Wikia

Wiki Turma da Mônica

Mauricio de Sousa

Discussão0
1 138 pages em
Este wiki
Mauriciodesouza

Ele em suas próprias histórias.

Mauricio de Sousa (Santa Isabel, 27 de outubro de 1935) é um dos mais famosos cartunistas do Brasil, criador da "Turma da Mônica.

Filho de Antônio Maurício de Sousa (poeta e barbeiro) e de Petronilha Araújo de Sousa (poetisa). Mauricio de Sousa começou a desenhar cartazes e ilustrações para rádios e jornais de Mogi das Cruzes, onde viveu. Procurou emprego em São Paulo, como desenhista, mas só conseguiu uma vaga de repórter policial na Folha de São Paulo. Começou a desenhar histórias em quadrinhos em 1959, quando uma história do Bidu, sua primeira personagem, foi aprovada pelo jornal.
Downlo

Atualmente Bidu, que é o animal de estimação de Franjinha, participa tanto com seu dono como em historinhas em que é o astro principal, dialogando com outros cães e até com pedras(!). Bidu é o símbolo da empresa de Maurício, a Maurício de Sousa Produções.

Em 1963, Mauricio de Sousa cria junto com a jornalista Lenita Miranda de Figueiredo, Tia Lenita, a Folhinha de S.Paulo. Sua personagem Mônica foi criada no mesmo ano.

Mauricio montou uma grande equipe de desenhistas e roteiristas e depois de algum tempo passou a desenhar somente as histórias de Horácio, o dinossauro.

Pai de dez filhos, além de criar personagens baseados em seus amigos de infância, Mauricio sempre criou personagens baseados em seus filhos, tais como: Mônica, Magali, Marina, Maria Cebolinha, Nimbus e Do Contra.

Os quadrinhos de Mauricio de Sousa têm fama internacional, tendo sido adaptados para o cinema, para a televisão e para os vídeo-games, além de terem sido licenciados para comércio em uma série de produtos com a marca dos personagens. Há inclusive o parque temático da Turma da Mônica, o Parque da Mônica, em São Paulo. Já existiu também o Parque da Mônica de Curitiba, aberto em 1998 e fechado em 2000 e o do Rio de Janeiro, fechado no início de 2005.

De 1970 a 1986, as revistas de Mauricio foram publicadas na editora Abril, porém a partir de janeiro de 1987 foram publicadas pela editora Globo, em conjunto com os estúdios Mauricio de Sousa. Após 20 anos de editora Globo, todos os títulos da Turma da Mônica passaram, a partir de janeiro de 2007, para a multinacional Panini[1], que detinha, na data, os direitos das publicações dos super-heróis da Marvel e DC Comics.

Em jornais, as tiras de Mauricio de Sousa são publicadas desde 1959.

Alguns de seus filhos que viraram personagens passaram a trabalhar com Mauricio:

Mônica: Responsável pela divisão comercial de alimentos e produtos licenciados. Magali: Colabora como roteirista. Marina: Ajuda na criação de novas histórias. Em 2007, o artista se tornou profissional da Panini Comics e foi homenageado na escola de samba Unidos do Peruche.Ele vai criar a revista Cebolinha número 65 mas a primeira história dessa revista é Dona Cebola Enfetiçada e a Revista Cascão número 67 .Mas a primeira história da revista é Quem é a prima do Nimbus e do Do Contra.

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória