Turma da Mônica Wiki

Estamos sempre precisando de mais ajuda em nossos artigos. Se você é grande fã da Turma da Mônica Jovem e do Chico Bento Moço, ficaríamos muitos felizes que pudesse nos ajudar a catalogar muito mais sobre.

Faça parte você também. Crie sua conta hoje mesmo e contribua!

LEIA MAIS

Turma da Mônica Wiki
Registre-se
Advertisement

"Ousou desafiar a mim, "Lorde Coelhão"? Chegou o seu fim, mísero coelhinho..."
—Lorde ameaçando o Robozinho.[origem]

O Lorde Coelhão, dono de um exército de coelhos-androides chamados de Coelhoides, era o antigo conselheiro do rei de um distante planeta, a qual tentava há muito tempo casar-se com a Princesa Mimi, para ele se tornar o novo "Imperador" e governar a todos. Após ter sido derrotado pela Turma da Mônica, que ajuda o Robozinho a frustrar os planos do terrível vilão, o Lorde Coelhão começa a adquirir um ódio pelas crianças, tendo como palco o espaço para realizar peripécias maléficas junto ao seu aliado, o espião Zoiudo, que desempenha atividades de investigação para seu mestre por todo o universo. O Lorde conta com uma espaçonave gigantesca chamada "Nave-Mãe" de onde comanda sua tropa de servos-robóticos e, atualmente, depois de tantos fracassos pela galáxia, almeja destruir o planeta terra, eliminando a Mônica e os amigos dela do seu caminho.

Características e traços[]

"Eu, Lorde Coelhão, grande sabe-tudo, vou dominar esse planeta insípido e atrasado! Com minhas legiões de soldados-escravos, vou invadir e controlar cada canto habitado deste sistema solar!"
—O Coelhão, em toda a sua prepotência e loucura.[1]
Lorde Coelhão em 'A Emoção da Magia' - Cebolinha V2 N64 Panini

O Lorde Coelhão é mesquinho por natureza, cheio de sociopatia. É visto, por cada delito criminoso que faz, com uma ganância sem limites, mais ainda quando se comporta com um tom agressivo e impaciente, decretando ordens e querendo que elas sejam feitas bem depressa. É um líder malvadão, tem uma série de subordinados que fazem, aparentemente, tudo o que ele manda, formentando a fama que o Coelhão tem em chefiar e ser um general astuto, o que talvez o tenha influenciado na sua ambição em tornar-se o regente da galáxia, acreditando que é um "ser superior", claramente equivocado. Apesar de não soar ameaçador, com sua aparência de coelhinho azul felpudo, é impiedoso e misantrópico, sem quaisquer qualidades redentoras.

É meio desequilibrado, gosta de insultar e de humilhar os outros, principalmente quem está em cargos menores do que o seu, como o Zoiudo, desdenhando dos seus ajudantes para se manter como alguém intocável e a qual os empregados devam sentir medo. Ela não se envergonha em prejudicar a vida alheia para realizar suas vontades, esbanja soberba e é obcecado por vingança, reaparecendo diversas vezes ao encontro da turminha com um plano de revanche e, evidentemente, tem delírios de poder e onipotência, fantasiando situações onde é exageradamente reverenciado e indestrutível. Como visto em uma adaptação por Sam Hart, o Coelhão tem uma mente pertubada e inventa delírios imaginários em que consegue vencer à todos sem esforço, glorificando a sua "força" e "inteligência", quando na verdade, é involuntariamente detido por seus atos, nunca conseguindo concretizá-los.[2]

História[]

Lorde Coelhão

O Coelhão em sua versão original, no filme.

Em "As Aventuras da Turma da Mônica", o grande vilão tenta transformar a Terra em uma plantação de cenouras. Após emplacar uma batalha épica com o Cebolinha, acaba perdendo e é despachado para longe com a sua nave e seus comparsas.

Logo depois, apareceu em "A Princesa e o Robô". Apresentado como o conselheiro real de Cenourando, ele trapaceou para tentar se casar com a princesa Mimi, porém foi derrotado pelo Robozinho. Suas tentativas de dominação se estenderam até hoje, sempre determinado a acabar com a Turma da Mônica (que, comumente, frustra seus planos), retornou em "2001 - Uma Odisséia no Parque", tentando assumir o poder sobre o Parque da Mônica e vencer dentucinha, novamente perdendo. Em "Novos Desafios!", onde agora se chama Lorde Kamen, apelidado de Coelhão por Mônica, está mais poderoso e passa a dirigir o destino da galáxia.

Bastidores[]

Por trás-das-cenas[]

O Lorde Coelhão estreou no longa-metragem de 1982, "As Aventuras da Turma da Mônica", participando do segmento "O Império Empacota". Retornou na sequência cinematográfica um ano depois, em "A Princesa e o Robô", ambos os filmes sendo dublado pelo ator e locutor, Araken (Araquém) Saldanha.[3]

Poderes e Habilidades[]

Equipamentos[]

  • Pistola Empacotadora: É uma pistola que, ao atirar em alguém, transforma ela em um pacote de presente. Não transforma, na verdade, simplesmente empacota ele.
  • Espada de Boxe: De início parece uma espada para estocada, porém ela possui uma abertura que solta uma mola com luva de boxe e nocauteia o inimigo.
  • Bomba-Chá: É uma xícara de chá que fica na capa do Lorde Coelhão que, enquanto a pessoa está distraída bebendo o chá, explode.
  • Kraker: É um robô gigante que botava terror em Tobor, mas foi derrotado por Mônica, Cebola, Zephyrum, Cascão, Magali e Astronauta.

Técnicas[]

O Lorde Coelhão é do tipo vilão "estrategista", isto porque ele não possui nenhum porte físico para combate corpo-a-corpo como outros inimigos, além de também não ter habilidades de luta. Ele possui vários coelhos-robôs em sua tropa, conhecido como Coelhoides, e eles lutam por seu chefe. Ele também possui um subordinado chamado Zoiudo, que tem muitas vantagens por ser um pequeno ser (no formato de um lagarto) e ter olhos-câmera, que tudo o que vê vai para a Nave-Mãe de Lorde Coelhão.

Constrói várias máquinas, grande parte explosivas, para derrotar seus inimigos. Em 2001 – Uma Odisséia no Parque, ele cria um monolito para sugar a energia da Turma da Mônica e aos seus robôs. Pode-se ver que ele é ótimo em disfarces, pois enganou o pai de Mimi só usando a voz, e não aparecendo também com seu rosto ou corpo. Ele é também um espadachim de alto nível, e sua espada tem o formato de uma cenoura. Sua nave-mãe pode abduzir alguém e transformá-lo em um Bidu, como fez com Mauricio de Sousa.

Aparições[]

Turma da Mônica (Abril)[]

  1. As Aventuras da Turma da Mônica (1982) (primeira aparição)
  2. A Princesa e o Robô (1983)

Turma da Mônica (Globo)[]

  1. Parque da Mônica Nº 102 - 2001 Uma Odisséia no Parque
  2. Parque da Mônica Nº 117 - Império Contra a Vaca
  3. Mônica Nº 239 - Que fim levou o Sansão? (mencionado(a))
  4. A Volta do Capitão Feio!

Turma da Mônica (Panini)[]

  1. Parque da Mônica Nº 2 - Super-Horácio, o Retorno
  2. Mauricio de Sousa: Biografia em Quadrinhos
  3. Mauricio Apresenta Nº 8 - Os Doze Símbolos do Natal
  4. Clássicos do Cinema Nº 9 - Planeta de Coelhinhos
  5. Clássicos do Cinema Nº 27 - Lanterninha Verde
  6. Uma Aventura Olímpica com a Turma da Mônica
  7. Clássicos do Cinema Nº 38 - Os Vingadoidos
  8. Cebolinha Nº 54 - A Volta do Doutor Spam (mencionado(a))

Turma da Mônica (Panini V2)[]

  1. Turma da Mônica Nº 8 - O Poder da Imaginação

Turma da Mônica Jovem[]

  1. Turma da Mônica Jovem Nº 3 - Novos Desafios!
  2. Mônica Jovem Especial Nº 1 - Lembranças

Curiosidades[]

Lorde Coelhão em TMJ

Ele, em Tobor.

Referências

  1. MSP Novos 50 - Lorde Coelhão e o Pulsar, Pág. 149 (quadrinho 2 e 3)
  2. MSP Novos 50 - Lorde Coelhão e o Pulsar, Pág. 150 e 151
  3. Araken Saldanha no IMDb
Advertisement