Fandom

Wiki Turma da Mônica

Ingazinho

1 348 páginas
Nesta wiki
Adicione uma página
Discussão0 Share

Ingazinho
Informações de Fundo

Ingazinho apareceu no gibi promocional Ingazinho e a Turma da Mônica - Maringá: A Cidade do Futuro.

Ingazinho é inteligente e esperto, apesar da alegria dele de morar em Maringá, Ingazinho sempre fica chateado e triste ao observar vandalismos na cidade em que vive, por isso, ele tem como objetivo alertar as crianças sobre a importância em vigiar o patrimônio público.

Ingazinho tem cabelo castanho e pele clara, seu tamanho é igual ao de todos da Turma, junto com a sua idade, 7 anos. Ele usa uma camiseta branca, onde, no centro, há a letra "M" de Maringá da cor vermelha (curiosamente, a letra muda constantemente para "I" de Ingazinho/Ingá).

Ele também usa um boné amarelo com a letra "M" (na HQ, em baixo da letra "M" está escrito Maringá), ele usa também um shorts preto (que muda aleatoriamente para azul) e um tênis da cor vermelha com detalhes brancos.

Com seu carisma e companheirismo com a cidade de Maringá, Ingazinho se tornou a motivação principal das campanhas institucionais do Município. Ingazinho é tranquilo, simpático e divertido, ele também demostra compaixão com todos os moradores da cidade. Sua experiência como líder também é visto na HQ, para o bem da cidade e de todos os indivíduos, Ingazinho fala que a Turma deve zelar pelo o que é nosso, e fala várias maneiras de como cuidar bem do patrimônio.

HistóriaEditar

Maringá: A Cidade do FuturoEditar

Em sua primeira aparição, Ingazinho é visto chamando Mônica pela manhã, depois de acordada, Mônica pergunta o porque de Ingazinho ter a chamado, ele fala para ela juntar toda a turma para cuidar de Maringá, apesar de Mônica falar que a cidade está em bom estado.

Depois de chamar Cascão, Cebolinha e Magali, todos vão de bicicleta para a cidade, durante a caminhada, Ingazinho fala sobre os cuidados de Maringá com os seus habitantes, apesar de em algumas ocasiões, é visto vandalismo e desprezo com a cidade. Após chegarem ao parque, Ingazinho mostra os animais a turma e também os belos lugares em volta.

Cartão de natal ingazinho.jpg

Cartão postal de Natal em 2005, com a imagem do Ingazinho.[1]

Logo depois ele fala que o que mais gosta da cidade é que todos os seus habitantes, até mesmo as famílias carentes, tem suas casas para morar em Maringá, e logo apresenta as creches da cidade.

Ele também mostra o melhor nas escolas e na universidade, mas fala que alguns habitantes da cidade não mostra zelo com o que tem, e por isso ele chamou toda a turma, ele quer uma campanha de defesa para Maringá, dando conselhos de como zelar com o que é seu.

Depois de várias coisas consertadas, a cidade de Maringá fica agradável novamente, e logo, Ingazinho leva a turma para conhecer a bela praça da catedral, terminando a história.

Outras apariçõesEditar

Além da HQ "Ingazinho e a Turma da Mônica - Maringá: A Cidade do Futuro", que foi a principal aparição do personagem, Ingazinho já apareceu em um cartão postal de natal em 2005.[1] Atualmente, Silvio Barros II começou a usar a imagem do Ingazinho em eventos e, inclusive, nos caminhões de lixo da cidade, etc.

Criação e concepçãoEditar

Ingazinho foi criado sobre um contrato firmado entre a administração municipal de Maringá e os Estúdios Mauricio de Sousa, a criação de Ingazinho teve como objetivo torna-lo a principal motivação das campanhas institucionais do Município de Maringá e a preservação do patrimônio público.[2] Ingazinho atualmente é o símbolo gráfico oficial da cidade.[3] [4]

De acordo com a Lei 2921/91, de 11 de setembro de 1991, institui Ingazinho como personagem gráfico oficial do município de Maringá, sendo que cópias de terceiros são proibidas e a caracterização dos desenhos exemplificativos fazem parte somente a Maringá, sendo que sua utilização deve-se de um contrato com o município.[4]

Ingazinho em desfile.png

Caracterização do Ingazinho, sendo utilizado em um desfile, em Maringá.

A caracterização de Ingazinho foi desenvolvida por Mauricio de Sousa durante a administração de Ricardo Barros, há mais de 20 anos, o documento firmado entre a MSP e Ricardo continha o uso do personagem com alguns cuidados. Atualmente, Silvio Barros II começou a usar a imagem do Ingazinho em eventos e, inclusive, nos caminhões de lixo da cidade, etc.

DescriçãoEditar

Com vistas a reforçar a imagem de Maringá como um oásis de prosperidade no Estado do Paraná. (…) Apresenta uma nítida intenção didática que busca educar a população a partir das faixas etárias vinculadas ao ensino fundamental e reforçar a ideia de Maringá como "Cidade Verde", lugar de excelente qualidade de vida.[1]

Ingazinho é descrito como um personagem que incentiva as crianças de como cuidar bem de seu patrimônio público, ou seja, o lugar de onde mora. Foi, verdadeiramente, a mascote da cidade durante a administração do prefeito Ricardo Barros (1989-1992), que hoje é deputado federal.

Depois de tempos esquecido da existência de Ingazinho, a imagem do personagem voltou a ser usada em eventos maringaenses nos últimos anos. Curiosamente, o prefeito de Maringá, hoje, é Silvio Barros II, irmão de Ricardo.

ApariçõesEditar

Turma da Mônica (gibis promocionais)Editar

  1. Ingazinho e a Turma da Mônica - Maringá: A Cidade do Futuro (Única aparição) [5]

  1. 1,0 1,1 1,2 T., Gustavo (23 de dezembro de 2008). Feliz Natal (em português) Maringá, Maringá. Visitado em 27 de setembro de 2014.
  2. Criaçăo do Ingazinho (em português) Ricardo Barros. Visitado em 27 de setembro de 2014.
  3. Lei Municipal nº 2.921/1991 (em português) Secretaria de Cultura. Visitado em 28 de setembro de 2014.
  4. 4,0 4,1 Lei Nº 2921/91 (pdf) (em português) Prefeitura do Município de Maringá (2009). Visitado em 27 de setembro de 2014. "Institui o "INGAZINHO" como personagem gráfico oficial do Município de Maringá."
  5. Primeira e única aparição conhecida até à data, incluindo flashbacks.

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória