Wikia

Wiki Turma da Mônica

Mingau

Discussão0
1 110 pages em
Este wiki
Mingau
Mingau
Espécie: Gato
Classe: Mamífero
Gênero: Macho
Raça: Angorá
Idade: 5 anos
Primeira Aparição: 1987
Parentes: Matias (irmão)
Tita (irmã)
Nestor (irmão)
Lili (irmã)
Percival (irmão)
Magali (dona)

Mingau é o gato de estimação da Magali, da raça angorá, é manhoso, preguiçoso, e carinhoso. A Magali e sua mãe Dona Lili gostam muito dele, apesar de suas frequentes travessuras, mas o pai da Magali, Seu Carlito, tem aversão a ele, por possuir alergia à pelos de gato.

Diferente do Monicão e igual ao Bidu e o Floquinho, o Mingau tem inteligência suficiente para pensar, mas diferente do Floquinho (que na História que ele pensou, as únicas falas foram: "Que coisa, tomar banho logo cedo! E Hoje nem é Sábado!") elabora frases inteligentes em todas as histórias em que ele aparece.

No início, era conhecido apenas como "gatinho da Magali", mas depois ganhou o nome “Mingau” em um concurso feito em 1989, ano em que a primeira revista da Magali foi publicada. Ganhou mais espaço para ter suas próprias histórias, no qual é o personagem principal, sempre se comunicando por balões, pois não pode falar.

Nas histórias mais antigas, costumava sair de casa e se aventurar pelo Bairro do Limoeiro, sempre se metendo em confusões afora, porém, posteriormente tornou-se mais caseiro e muito folgado, se aventurando e causando confusões dentro da própria casa.

Foi o primeiro gato a ser um personagem fixo das histórias da Turma, se não o único. As vezes é mostrado contracenando com outros gatos, normalmente de rua.

Comportamento

Magali

Magali e Mingau em "Mingau com Chuva".

É mimado e folgado, porém muito brincalhão e curioso com um gênio forte. Convencido, acha que os gatos são seres superiores aos humanos, é muio autoritário, denominando-se dono do próprio território. Pensa que seus donos são seus criados. As vezes é atrapalhado e muito atacado. Não gosta de banho.

Após Rúfius ter sua estréia, Mingau fica com medo dele. Mingau é ciumento com as suas coisas, principalmente com sua almofada. Tem muita imaginação e fala com os outros bichos, em forma de balões de pensamento. Participa ativamente da vida da casa, da família, com sua graça e elegância. Nas histórias em quadrinhos, o Mingau se comporta exatamente como um bichano doméstico. Daí seu encanto.

Relações

Aveia

É a gata do Quinzinho, e namorada do Mingau, e o Mingau é o gato da Magali que tem um relacionamento com o dono da Aveia, sendo que ambos os casais tem relações iguais. Aveia estreou em Magali Nº 7 da Panini Comics. A Magali tem ciúmes dela. Em Turma da Mônica Jovem ela e Mingau tem uma ninhada de filhotes.

Os 6 Gatinhos

São irmãos do Mingau que aparecem de vez em quando para zoar com a casa da Magali. Na verdade são 5 gatinhos, 6 com o Mingau. A primeira historia de 1994 conta o paradeiro de cada gatinho, já que todos nasceram da mesma ninhada: Matias, o aventureiro, virou gato de bordo; Nestor, o curtidor, virou gato de beco; Tita, a trabalhadora, virou gata de fazenda; Percival, o esquisito, virou gato de bruxa; Lili, a fresca, virou gata de madame.

Curiosidades

  • Em Turma da Mônica Jovem, Cascão pensava que o Mingau tinha morrido. Na verdade Mingau virou pai de uma ninhada de filhotes, fruto de seu relacionamento com Aveia.
  • Em uma historinha o desenhista como personagem, troca por descuido o balão de pensamento de mingau por um de fala e ele vira um gato falante até o desenhista perceber o erro.
  • Além dele, Bóris é o único gato inteligente das historinhas, mas não é tão popular e nem aparece tanto quanto o mimado gatinho da Magali.
  • Um de seus passatempos preferidos é perseguir bichinhos pequenos como insetos, ratos e tem até seu ratinho de brinquedo chamado Gerôncio.
  • Dudu morre de medo dele.

Gatos da Turma da Mônica
Mingau - Aveia - Matias - Nestor - Tita - Lili - Percival - Makoto - Neko - Bóris - Fuligem

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória