FANDOM

Ajuda
Louco
Louco (imagem promocional)
Informações de Fundo
Programas de Televisão
Turma da Mônica
Inspiração
Visual baseado em Sidnei Lozano Salustre (o "Sidão"), Desenhista desde 1968.
Primeira Aparição
Cebolinha Nº 1 (Editora Abril) - Uma História Muito Louca (Janeiro de 1973)
Nome Completo
Licurgo Orival Umbelino Cafiaspirino de Oliveira [1]
Outros Títulos
Louco Doidivanas da Silva [2]
Um homem adulto com cerca de 30 anos, cabelos loiros e espetados, camisa vermelha, calça curta rosa e sapatos marrons. Totalmente doido,
Afiliações
Turma da Mônica
Moradia
Casa do Louco,
Bairro do Limoeiro
Família
Mãe do Louco
Amigos
Cebolinha (melhor amigo; ocasionalmente)
Poderes e Habilidades
Capaz de infringir as leis da física e da realidade
Frases
"Cenourinha...!!!"

O Louco (ou Licurgo Orival Umbelino Cafiaspirino de Oliveira, seu nome completo) [1] é o excêntrico e divertido personagem criado pelo Marcio Araujo — irmão do Mauricio de Sousa —, que na época era roteirista do estúdio e que criou personagens rentáveis, assim como o Bugu, o Rolo e o Jotalhão, por exemplo. Apareceu pela primeira vez na primeira edição da revistinha do Cebolinha, da Editora Abril, na historinha "Uma História Muito Louca", em Janeiro de 1973.

Louco é um dos personagens mais curiosos da Turma da Mônica, por sua personalidade conturbada e cheia de vivências e maluquices. Geralmente aparece apenas nas histórias do Cebolinha, onde o Louco obtêm um maior afeto pelo garoto, principalmente em irritá-lo. O homem sempre pronuncia o nome do Cebolinha para "Cenourinha", deveras o motivo, possivelmente o confunde por ambos serem nomes de plantas, ele ainda ama atazanar o menino de 5 fios com situações de realidade fantástica que ultrapassam as leis da física e da lógica, um estilo das histórias do Louco, onde o próprio cria ilusões existenciais e vai de contraposto ao nosso universo.

Houve por um longo período a controvérsia de saber ao certo se ele é um louco de carne e osso que fugiu de algum hospício ou apenas um amigo imaginário do Cebolinha, pelo fato dele contracenar, na maioria das vezes, com o mesmo. No entanto, por mais raro seja os momentos, Louco é visto na presença de outros personagens, só que apenas em casos especiais.

Louco

Louco é um homem adulto com cerca de 30 anos, de pele clara e cabelo loiro espetado e altamente bagunçado, utiliza uma camiseta vermelha e uma calça curta rosa. Usa também sapatos marrons sem meias e como um aspecto curioso em seu rosto, obtêm por um esticado nariz acompanhado pela sua língua que sempre costuma ficar do lado de fora da sua boca, demonstrando sua loucura.

Aparições Editar

Turma da Mônica (Abril) Editar

Turma da Mônica (Globo) Editar

Turma da Mônica (Panini) Editar

Notas de rodapé Ajuda

  1. 1,0 1,1 Parque da Mônica Nº 68 (Editora Globo) - O Dia em Que o Louco Pirou (agosto de 1998)
  2. Parque da Mônica Nº 49 (Editora Globo) - Não Abra, Pág. 4 (quadrinho 2)