FANDOM

Ajuda
Mariana
Mariana
Informações de Fundo
Primeira Aparição
Chico Bento Nº 87 (Ed. Globo) - Uma Estrelinha Chamada Mariana
(Maio de 1990)
Outros Títulos
Estrelinha
Estrela: Brilhante, com olhos iluminados e corpo amarelo. Curiosa, gentil e amigável.
Bebê: Nariz redondo e arrebitado, cabelo preto, e roupas da cor rosa. Amável, meiga e afetuosa.
Afiliações
Turma do Chico Bento
Moradia
Céu de Noite,
Sítio do Chico Bento, na Vila Abobrinha (anteriormente)
Família
Estrelas do Céu (irmãs),
Chico Bento (irmão),
Dona Cotinha (mãe),
Seu Tonico (pai),
Zé Lelé e Zeca (primos),
Vó Dita e Francisco (avôs),
Pais do Primo Zeca (tios),
Pais do Zé Lelé (tios),
Entre outros (...)
Objetivo
Tornar-se uma ser humana, para poder ir à Terra.[1]
Destino e Estado Atual
Após adoecer, acaba falecendo e voltando a ser uma estrela no céu
Poderes e Habilidades
Iluminar o ambiente com sua poderosa essência

Mariana Bento, que muitos leitores desconhecem, é a irmã que Chico acabou perdendo. É realmente difícil não sentir um nozinho na garganta ao ler a singela historinha que mostra o nascimento de Mariana, que se foi ainda bebê! Um evento raríssimo de ser mostrado em gibis infantis, senão, único.

Infelizmente, Mariana adoeceu com poucos meses de idade por causa de uma febre mal examinada e morreu, voltando a virar uma Estrelinha no Céu. Em outra história, Chico disse que o presente mais bonito que ganhou de Mariana foi a "Esperança", pois acabou tendo futuramente uma filha que era a reencarnação dela.

Participou de duas comoventes historinhas da Editora Globo, como uma estrelinha que morava no céu, que decidiu virar uma pessoa na Terra. Filha de Dona Cotinha e de Seu Tonico, ás vezes vinha visitar seu irmão Chico para matar a saudade. Mariana foi criada por Rubens Kiyomura em 1990,[2] e recontada por Paulo Back em 2005 e por Sidney Gusman em "Ouro da Casa", 2012.

Mariana é uma estrelinha criada por Deus, extremamente brilhante e parecida como suas outras irmãs estrelas. No entanto, ela tinha um aspecto único que a diferenciava das demais, Mariana amava a Terra e tudo que tinha nela,[1] até que, após pedir para suas irmãs a ajudarem a se transformar em humana e poder renascer na Terra, ela consegue essa façanha e nasce como filha de Dona Cotinha e de Seu Tonico.[3]

Mariana com Chico Bento em 'O Presente de Uma Estrelinha'

Mariana com seu irmão.

Como uma bebê graciosa, meiga e carinhosa, Mariana experimenta tudo o que desejava quando era uma Estrela, sentiu o amor das pessoas e a gentileza beneficente de todos ao redor, principalmente a de Chico, seu novo irmão. Ao nascer, Mariana passa a ter a aparência da Família Bento, como um nariz arrebitado e o cabelo da cor preta pequeno e repicado, além de usar uma roupa de bebê da cor rosa.

Ela ficava um bom tempo próxima a Chico, que a levava para vários lugares, e a curiosidade de Mariana sempre aumentava, maravilhada com tudo o que via.[4] Voltando a ser uma Estrela, pois seu tempo na Terra tinha acabado, Mariana fica bastante entristecida por ter que ir embora. Seu brilho pela noite ficou ainda mais forte e, sabendo que sua família sentia saudades mais do que ela, Mariana fazia sua passagem pelo Sítio, iluminando o caminho, e fazendo com que eles saibam que ela ainda está ali.

História Editar

Uma Estrelinha Chamada Mariana Editar

Estrelinha Mariana

Mariana quando era uma Estrelinha.

Mariana apareceu pela primeira vez em Chico Bento Nº 87, da Editora Globo, em maio de 1990. Na historinha, a Estrelinha Mariana tinha um desejo enorme de ir a Terra, para observar de perto o mar, as praias, as montanhas e os animais.[1] Ela sonhava estar perto de uma família gentil, mesmo que por pouco tempo, pois sempre queria ter calor humano e fugir da rotina de Estrelinha. Até que, como sempre observava a Família Bento e os via cuidarem deles com carinho e amor, Mariana pediu a suas irmãs estrelas para ajudaram a renascer como bebê na família que tanto queria.[1] [3]

E assim foi, com a ajuda de suas irmãs estrelas, Mariana renasceu como humana, uma garotinha meiga e carinhosa. No exato momento em que a Dona Cotinha e o Seu Tonico receberam a notícia de que teriam um bebê, a alegria se espalhou pelo Sítio dos Bento, mas aquele que mais se emocionou com a notícia foi seu futuro irmão, o Chico Bento, que diferentemente das pequenas crianças que costumam ficar enciumadas com tal situação, não via a hora dela nascer.[3]

As estrelinhas do céu e Mariana

Mariana junto com suas irmãs, as estrelinhas.

Posteriormente, Mariana nasceu, saudável e esperta, sem rodeios, ganhou uma atenção imensa do Chico, que a mimava de todas as formas, brincando ou levando-a para passear, ambos cultivaram uma linda amizade de irmãos, principalmente pelo cuidado que ele tinha dela.[3] Mariana via em todo o lugar a beleza e bondade, Chico mostrava a ela as maravilhas de tudo que existia em Vila Abobrinha, mas parecia que esta sensação de contentamento se propagava pelo mundo todo.

Ela não via motivo de sair dali, mas suas irmãs estrelas comumente se aproximavam para lembra-lá de que o tempo de Mariana ali já estava terminando, para chateação da própria... [4] Mariana, com imenso pesar no coração, abandonou sua forma humana ao morrer, por conta de uma febre, deixando sua família abalada e sem forças para se reerguer após uma perda como essa. A Mariana retorna ao seu antigo lugar, ao céu de noite, só que fria e triste, algo estava faltando. Com a Família Bento algo estava mais do que faltando, estava remoendo, um sentimento de saudade sem fim, uma saudade que para eles não havia como satisfazer.[5]

Mariana, como estrela, e sua família

Mariana, como estrela, iluminando sua amada família.

Os dias foram ficando mais vazios, e os de Mariana de um ressentimento amargo, ela deixou uma dor muito grande, desejava estar perto de sua família novamente... e por que não? À noite, Mariana decide voltar, como estrela, para iluminar sua presença no Sítio que antes brilhava pelo amor que sua Família estava sentido sobre ela, e esse brilho voltou, mais forte, pois Seu Tonico, Dona Cotinha e Chico Bento sabiam que ela estava ali, observando eles e desejando que eles vivam por ela uma vida bela e feliz.[6]

O Presente de Uma Estrelinha Editar

"Inté parece qui foi onte! Inda mi alembro bem..."
"Minha mãe i meu pai chegaro im casa cum aquela cara isquisita...
"I mi dissero qui a nossa famia ia crescê!"
"Na hora, num intendi muito bem, mais dispois, as coisa clarearo na minha cabeça!"
"Inté o dia qui ela veio! Bunitinha como as froris qui abre na primavera!"
"Mariana era o nome dela!"
"Troxe alegria pra drento di casa por um bão tempo! I eu era só felicidade, qui nem dá pra discrevê!"
"A irmãzinha qui eu sempre quis ter!"
"Inte qui um dia, ela fico ruinzinha i ninguém sabia dizê pru quê!"
"I ela si foi! Tamém num sei dizê o pruquê!"
"Eita... mais esta vida é isquisita memo!
"
—Chico relembrando a vida e morte de sua querida irmãzinha...[origem]
Chico observa as estrelas pensando em Mariana

Chico observa as brilhantes estrelas enquanto pensa em Mariana.

Em Chico Bento Nº 449, da Editora Globo, roteirizada por Paulo Back no ano de 2005, a história se passa um bom tempo depois do falecimento de Mariana. Um dia anterior ao aniversário do Chico, o garoto se apressa entusiasmado para lembrar sua mãe do preparo da festa, que está um pouco abatida e perdida em seus pensamentos.[7] Chico se afasta um pouco para deixar sua mãe sozinha com seus afazeres, sabendo o motivo dela estar tão quieta... ela está pensando em sua falecida filha.

Em seguida, Chico começa a ter um saudosismo de sua irmãzinha, triste por ela não estar com sua família festejando a tão preciosa data, mas consciente de que foi assim que Deus planejou, e que o certo é não ter dúvidas dos seus motivos ao mais que observa o céu estrelado sentindo a presença dela.[7] [8] Ele continua dizendo, enquanto olha para cima que, durante todas as noites, consegue ouvir a voz dela, como se ela quisesse cochichar algo especificamente para ele, no mesmo tempo em que Chico observa fixamente para a estrela mais iluminada, que surpreendentemente começa a se aproximar, até que se revela como a própria Mariana, em sua forma de estrela! [9]

Relacionamentos Editar

Chico Bento (irmão) Editar

Chico é o irmão de Mariana e ama muito a pequenina.[3] Provavelmente foi o que mais ficou triste quando ela morreu. Em "O Presente de Uma Estrelinha", Mariana o presenteia a "Esperança" de que em algum dia eles se vejam novamente. E isso realmente acontece, como visto que no futuro Mariana é filha de Chico em forma de reencarnação.

Rosinha (futura mãe) Editar

Como visto em "O Presente de Uma Estrelinha", Rosinha seria a mãe de Mariana no futuro. É visto também que ela se alegra ao ver Mariana e seu Pai (Chico Bento) se divertindo.

ApariçõesEditar

Turma da Mônica (Globo)Editar

  1. Chico Bento Nº 87 - Uma Estrelinha Chamada Mariana (contada por Rubens Kiyomura) (primeira aparição)
  2. Chico Bento Nº 449 - O Presente de Uma Estrelinha (contada por Paulo Back)
  3. Mônica Nº 232 - Um Aniversário Festejado
A Turma da Mônica Wiki tem uma coleção de Imagens sobre:
Cebolinha tirando Fotos

Turma da Mônica (Panini)Editar

  1. Ouro da Casa - Aprendizado (contada por Sidney Gusman)
  2. Chico Bento 1ª Série - Nº 31 - Espírito de Aniversário
  3. Chico Bento Moço Nº 7 - Bicos e Altas Confusões (mencionado)
  4. Chico Bento Moço Nº 34 - Coração de Sertanejo (cameo)

Notas de rodapé Ajuda

  1. 1,0 1,1 1,2 1,3 Chico Bento Nº 87 (Editora Globo) - (Uma Estrelinha Chamada Mariana), Pág. 3, 4 (quadrinho 11)
  2. Dedicado à Lúcio, Nori e Mauricinho...
  3. 3,0 3,1 3,2 3,3 3,4 Chico Bento Nº 87 (Editora Globo) - (Uma Estrelinha Chamada Mariana), Pág. 4 (quadrinho 9)
  4. 4,0 4,1 Chico Bento Nº 87 (Editora Globo) - (Uma Estrelinha Chamada Mariana), Pág. 6 e 7 (quadrinho 3 ao 13)
  5. Chico Bento Nº 87 (Editora Globo) - (Uma Estrelinha Chamada Mariana), Pág. 8 e 9 (quadrinho 1 ao 10)
  6. Chico Bento Nº 87 (Editora Globo) - (Uma Estrelinha Chamada Mariana), Pág. 9 (quadrinho 4 ao 6)
  7. 7,0 7,1 Chico Bento Nº 449 (Editora Globo) - (O Presente de Uma Estrelinha), Pág. 4 ao 6 (quadrinho 3 ao 9)
  8. Chico Bento Nº 449 (Editora Globo) - (O Presente de Uma Estrelinha), Pág. 7 (quadrinho 1 ao 4)
  9. Chico Bento Nº 449 (Editora Globo) - (O Presente de Uma Estrelinha), Pág. 8 ao 10 (quadrinho 1 ao 13)