FANDOM

Ajuda
Franjinha
Franjinha
Informações de Fundo

Franjinha é um dos protagonistas nas histórias da Turma da Mônica, bastante esperto e inteligente, tem 12 anos e mora também no Bairro do Limoeiro, junto a todos os seus amigos.

Franja é conhecido como o cientista da Turma por sua curiosidade e talento na área científica, onde vive criando inventos malucos em seu próprio Laboratório que, às vezes, até dão certo. Integra diversos grupinhos, desde o Clubinho dos Meninos, como um dos principais organizadores (sendo que quase nunca participa dos Planos Infalíveis feitos no Clube, mas costuma ajudar o Cebolinha e o Cascão quando eles pedem a cooperação dos Inventos do Franjinha em seus Planos), além de, juntamente com TitiJeremias e Manezinho, ter formado a Turma do Bermudão, que só participa os "pré-adolescentes".

O garoto loiro costuma inventar máquinas (a maioria delas do Tempo) e fórmulas, fazendo várias pesquisas científicas, geralmente encomendados pela turma e que quase sempre dão errado! É também apaixonado pela talentosa Marina, e vive bolando planos para conquistá-la. Inspirado no próprio Mauricio de Sousa quando era criança, Franjinha é dono do Bidu e foi um dos primeiros personagens criado por ele. Nunca foi revelado seu nome verdadeiro, sendo apenas chamado de Franjinha ou Franja por causa de seu penteado.

Franjinha com seu jaleco

Em geral está usando uma camisa vermelha e um short preto, as vezes com um jaleco branco quando está preparando seus inventos. Quando está com a Turma do Bermudão, ele usa roupas mais descoladas e modernas e uma bermuda longa.

Voz BrasileiraEditar

Franjinha é dublado por Orlando Viggiani, depois Sibele Toledo no Brasil. na Turma da Mônica Jovem é dublado por Rodrigo Andreatto. A partir do Cinegibi 6, Franjinha será dublado por Thiago Longo.

CuriosidadesEditar

  • Seu nome em inglês é Franklin.