Turma da Mônica Wiki

Estamos sempre precisando de mais ajuda em nossos artigos. Se você é grande fã da Turma da Mônica Jovem e do Chico Bento Moço, ficaríamos muitos felizes que pudesse nos ajudar a catalogar muito mais sobre.

Faça parte você também. Crie sua conta hoje mesmo e contribua!

LEIA MAIS

Turma da Mônica Wiki
Advertisement

Capa e contracapa

Lostinho: Perdidinhos nos Quadrinhos é uma história de 2007, publicada pela Editora Panini. A história parodia o seriado Lost, uma série da TV norte-americana sobre sobreviventes de um avião que cai em uma ilha cheia de mistérios. Teve uma continuação em 2011, Lostinho: Finalmente... o Final.

História[]

Cebolinha está no meio de uma floresta, quando Bidu o acorda. Ao sair da floresta, chega a uma praia, onde o resto da Turma da Mônica está, com roupas diferentes das usuais, e uma carcaça de avião por perto. Ninguém lembra como chegou na ilha, apenas que naquela manhã receberam uma carta - e diversos personagens recebem flashbacks revelando as circunstâncias da carta.

Começa uma exploração na ilha para descobrir o que aconteceu, com direito à construção de uma balsa e um encontro com um monstro (Zé Luís vestido de dinossauro), durante algum tempo, os que estavam presente na ilha capitam uma música francesa e vão a procura de onde ela está vindo, e logo descobrem que a francesa da música é Denise. O mistério começa a se decorrer quando encontram "Os Outros"...

Logo, Mônica, Cebolinha, Cascão e Zé Luís descobrem que "Os Outros" são os personagens antigos do Maurício, que também foram trazidos para a ilha desconhecidamente e não se lembram como veio parar ali. De volta a praia, o grupo descobre os números amaldiçoados dito pelo Quinzinho que revela que os números são de má sorte, mesmo assim, os números foram utilizados para abrir uma caixa-preta que revelava todos os segredos da ilha, na mensagem dizia que as resposta estavam em um navio perto de uma escotilha.

Eventualmente, a Mônica, o Cebolinha e o Bugu acham a escotilha e pedem a turma que os ajudem, e logo descobrem quem é o vilão misterioso... O Capitão Picolé, o primeiro personagem do Maurício, ressentido por ter sido esquecido. Ele planeja deixar a turma na ilha e virar o personagem mais amado de Maurício - mas Bidu liga para Maurício, pedindo por ajuda. Picolé tenta fugir com Mônica, mas é derrubado após Bidu chutar Bugu. Pouco tempo depois Maurício aguarda lá embaixo e leva os personagens embora num navio.

Episódio I - A Aventura Começa![]

Personagens (em ordem)[]

Episódio II - Que Monstro é Esse?[]

Personagens (em ordem)[]

Episódio III - Quem São os Outros?[]

Personagens (em ordem)[]

Episódio IV - O Final da Saga![]

Personagens (em ordem)[]

Paródias[]

  • O "Senhor Uílson" é uma paródia a Wilson, a bola de vôlei de Náufrago.
  • Dudu acha uma garrafa com uma carta dentro, escrita "Help! Beatles 1965".
  • E.T. pede para usar o telefone.
  • No quadrinho final, a família de Perdidos no Espaço chega à ilha.

Lost[]

  • A página inicial copia a primeira cena de Lost, que tem Jack sendo acordado por Vincent.
  • Bugu repete o bordão de John Locke ("Não diga o que eu posso fazer!")
  • Os números da história são os que sucedem "Os números" de Lost (4, 8, 15, 16, 23, 42).
  • Zé Luís se veste de dinossauro por ser uma das teorias iniciais sobre a natureza do Monstro.
  • Do Contra sugere jogar golfe, enquanto na série Hurley cria um campo de golfe.
  • Capitão Feio revela uma passagem de avião, Sydney-Los Angeles, Voo 816.
  • Cebolinha pergunta se há dinamite no navio Rocha Negra - como é o caso do Black Rock no original.

Perguntas e Respostas[]

Como o especial é retratado sobre a série estadunidense Lost, o tema principal são os mistérios, e eles são revelados conforme os fatos vão sendo esclarecidos no decorrer da história.

  • Por que os personagens da Turma estavam numa ilha?
Eles foram parar lá pelo Capitão Picolé, que por ter sido esquecido por muitos anos, se revoltou e se vingou da turma, fazendo com que ficassem na ilha perdida para sempre e ele voltasse para civilização, para que então pudesse ser o personagem mais amado do Maurício.
  • Como eles chegaram lá?
Eles chegaram na ilha com a inovadora invenção do Capitão Picolé, denominada "Envelope Sugador e Teletransportador", onde consiste em um convite de festas, ele mandou um convite para cada personagem, que ao abri-lo foi rapidamente transportado para a ilha do Capitão Picolé.
  • Por que os destroços do avião?
Pra que a turma achasse que tudo foi um acidente, e achando que estavam perdidos na ilha, esperariam ajuda de seus pais, mas eles não iriam há ilha pois não sabiam onde seus filhos estavam.
  • Por que eles não lembravam de nada?
A Ilha tinha plantas que despejam uma fórmula de esquecimento temporário, portanto eles não lembravam como tinha chegado ali ao entrar em contato com a planta ou comê-la.
  • Quem era o "Monstro"?
Era Zé Luís fantasiado de Dinossauro, ele estava vestido de dinossauro pois achava que o convite era pra uma festa a fantasia, ele assustou a turma por sem querer ter engasgado com um chiclete, que por isso fazia um barulho estrondoso e assustador.
  • Quem era a "francesa" que cantava a música no rádio?
Era a própria Denise, se desconhece por qual motivo ela cantava em francês, se diz por ela mesma que a própria "pirou na batatinha", sua voz era ouvida no rádio por ele capitar a gravação de Denise cantando em seu celular, logo depois da música da Denise acabar, ouvia-se uma voz de outra pessoa mencionando em Francês os "Números Amaldiçoados" do Quinzinho.
  • Quem são Os Outros?
É um grupo de personagens antigos do Mauricio de Sousa, aparentavam estar assustadores pois estavam sujos de barro. Eles estavam na ilha pelo mesmo motivo da Turma, apesar de não aparecer frequentemente nas HQs como os restos dos personagens, eles apareciam de vez em quando, sendo uma ameaça para o Capitão Picolé em seu plano de ser o único personagem mais conhecido do Mauricio. Dona Morte estava presente no grupo, o motivo disso é desconhecido.
  • O Que são os Números Amaldiçoados?
São números de má sorte ditos pelo Quinzinho, na qual ele apresenta pela primeira vez em um jogo de xadrez, foi durante uma decisão de campeonato mundial infantil que ele perdeu para um desconhecido (Capitão Picolé). Como o Quin acostumava decorar todos os movimentos adversários mentalmente ele nunca se esqueceu da Jogada (Peão 5, Torre 9, Cavalo 16, Bispo 17, Rainha 24, e Xeque-Mate no Rei, na 43ª jogada, transformando-se nos "Números Amaldiçoados") levando em conta que ambos os números citados fizeram parte da trama por abrir a Caixa Preta.
  • Quem era o Vilão Misterioso?
Era o Capitão Picolé, que estava ressentido por ter sido "abandonado" pelo seu criador, portanto, se vingou da Turma que ficou famosa e ele esquecido na gaveta.

Curiosidades[]

Erros[]

  • Na página 38, o Boa Bola está colorido em sua primeira aparição na história - depois fica todo o tempo em preto-e-branco; na página seguinte, Mingão responde ao Cebolinha que ele, na verdade, é sépia, mas está retratado em preto-e-branco.
      • Como Boa Bola estava colorido em sua primeira aparição nessa HQ, ele também deveria estar colorido na página 52 onde recordava dos assuntos anteriores, no entanto ele permaneceu monocromático como nas outras páginas.
  • Estranhamente, Capitão Feio adquiriu o Senhor Uílson na pág. 47, e ambos foram nitidamente embora da ilha, apesar disso, Magali, durante o confronto com Capitão Picolé, deu Senhor Uílson para Quinzinho na pág. 72.
Advertisement