FANDOM

Ajuda
Mingau
Mingau (foto promocional)
Informações de Fundo
Programas de Televisão
Turma da Mônica,
Mônica Toy,
Biduzidos
Interpretado por
Mingau (gato)
Primeira Aparição
Magali Nº 1 (Editora Globo) - Minha Dona!
(Fevereiro de 1989)
Nome Completo
Mingau Urussanga da Silva[1]
Gato da raça angorá com pelo branco, seus olhos são azuis. Mimoso, inteligente, sagaz, perspicaz, egocêntrico, fanfarrão e ciumento.
Afiliações
Turma da Mônica,
Turma do Bidu
Moradia
Casa da Magali, Rua do Limão. Bairro do Limoeiro
Família
Magali (dona), Aveia (namorada), Os 6 Gatinhos (irmãos)
Inimigos
Cães do Bairro do Limoeiro

O Mingau é o travesso gato de estimação da Magali da raça angorá, é plenamente manhoso, preguiçoso e carinhoso. A Magali e sua mãe, Dona Lili, gostam muito de Mingau apesar de suas frequentes travessuras, mas o pai da garota, Seu Carlito, possui aversão a ele — pudera o pobre homem, tem alergia a pelos de gatos —, atenuado ao fato de que conviver com o bichano é uma situação bem complicada.

Sempre sagaz e com um alto tom de egocentricidade, por Mingau se achar o dono da casa, é tão imaginativo e perspicaz que chega a dar dor de cabeça até em outros gatos. No início, era conhecido apenas como "Gatinho da Magali", mas recebeu o nome de “Mingau” em um concurso feito em 1989, ano em que a primeira revista da Magali foi publicada.[2] [3] Obteve depois mais espaço em histórias que protagoniza pessoalmente nas quais se comunica através de telepatia, pois não fala com seres humanos, semelhante ao Floquinho.

Foi o primeiro gato, e até então, o único, a tornar-se um personagem fixo e protagonista nas histórias da Turma da Mônica. Às vezes, contracena com outros gatos do mesmo universo onde tem o hábito de aventurar-se pelo seu Bairro residencial.

Mingau em sua caixinha de areia

O Mingau é a típica imagem do gato mimoso e fanfarrão, de certa forma, sua personalidade é exemplificada por ser mimado, folgado e um tanto ciumento, porém muito brincalhão e curioso com um gênio forte. Convencido, acha que os gatos são seres superiores aos seres humanos (sempre ponderando que seus donos são seus criados), sendo muito autoritário ao denominar-se dono do próprio território.

Às vezes é atrapalhado e muito atacado, odiador pleno de banhos, Mingau é um gato doméstico de linhagem angorá, de coloração branca dominante e pelos longos e macios. Com a pupila de um preto vivo e de íris azul, o animalzinho é o eterno gato galanteador do Bairro do Limoeiro, para desprezo dos gatos de rua. É preguiçoso e folgado, sempre armando brincadeiras com sua dona e sendo alvo de ódio do pai dela, Seu Carlito, devido a sua alergia.[4]

Mesmo com a grande pose de "prepotente", Mingau não é o manda-chuva, na verdade, muitas vezes já mostrou ser bem medroso e covarde, principalmente na presença de Rúfius, o cão assustador. Possui ciúme com as suas coisas, sobretudo com a sua almofada. É mentalmente destro, e comunica-se com outros animais através de balões de pensamentos. Participa ativamente da vida doméstica da família da Magali com sua graça e elegância. Nas histórias, age exatamente como um bichano doméstico - daí, o seu encanto.

RelaçõesEditar

AveiaEditar

Magali

Magali e Mingau em "Mingau com Chuva".

É a gata do Quinzinho e esposa de Mingau, e a dona de Mingau possui também um relacionamento com o dono da Aveia - ambos os casais têm relações iguais.

Aveia estreou em Magali Nº 7 da Panini Comics, e Magali tem ciúmes dela. Em Turma da Mônica Jovem, Mingau e ela tiveram uma ninhada de filhotes.

Os 6 GatinhosEditar

São irmãos de Mingau que aparecem às vezes na casa. Na verdade, são 5 gatinhos - 6 com o próprio Mingau. A primeira história de 1994 conta o paradeiro de cada gatinho, já que todos nasceram da mesma ninhada: Matias, o aventureiro, tornou-se um gato de bordo; Nestor, o curtidor, um gato de beco; Tita, a trabalhadora, uma gata de uma fazenda; Percival, o esquisito, um gato de uma bruxa e Lili, a fresca, uma gata de madame.

Curiosidades Editar

  • Em Turma da Mônica Jovem, Cascão pensava que ele havia morrido - na verdade, tornou-se o pai de uma ninhada de filhotes, fruto de seu relacionamento com Aveia;
  • em determinada história, foi trocado por um descuido o balão de pensamento de Mingau por um balão de fala. Mas o erro logo veio a ser corrigido;
  • um de seus passatempos preferidos é perseguir bichos pequenos como insetos, ratos e possui até um ratinho de brinquedo próprio chamado Gerôncio;
  • Dudu morre de medo dele.

Notas de rodapé Ajuda

  1. "O Centro do Universo", Magali Nº18 (Ed. Panini), Junho de 2008
  2. Magali Nº 2 (Editora Globo) - Um Nome Para o Meu Gato
  3. Magali Nº 6 (Editora Globo) - Enfim, um Nome!
  4. Magali Nº 71 (Editora Globo) - Regras e Exceções
Turma da Mônica
Personagens Principais MônicaCebolinhaCascãoMagali(...)
Personagens Secundários AnjinhoFranjinhaLoucoMarinaHumbertoCascudaLucaAninhaDo ContraDorinhaNimbusMaria CebolinhaXavecoDuduQuinzinhoTitiProfessor SpadaDeniseXabéuJeremiasTeveluisãoManezinhoSeu JucaBloguinhoTia Nena(...)
Animais BiduMingauFloquinhoMonicãoChovinistaRadar(...)
Vilões Capitão FeioDoutor SpamCapitão PicoléDoutor OlimpoBruxa VivianeTombanianosMeninas do Bairro das Pitangueiras(...)