Percival, o esquisito, virou gato de bruxa; Lili, a fresca, virou gata de madame.

Curiosidades

  • Em Turma da Mônica Jovem, Cascão pensava que o Mingau tinha morrido. Na verdade Mingau virou pai de uma ninhada de filhotes, fruto de seu relacionamento com Aveia.
  • Em uma historinha o desenhista como personagem, troca por descuido o balão de pensamento de mingau por um de fala e ele vira um gato falante até o desenhista perceber o erro.
  • Além dele, Bóris é o único gato inteligente das historinhas, mas não é tão popular e nem aparece tanto quanto o mimado gatinho da Magali.
  • Um de seus passatempos preferidos é perseguir bichinhos pequenos como insetos, ratos e tem até seu ratinho de brinquedo chamado Gerôncio.
  • Dudu morre de medo dele.

Referências

  1. Magali N° 71 (Ed. Globo) - Regras e exceções
  2. Magali N° 2 (Ed. Globo) - Um nome para o meu gato
  3. Magali N° 6 (Ed. Globo) - Enfim, um nome!
Turma da Mônica (logo deitado)
Advertisement