Fandom

Wiki Turma da Mônica

Jotalhão

1 348 páginas
Nesta wiki
Adicione uma página
Discussão0 Compartilhar

Jotalhão
Jota.gif
Espécie: Elefante
Classe: Mamífero
Gênero: Macho
Primeira Aparição: 1962

Jota Matheus Elefantônio Moreira é um grande elefante verde, um dos personagens mais famosos da Turma da Mônica. É o protagonista da Turma da Mata, apesar de já ter aparecido algumas vezes inexplicavelmente no Bairro do Limoeiro.

OrigemEditar

Foi criado em 1962 para ser mascote do caderno de classificados do Jornal do Brasil. O jornal era conhecido como Jota, por isso escolheram para o mascote o nome de "Jotalhão", que seria um tipo de aumentativo de Jota. Quando foi publicada uma tira em que a Mônica o carregava por uma cordinha indo para casa dizendo que estava trazendo "Extrato Elefante". A tira era uma referência ao Extrato de Tomate Elefante da CICA. Com isso, a própria marca comprou seus direitos para usá-lo como mascote do seu comercial de TV, que ficou famoso. Jotalhão foi criado por Mauricio de Sousa sem ligação com a turma e para ser apens um mascote, mas depois se tornou o personagem principal da Turma da Mata, que até então era protagonizada pelo Raposão. Jotalhão é até hoje o garoto-propagando do Extrato de Tomate Elefante.

Turma da MataEditar

Depois de alcançar o sucesso, fãs pediram que Mauricio de Sousa introduzisse Jotalhão em seus quadrinhos. O elefante foi parar na Turma da Mata, onde logo ocupou um grande espaço e se tornou o protagonista das histórias. Ele é um grande amigo do Raposão, e ganhou até uma admiradora, a formiga Rita Najura.

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória