FANDOM

Ajuda
Luca
Luca
Informações de Fundo
Filmes
Uma Aventura no Tempo
Programas de Televisão
Turma da Mônica (Desde 2008)
Inspiração
Herbert Vianna: vocalista, guitarrista e um dos compositores do grupo Os Paralamas do Sucesso, que ficou paraplégico em 2001.
Primeira Aparição
Mônica Nº 222 (Ed. Globo) - Um Menino Sobre Rodas
(Dezembro de 2004)
Outros Títulos
Lucas, Da Roda,
e Paralaminha
Cabelo ruivo, blusa listrada da cor amarela e branca, shorts vermelho e sapatos da mesma cor com detalhes brancos. Inteligente, simpático, divertido, gentil e sociável.
Ocupação
Estudante
Afiliações
Turma da Mônica
Moradia
Casa no Bairro do Limoeiro
Amigos
Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão, Franjinha, Dorinha, Marina, Xaveco, Jeremias, Titi, Manezinho, Aninha, Denise, Do Contra, Nimbus, entre outros da Turminha.
Armas e Itens
Veja a lista de utilidades da cadeira de rodas do Luca

O Luca é um garoto amante dos esportes, principalmente de basquete, que foi apelidado carinhosamente pelos seus amiguinhos de "Da Roda" por ser um cadeirante. Com o passar do tempo, após se mudar para o Bairro do Limoeiro, ganhou a amizade de todos da Turminha; e até dos leitores por sua personalidade amigável e simpática, além da "pose de galã" que tem, na qual encanta a todas as Meninas do Bairro, e principalmente a Mônica, que se derrete por ele.

Estreou em 20 de dezembro de 2004, aparecendo pela primeira vez em Mônica Nº 222, da Editora Globo, trazendo uma surpresa para os fãs por ser o segundo personagem portador de deficiência física que entrou para a Turma da Mônica, e o único que teria uma grande participação nos anos posteriores junto ao Humberto (deficiente auditivo e mudo) e Dorinha (deficiente visual), esta última aparecendo no mesmo ano que o Luca.

Seu papel na Turma se desenvolveu e atualmente serve como o "amor declarado" de muitas das meninas do Bairro, incluindo a Mônica, que tem uma paixão não totalmente correspondida pelo Luca (que o próprio demostra certa vergonha por conta disso), já que a encanta com seu jeito charmoso. O Franjinha, que é cientista, coloca certos equipamentos e novas invenções na cadeira de rodas do Luca, e Cebolinha e o Cascão tiram proveito disso, como acrescentando o próprio Luca a algum Plano Infalível para pegar o Sansão e poderem ser os "donos da rua".

Características e traçosEditar

Poderes e HabilidadesEditar

Equipamentos e parafernáliaEditar

  • Luva de Boxe: Ele pode fazer sair uma luva de boxe da cadeira ao apertar um botão, juntamente da rede entomológica, pá encarregadeira e perfurador de solo
  • Rede Entomológica: É um aro preso à um cabo de madeira que sustenta um saco de pano leve. Sai da cadeira ao apertar um botão, juntamente da luva de boxe, da pá encarregadeira e do perfurador de solo.
  • Pá Encarregadeira: Uma espécie de pá usada para pegar areia. Sua aparência é mais de uma boca afiada. Sai da cadeira ao apertar um botão, juntamente da luva de boxe, da rede entomológica e do perfurador de solo.
  • Perfurador de Solo: Usado para perfurar o solo, não se sabe muito o porquê de existir isso na cadeira. Sai dela ao apertar um botão, juntamente da luva de boxe, da rede entomológica e da pá encarregadeira.
  • Turbinas: São foguetes nas rodas que fazem ele atingir uma velocidade imensa, alcançando qualquer um em poucos segundos.
  • Hélices: Iguais as hélices de um avião, fazem ele voar (subindo ou descendo) ou até alcançar uma velocidade maior do que a normal.
  • Modo-Submarino: Sua cadeira se transforma em um suporte pra roupa pesada (parecendo a de um astronauta) que o protege tendo um vidro em sua cabeça, sendo que bombas de ar em suas costas dão oxigênio para Da Roda.
  • Cortina de Fumaça Despistadora: Das suas rodas sai uma cortina de fumaça que tampa o local e ainda apaga coisas como pegadas.
  • Bolinhas de Pingue-Pongue: Saem, das rodas, várias bolas de pingue-pongue que rodam pra trás fazendo os outros escorregarem.
  • Mão Mecânica: Mãos que têm a capacidade de fazer a cadeira girar, contanto que as mãos possam se segurar em algo.
  • Subindo: O que fica em cima das rodas sobe, deixando um vazio no lugar.
  • Mola: Uma mola que sai do apoio da cadeira, podendo jogar qualquer coisa pra longe.
  • Luva de Football: Luvas do famoso esporte americano que pegam algo e podem arremessar.
  • Outros: Garra mecânica, raquete, cesta mecânica (usada junta do "Subindo"), mola para pulo, paraquedas.

ApariçõesEditar

Turma da Mônica (Globo)Editar

  1. Mônica Nº 222 - Um Menino Sobre Rodas (Primeira aparição)