Wikia

Wiki Turma da Mônica

Episódios da Turma da Mônica

Discussão0
1 103 pages em
Este wiki

A seguir a lista de episódios da Turma da Mônica, com ano, sinopse e VHS ou DVD em que foi lançado.

1ª Temporada: 1977 a 1982

Feliz Natal pra todos!

Ano: 1977

Sinopse:  A turma espera ansiosa pelo Natal, mas percebe que suas casas não possuem chaminé para receberem o Papai Noel. Com a ajuda de Anjinho, eles resolvem construir uma chaminé.

Notas: A primeira animação da Turma da Mônica, exibida pela Rede Globo como Especial de Natal de 1977. Observação: a Magali não aparece no episódio, pois não era tão popular na época.

O Plano Infalível

Ano: 1982

Sinopse: Cebolinha tenta bolar o plano perfeito para derrotar a Mônica e para isso recorre à ajuda dos personagens da turma, um de cada vez, sempre sem sucesso.

VHS: As Aventuras da Turma da Mônica

Notas: Considerado por alguns fãs o primeiro episódio oficial da Turma da Mônica. Conforme o episódio, os personagens vão se apresentando com suas músicas-temas.

Um Amor de Ratinhos

Ano: 1982

  • Sinopse: A turma está numa festa a fantasia e Mônica está fantasiada de ratinha. Quando procura Franjinha em seu laboratório, ela acaba acidentalmente acionando sua máquina encolhedora e após ficar minúscula é confundida por todos com uma rata de verdade. Depois de se meter em várias confusões, Mônica desperta a paixão de um ratinho do seu tamanho. No final, porém, Mônica volta a seu tamanho original e o ratinho se entristesse, mas acaba conhecendo uma outra ratinha, uma que usa uma aparencia igual a da Mônica.

VHS: As Aventuras da Turma da Mônica

A Ermitã

Ano: 1982

Sinopse: Mônica se decepciona com o comportamento da turma, que ultimamente a tem tratado com indiferença e frieza. Ela então resolve se tornar uma ermitã e morar sozinha nas montanhas. O que ela não sabia é que tudo era um plano da turma para comemorar um ano após a mudança da amiga para o Bairro do Limoeiro. Desesperados com a ausência da Mônica, todos resolvem resgatá-la nas montanhas.

VHS: As Aventuras da Turma da Mônica

O Império Empacota

Ano: 1982

Sinopse: Mônica e Cebolinha são capturados por um exército de extra-terrestres e vão parar na nave espacial do Lorde Coelhão. Eles tentam fugir, mas os andróides empacotam a Mônica em uma espécie de embalagem para presente, e Cebolinha deve derrotá-los sozinhos. No final, eles embarcam de volta para casa em uma nave em forma de coelho.

VHS: As Aventuras da Turma da Mônica

Notas: Esta é a primeira aparição de Lorde Coelhão e de seu exército de coelhóides. O título do episódio é uma paródia do filme O Império Contra Ataca, sucesso de 1980 e um dos pioneiros de ficção científica.

2ª temporada: 1983 a 1986

A Princesa e o Robô

Ano: 1983

Sinopse: Em um planeta distante, um robozinho é atingido pelo raio da lendária estrela Pulsar e ganha um coração. Ele resolve pedir a mão da Princesa Mimi em casamento, mas descobre que seu coração pulsa em um planeta distante. O Robozinho então conta com a ajuda da turminha para encontrar seu coração e derrotar o malvado Lorde Coelhão que também pretende desposar da princesa.

VHS: A Princesa e o Robô

Notas: O episódio é o primeiro longa-metragem da Turma da Mônica e foi lançado nos cinemas em 1983. Nele vemos a volta do Lorde Coelhão e seus exército de coelhóides, que dessa vez estão morando no planeta Cenourando.

Oh, que dia...

Ano: 1986

Sinopse: Tudo que o Cebolinha quer é viver um dia perfeito, mas está difícil encontrar paz no Bairro do Limoeiro.

VHS: As Novas Aventuras da Turma da Mônica

Como Treinar Seu Cão

Ano: 1986

Sinopse: Cebolinha usa um manual para treinar Floquinho ao ataque e conseguir então derrotar a Mônica, mas na hora de atacar o Floquinho estraçalha o espantalho com que treinou, enquanto a Mônica dá boas coelhadas no Cebolinha.

O Vampiro

Ano: 1986

Sinopse: O Conde Drácula sai do seu caixão para aterrorizar o Bairro do Limoeiro. Ele vai em direção à casa da Mônica onde ela assiste um filme de terror com o Cebolinha, mas com essa turma do barulho nem ele aguenta e atormentado foge de volta para seu descanso eterno.

A Fonte da Juventude

Ano: 1986

Sinopse: Franjinha, Titi, Jeremias, Manezinho e Cebolinha vão acampar em um bosque, mas este último acaba descobrindo a lendária Fonte da Juventude quando sai para buscar água. Em uma confusão, Cebolinha acaba fazendo com que os outros bebam da água da fonte e virem bebês.

O Último Desejo

Ano: 1986

Sinopse: Cebolinha apronta com a Mônica e, antes desta lhe dar uma coelhada, ele implora por um último desejo: que ela atenda a todos os seus pedidos.

O Monstro da Lagoa

Ano: 1986

Sinopse: Chico Bento vai pescar em uma lagoa mas acaba encontrando uma enorme criatura que sai da água ao ser perturbada pelos banhistas. O caipirinha acaba fazendo amizade com o monstro, mas um líder militar exige que o monstro seja exterminado. Chico Bento faz de tudo para impedir, mas no final o monstro termina engessado.

Notas: Este é o primeiro episódio estrelado pelo Chico Bento.

Cascão no País das Torneirinhas

Ano: 1986

Sinopse: Cascão vai parar em um mundo povoado por torneiras, mangueiras, chuveiros, baldes entre outros objetos associados à água. Todos querem molhá-lo e ele fica apavorado. No final, era tudo um sonho mas Cascão descobre que molhou o colchão.

Notas: O título é uma paródia do clássico Alice no País das Maravilhas.

O Grande Show

Ano: 1986

Sinopse: Querendo enganar a Mônica, Cebolinha e Cascão apresentam um show de mágica com truques forjados. No final, eles ficam nus e acabam não apanhando da Mônica, mas levam boas chineladas de suas mães.

3ª temporada: 1986 a 1987

A Gruta do Diabo

Ano: 1986

Sinopse: Para provar a Anjinho que não têm medo de nada, Cascão e Cebolinha decidem entrar na tenebrosa Gruta do Diabo. Lá eles encontram o inferno e vários diabinhos, mas depois conseguem fugir. No final, é revelado que foi tudo um plano do próprio Anjinho para dar uma lição nos meninos, e que todos os diabos eram anjos fantasiados.

VHS: Mônica e a Sereia do Rio

Jacaré de Estimação

Ano: 1986

Sinopse: Um filhote de jacaré foge do zoológico e vai parar na casa do Cebolinha, que acredita ser uma lagartixa. Ele resolve adestrá-lo e o chama de Onofre, mas conforme o tempo passa Onofre vai crescendo e se torna um enorme jacaré, amedrontando todos. Só no final Cebolinha se dá conta mas tem que devolvê-lo para o zoológico.

VHS: Mônica e a Sereia do Rio

O Tocador de Sinos

Ano: 1986

Sinopse: Quasimodo é um corcunda tocador de sinos, mas acaba fugindo da igreja onde trabalha e é encontrado pelo Cascão e Cebolinha, que acabam o transformando em uma atração musical. 

VHS: Mônica e a Sereia do Rio

Notas: É uma paródia do clássico O Corcunda de Notre Dame.

A Sereia do Rio

Ano: 1986

Sinopse: Em uma bela manhã de verão Mônica e Cebolinha saem para pescar. Inusitadamente Mônica acaba pescando uma sereiazinha e Cebolinha pensa em transformá-la em uma estrela da televisão e do cinema.

VHS: Mônica e a Sereia do Rio

Quero Entrar!

Ano: 1987

Sinopse: Seu Cebola quer entrar em casa, mas acaba perdendo as chaves. Ele faz de tudo para entrar, mas se mete em confusões absurdas.

VHS: O Bicho-Papão e Outras Histórias

Montanha Suja

Ano: 1987

Sinopse: Cascão é um dos poucos fãs de um lutador de boxe chamado Montanha Suja. Sem muita credibilidade a princípio, ele consegue transformar seu ídolo em um grande astro.

VHS: O Bicho-Papão e Outras Histórias

O Bicho-Papão

Ano: 1987

Sinopse: Cebolinha e Cascão vão acampar e acabam encontrando na mata um pequeno monstrinho chamado Papãozinho. Eles conseguem caçá-lo, mas depois de ouvirem o que Papãozinho tem a dizer, sentem remorso e libertam-no.

VHS: O Bicho-Papão e Outras Histórias

O Ogro da Floresta

Ano: 1987

Sinopse: Em uma época medieval, a princesa Mônica é raptada por um terrível ogro da floresta e o cavalheiro Cebolinha é escolhido para resgatá-la. A princesa é tão exigente com o ogro, que ele a devolve pessoalmente para o reino.

VHS: O Bicho-Papão e Outras Histórias

4ª temporada: 1988 a 1990

Súper-Heróis

Ano: 1988

Sinopse: Mônica e Cebolinha brincam de super-heróis, mas acabam se envolvendo com bandidos diverdade. No final, Mônica consegue derrotar os bandidos e eles se tornam notícia de jornal.

VHS: Turma da Mônica e a Estrelinha Mágica

Um Dia de Cão

Ano: 1988

Sinopse: Cansados de suas responsabilidades diárias, Cebolinha e Cascão desejam ser cachorros pensando que assim levariam uma vida sem problemas. O desejo é concedido por uma fada, mas os dois acabam indo parar num canil onde se metem em várias confusões.

O Detetive

Ano: 1988

Sinopse: Cebolinha está bancando Sherlock Holmes e é procurado pela Mônica para investigar o desaparecimento de seu coelhinho. No final, ele descobre que o coelhinho estava na lavanderia após ter se sujado.

A Estrelinha Mágica

Ano: 1988

Sinopse: A estrelinha de Belém cai do céu e é encontrada pela Mônica, que a ajuda a voltar para o céu antes que chegue o Natal, junto com Cebolinha.

O Natal de Todos Nós

Ano: 1989

Sinopse: Toda a turma conta como passa o Natal.

VHS: O Natal de Todos Nós

O Causo do Burrico

Ano: 1990

Sinopse: O burrico do Chico Bento empacou e agora ele tentará de tudo para fazê-lo seguir de volta o caminho.

VHS: Chico Bento, Óia a Onça!

O Causo das Formigas

Ano: 1990

Sinopse: Chico Bento tenta de tudo para se livrar de um enorme formigueiro, mas é sempre superado por elas.

VHS: Chico Bento, Óia a Onça!

O Causo dos Sapos

Ano: 1990

Sinopse: Rosinha deixou sua bola cair num lago cheio de sapos, e agora terá que superar seu nojo para resgatá-la.

VHS: Chico Bento, Óia a Onça!

O Causo do Ovo

Ano: 1990

Sinopse: Chico Bento sonha que acordou dentro de um ovo de galinha e depois de sair se mete em várias confusões no tamanho de um pintinho.

VHS: Chico Bento, Óia a Onça!

O Causo da Melancia

Ano: 1990

Sinopse: Chico Bento vai roubar uma melancia do Nhô Lau, mas quando é quase flagrado entra dentro da melancia e acaba se encrencando.

VHS: Chico Bento, Óia a Onça!

O Canto do Sabiá

Ano: 1990

Sinopse: Chico Bento tenta capturar um sabiá, mas quando consegue sente remorso e o liberta novamente, aprendendo a ouvi-lo diretamente da natureza.

VHS: Chico Bento, Óia a Onça!

A Verdade Dói!

Ano: 1990

Sinopse: Depois de se arrepender por contar tantas mentiras, Chico Bento promete ao padre que dali em diante só falará a verdade. Mas, sua sinceridade exagerada acaba não correspondendo às espectativas dos outros.

VHS: Chico Bento, Óia a Onça!

Óia a Onça!

Ano: 1990

Sinopse: Chico Bento e Zé Lelé vão catar goiabas no meio da floresta. Chico avisa para Zé que, caso uma onça apareça, ele grite bem alto "-Óia a Onça!". Depois de perder a paciência com vários alarmes falsos, Zé Lelé grita pela última vez e Chico não dá ouvidos. Quando volta, Chico se depara com uma onça de verdade e acha que Zé Lelé foi engolido por ela, quando na verdade fugiu antes com medo do primo não socorrê-lo.

VHS: Chico Bento, Óia a Onça!

5ª temporada: 1995 a 1996

Algo Verde, Mole e Pegajoso!

Ano: 1995

Sinopse: Sem perceber, Mônica senta em algo verde, mole e pegajoso e não quer nem saber do que se trata de tanto nojo. Pensando ser um sapo, Mônica passa por vários constrangimentos na frente de seus amigos.

VHS: Quadro a Quadro

Branca de Fome e os Sete Anões

Ano: 1996

Sinopse: Em um conto de fadas, a madrasta má da Magali faz com que ela se perca na floresta e fique branca de tanta fome. Ela acaba se hospedando na casa de sete anões mas come tudo o que há lá dentro.

VHS: Quadro a Quadro

Tá morto... Ou não tá?!

Ano: 1996

Sinopse: Em uma brincadeira de bangue-bangue, Cascão "morre" e sai do jogo, mas insatisfeito procura outros jogos em que ele sobreviva, mas "morre" em todos. Depois, Cascão cria sua própria brincadeira em que ele "mata" tudo e todos, mas depois de "matar" todos os seus amigos ele percebe que não sobrou mais ninguém pra brincar com ele.

VHS: Quadro a Quadro 

Game ao Vivo

Ano: 1996

Sinopse: Visitando o primo na roça, Zeca sente falta do video-game que costumava brincar em sua casa na cidade grande. Chico então mostra pra ele que os desafios da roça podem ser como um grande "game" ao vivo.

VHS: Quadro a Quadro

6ª temporada: 1997 a 1999

O Mônico

Ano: 1997

Sinopse: Cebolinha usa um tônico capilar fabricado pelo franjinha, mas seus cabelos acabam crescendo em volume, se assemelhando com o penteado da Mônica. Ele então se faz passar por ela para ter um dia como dono da rua.

VHS: O Mônico e Outras Histórias

Como Atravessar a Sala

Ano: 1997

Sinopse: Mônica acaba de sair do banho, e precisa ir até o quarto buscar suas roupas, do outro lado da sala. O problema é que na sala estão Cebolinha, Cascão e Ronaldinho, o paquera da Mônica que a esperam em seu sofá. Ela então tentará atravessar a sala só de toalha sem que eles percebam.

VHS: O Mônico e Outras Histórias

Chico Bento no Shopping

Ano: 1997

Sinopse: O primo do Chico Bento o leva para um shopping center. Bicho do mato, Chico acaba se perdendo no shopping e se mete em várias confusões.

VHS: O Mônico e Outras Histórias

Ser Criança

Ano: 1997

Sinopse: Frank quer saber de suas origens e para isso procura seu pai, um cientista maluco. Ele explica como Frank nasceu, e o monstro, inconformado se lamenta por nunca ter sido criança. No final ele conhece uma moça no caminho e com ela se casa e tem um filho.

VHS: O Mônico e Outras Histórias

Notas: O primeiro episódio a estrelar a Turma do Penadinho.

O Plano Sangrento

Ano: 1998

Sinopse: Cascão e Cebolinha bolam um plano sangrento para aterrorizar a Mônica: quando são atingidos pela coelhada, espalham ketchup pelo corpo para parecer sangue e encher a Mônica de culpa. No final, ela descobre tudo e os dois se enjoam de ketchup.

VHS: O Plano Sangrento e Outras Histórias

Na Roça é Diferente!

Ano: 1998

Sinopse: Zeca vai passar as férias no sítio do primo Chico Bento e aprende muitas experiências na roça, que acaba usando na cidade grande.

A História do Galo Ataliba

Ano: 1998

Sinopse: Ataliba é o galo cantor do Chico que envelhece e perde o dom do canto. Um pintinho nascido de chocadeira aparece e é criado por Ataliba. Os dois se tornam grandes amigos, até que Ataliba morre e o pintinho, agora um galeto, assume seu posto de galo cantor e recebe o mesmo nome de Ataliba.

Procurando o Amor

Ano: 1998

Sinopse: Depois de ser abandonado pela Ritinha, Astronauta procura sua alma gêmea em pleno espaço sideral, mas não consegue encontrar a parceira ideal.

Notas: O primeiro episódio estrelado pelo Astronauta.

Duelo de Quadrinhos

Ano: 1998

Sinopse: Cebolinha e Cascão competem criando seus próprios heróis de histórias em quadrinhos.

O Estranho Soro do Dr. X

Ano: 1999

Sinopse: Confundindo com refrigerante, Cebolinha acaba bebendo do soro do Dr. X, um cientista maluco. Ele acaba ficando invisível e se mete em várias confusões, mas depois tenta se aproveitar disso para derrotar a Mônica.

VHS: O Estranho Soro do Dr. X e Outras Histórias

Coisa de Louco

Ano: 1999

Sinopse: Em uma partida de futebol, os meninos deixam a bola cair do outro lado do muro de um casa, e sobra para Cebolinha ir buscar. Porém, o dono da casa é completamente maluco e Cebolinha vive situações absurdas dentro da casa dele onde tudo pode acontecer.

Notas: O primeiro episódio estrelado pelo Louco.

Comida Fresca

Ano: 1999

Sinopse: Faminto, Zé Vampir percebe que sua geladeira está completamente vazia e resolve chamar o conserto de geladeiras, mas suas verdadeiras intensões com a funcionária são outras.

No Zoológico

Ano: 1999

Sinopse: Seu Cebola leva a turminha para visitar o jardim zoológico, mas eles aprontam várias e se metem em confusões com os animais e acabam sendo expulsos.

A Ilha Misteriosa

Ano: 1999

Sinopse: Cebolinha foge da coelhada da Mônica, mas os dois acabam indo parar em alto mar e quando percebem estão em uma ilha selvagem onde pensam que vão ficar pelo resto de suas vidas. Mas, no final, descobrem que não tratava-se de uma ilha, e sim de outro pedaço da praia.

VHS: A Ilha Misteriosa e Outras Histórias

Chico Mico

Ano: 1999

Sinopse: Um macaco foge do circo e se faz passar pelo Chico Bento.

Regras e Exceções

Ano: 1999

Sinopse: A família da Magali se muda para um prédio, em que não é permitida a entrada de animais. Mas, Magali não quer abandonar o Mingau e o esconde em seu apartamento.

Mingau com Chuva

Ano: 1999

Sinopse: Em uma noite chuvosa, a Magali quer preparar mingau bem quentinho, mas seu gato Mingau pensa que ela vai matá-lo para depois cozinhá-lo.

7ª temporada: 2000 a 2003

Feliz Natal pra Todos!

Ano: 2000

Sinopse: O Papai Noel chega de fininho na casa da turma e traz para eles lindos presentes.

Notas: É uma refeitura do primeiro episódio homônimo da Turma da Mônica, de 1977. Foi exibido no Especial de Natal da Rede Globo de 2000.

Eu sou...

Ano: 2003

Sinopse: A apresentação de todos os personagens da Turma da Mônica.

VHS: Grandes Aventuras da Turma da Mônica

Era uma Vez...

Ano: 2003

Sinopse: A turminha está brincando de Faz-de-Conta, mas a brincadeira acaba tomando rumos absurdos de acordo com a vontade de cada um.

Um Dia no Circo

Ano: 2003

Sinopse: A Mônica persegue o Cebolinha até eles chegarem num circo, onde geram grandes confusões com os artistas.

O Guarda-Chuva Voador

Ano: 2003

Sinopse: O Cascão pega por engano um guarda-chuva voador do laboratório do Franjinha, mas o guarda-chuva também tem medo de água.

Bichinhos sem Pelúcia

Ano: 2003

Sinopse: A Mônica leva o Monicão para ser tosado, mas ele acaba ficando com um corte ridículo. O Cebolinha aparece bem na hora com o Floquinho, e a Mônica tenta fazer com que ele não veja e caçoe da aparência do Monicão.

Perdidos no Meio do Nada

Ano: 2003

Sinopse: Cascão, Cebolinha e Seu Antenor vão sair para tomar sorvete, mas se perdem e vão parar em um lugar deserto no meio do nada. No final, descobrem que estavam em um set de filmagem.

Um Doente, sua Irmã e o Grande Campeonato de Cuspe à Distância!

Ano: 2003

Sinopse: Xaveco fica doente no dia do grande campeonato de cuspe à distância do bairro. Para encobertá-lo, Cebolinha e Cascão se fazem passar por ele para receberem a hospitalidade da irmã dele, a bela Xabéu.

Notas: Primeira aparição da Xabéu.

Um Natal Glacial

Ano: 2003

Sinopse: O Papai Noel é sequestrado no dia do Natal pelo terrível Titio Glacial, que o substitui em seu posto. Mas, a alegria do vilão dura pouco se depender da turminha.

8ª temporada: 2004 a 2007

Em Busca do Nariz de Isabelle

Ano: 2004

Sinopse: Mônica está montando um quebra-cabeça, mas fica fula da vida quando falta a última peça: o nariz de Isabelle. Ela então procura o Sr. Ding Ling, o vendedor e descobre que a última peça do quebra-cabeça do retrato de Isabelle está escondida no subsolo do Bairro do Limoeiro, e com a ajuda de Cebolinha ela vai em busca desse último fragmento. No final, ela descobre que Isabelle é sua falecida tia-avó, que o Sr. Ding Ling é seu tio-avô e que todas as peças perdidas do nariz de Isabelle estavam guardadas na gaveta de sua casa.

VHS: CineGibi

O Concurso de Beleza

Ano: 2004

Sinopse: Os meninos estão organizando um concurso para ver quem é a menina mais bonita do bairro e todas passam a se preocupar com a aparência. Porém, era tudo mais um plano contra a Mônica, porque se a Mônica vencesse o concurso passaria a se preocupar mais com a aparência e a compostura e não bateria mais nos meninos.

VHS: CineGibi

Um Cenário Para Meus Bonequinhos

Ano: 2004

Sinopse: Cascão quer montar um cenário para seus próprios bonecos, mas fazer isto será mais difícil do que ele pensava.

VHS: CineGibi

Irmão Cascão

Ano: 2004

Sinopse: Cebolinha quer ter um irmão menino, e por isso finge que o Cascão é seu irmão. A ideia acaba não dando muito certo.

VHS: CineGibi

Um Amor Dentuço

Ano: 2004

Sinopse: Um vampiro se apaixona pela Mônica, e quase a transforma em uma vampira, se não fosse a turma para impedi-lo.

VHS: CineGibi

O Caça-Sansão

Ano: 2004

Sinopse: O Sansão é vítima da invenção de um cientista maluco, e se torna um enorme monstro. Cabe ao Cebolinha capturá-lo e devolvê-lo para a Mônica em sua antiga forma.

VHS: CineGibi

Os Tênis da Mônica

O Baile Frank

Poeirinha Mágica

Boas Maneiras

O Sumiço de Todas as Mães

A Hora da Onça Beber Água

Uma Aventura no Tempo

9ª temporada: 2008 a 2010

Plano Hipnótico

O Sumiço da Jujuba!

Álbum de Fotografias

Um Plano Levemente Infalível

Cor de Rosa

Diga o que eu Digo e Faça o que eu Faço

O Dia em que o Cebolinha desistiu de fazer Planos Infalíveis

Mônica, a Famosa

Os Brincos Novos que a Mamãe Comprou

Venha à Minha Festinha!

Brincando de Boneca

A Nova Babá

A Minhoca Encantada

Os Cinco Fios Mágicos

Patins... Pra mim?!

O Corpo Fala

Máquina do Tempo... De novo!

Abduzidos?!

...E assim, Passaram-se Trinta Anos!

Turma da Mônica contra o Capitão Feio

10ª temporada: 2011 a 2012

11ª temporada: 2012 ao presente

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória