FANDOM

Jacira
Jacira.png
Informações de Fundo
Inspiração
Lenda tupi-guarani de uma índia chamada Jacira.[1]
Primeira Aparição
Chico Bento Nº 75,
O feio (Ed. Globo)
Cabelos longos, olhos escuros, pele negra e usa tanga amarela. Tímida e apaixonada.
Afiliações
Turma do Papa-Capim
Moradia
Oca na Aldeia da Floresta Amazônica
Amigos
Cafuné (interesse amoroso), Papa-Capim e Jurema
Objetivo
Namorar com seu amor e paixão, o Cafuné.

Jacira é uma indiazinha, da tribo do Papa-Capim, que encanta os corações dos indiozinhos e curumins da região, por ser muito bonita.[2]

O mais apaixonado por Jacira é o Cafuné, que gosta dela e, mais tarde, os dois tem um interesse amoroso. Ela apareceu pela única vez em Chico Bento Nº 75, da Editora Globo, na historinha "O Feio".

Características e traços

Jacira é considerada a indiazinha mais bonita da tribo em que o Papa-Capim mora, até mais bonita que a Jurema, na qual, talvez, pode ser amiga dela. A beleza de Jacira encanta muitos indiozinhos e curumins da tribo, principalmente o Cafuné, que é apaixonado por ela.[3]

Jacira é bastante semelhante as outras índias da região amazônica, com olhos e cabelos escuros e pele negra. Ela costuma usar uma tanga amarela e, ao contrario de certas índias, tem cabelos longos. Jacira é tímida, e também apaixonada pelo Cafuné, um indiozinho grande amigo de Papa-Capim.[3] [4]

Historia

O feio

Jacira aparece pela única vez em Chico Bento Nº 75, da Editora Globo, na historinha "O Feio". Ela está observando a floresta quando é surpreendida pelo Cafuné, que se aproxima e a oferece um abacate, no entanto, Jacira foge, e Cafuné, sem entender, se pergunta o porque dela se afastar dele.[5] Lamentando perto do rio, ele se vê no reflexo e se assusta, percebendo que é feio e narigudo, e vê que é este o motivo pelo qual Jacira foge dele. Papa-Capim, observando seu amigo, resolve ajudá-lo, trazendo tintas para fazer uma pintura no rosto do Cafuné, que, depois de enfeitado pelo Papa-Capim, fica mais feio do que era antes, que até desmaia ao ver o resultado.[6]

Jacira e Cafuné em Chico Bento 75.png

Cafuné revelando seu amor por Jacira.

Depois de pedir ajuda até do Pajé, que dá errado, Cafuné resolve parar com isso. No entanto, Papa-Capim apoia seu amigo a falar com Jacira, falando que o Cafuné é sincero, bondoso e corajoso, e por isso a aparência é o de menos. Cafuné então toma iniciativa e vai em direção de Jacira para falar com ela.[7] Se aproximando dela com um buquê de flores, Jacira já se prepara para fugir, mas Cafuné fala para ela não correr e aceitar as flores, pois representam tudo que ele sente por ela.[3]

Jacira e Cafuné juntos em Chico Bento 75.png

Jacira e Cafuné juntos, com o Papa-Capim do lado deles, não entendendo essa relação...

Nessa hora, sai uma abelha das flores e pica o nariz dela, entristecendo o Cafuné, que se aproxima do Papa-Capim e fala que depois dessa, a Jacira não vai querer mais nada com ele. Mas, para a surpresa deles, ela volta e pergunta se pode ficar do lado do Cafuné, dizendo que, por ser tímida, não se aproximava dele, mas agora com o nariz inchado pela picada e tão feia quanto ao Cafuné, ela viu que não tinha motivo para sentir vergonha já que ele era apaixonado por ela até desse jeito, e aí, finalmente, eles começaram a namorar, terminando sua aparição na historinha.[4]

Aparições

A Turma da Mônica Wiki tem uma coleção de Imagens sobre:
Cebolinha tirando Fotos.png

Turma da Mônica (Editora Globo)

  1. Chico Bento Nº 75 - O feio (Única aparição) [8]

Curiosidades

  • Jacira é realmente um nome de origem indígena! Que, para os índios da tribo tupi-guarani, significava "Lua", de "Jaci", e "Bonita" de "Ra", ou seja, "Lua Bonita".[9] O mais curioso é que existia uma lenda na qual uma índia também chamada Jacira ficou apaixonada por um valente guerreiro da sua tribo, mas foi abandonada e acabou morrendo.[1]
    • É bem possível de que a Jacira da Turma do Papa-Capim tenha sido inspirada nessa Jacira da lenda dos índios tupis, já que ambas eram bastante bonitas, de cabelos longos e apaixonantes, até a história delas de gostarem por um índio é parecida. A diferença é que a Jacira da Turma do Papa-Capim conseguiu ficar com o Cafuné, que também era muito apaixonado por ela (e passou por muitas confusões para conseguir ficar junto dela, e felizmente, ele conseguiu!).

  1. 1,0 1,1 Aparecida Pereira, Danielle (3 de julho de 2010). Definição de Jacira Dicionário inFormal.
  2. A definição e características da personagem foram retiradas da "Get Back - Personagens".
  3. 3,0 3,1 3,2 Chico Bento Nº 75 (Editora Globo) - O feio, Pág. 24 (quadrinho 1 ao 3)
  4. 4,0 4,1 Chico Bento Nº 75 (Editora Globo) - O feio, Pág. 24 (quadrinho 5 ao 8)
  5. Chico Bento Nº 75 (Editora Globo) - O feio, Pág. 19 (quadrinho 1 ao 5)
  6. Chico Bento Nº 75 (Editora Globo) - O feio, Pág. 21 há 22 (quadrinho 1 ao 13)
  8. Primeira e única aparição conhecida até à data, incluindo flashbacks.
  9. Jacira também pode significar "Doce Lua" ou "Lua de Mel", todas sendo corretas, já que na cultura da tribo tupi-guarani, era falado que uma lua chamada de Jacira (que era uma divindade bonita e suave), ficava na forma de uma lua bastante brilhante para iluminar a floresta escura á noite, protegendo os índios que, olhando o céu, a lua afastava o medo da escuridão e os animais selvagens dos guerreiros.

Também no FANDOM

Wiki aleatória