FANDOM

Ajuda
Jeremias
Jeremias em Lostinho
Informações de Fundo
Primeira Aparição
Bidu Nº 1 - O Ovo da Discórdia (17 de Março de 1960)
Negro, de roupas casualmente cinzas e rotineiro shorts combinando com os sapatos da mesma cor. Inteligente, esperto, divertido, simpático, sagaz, leal e engraçado.
Ocupação
Estudante
Afiliações
Turma da Mônica
Moradia
Casa na Rua do Limoeiro, Bairro do Limoeiro
Família
Pais do Jeremias

O Jeremias é um dos velhos amigos da Turma da Mônica, renomado pela sua perspicácia, fome de aprender e companheirismo, é um dos mais antigos personagens de Mauricio de Sousa, criado junto com seus parceiros de chuteiras: o Manezinho, o Titi e o Franjinha no ano de 1960, na extinta revista Zaz Traz, da Editora Continental. Com seu eterno bonezinho vermelho (na qual sempre usa por vergonha de mostrar sua quase carequinha de poucos fios crespos), Jeremias brinca, briga e às vezes corre da Mônica como todo mundo da Rua do Limoeiro, mantendo sua boa infânca feliz.

Ele faz parte da Turma do Bermudão junto com seus melhores amigos de 14 anos (sendo pois, um dos garotos mais velhos da Turma), e ganhou o apelido de "Jerê". Jeremias odeia ter seu boné arrancado, na esperança de sempre esconder o fato de ser meio careca, uma vergonha na qual seus orgulhosos pais nunca entenderam o motivo, por sempre instruírem o Jeremias a gostar dele do jeitinho que é, deveras isto, tal aspecto de sua vida foi perdendo espaço para a presença de um valoroso garoto negro. Adora um diálogo 'aí ', 'qualé', 'tipo assim'..., representando o fato de estar sempre ligado com o que acontece no mundo e a modernidade.

O fato de ser o primeiro personagem negro da Turma da Mônica, e um dos únicos fixos, demostra o poder que sua história participativa nos quadrinhos infantis da Turma formulou uma diversa representatividade. Com seu desenvolvimento militante, ganhou uma Graphic MSP de mesmo nome intitulada "Pele", lançada em 2018 por Rafael Calça, na edição especial, o personagem lida com o racismo, recheada de dor, superação, aprendizado e preparação para a vida.

CuriosidadesEditar

  • Faz aniversário no mês de agosto e é do signo de Leão
    • É evangélico, e torcedor assíduo do Esporte Clube Bahia.
  • De dezembro de 2013 a abril de 2016, Jeremias apareceu sem lábios. A partir dos gibis de maio de 2016, ele voltou a aparecer com lábios.