FANDOM


Ajuda
Dudu
Dudu em 'Histórias em Quadrões'
Informações de Fundo
Primeira Aparição
Magali Nº 1 (Ed. Globo) - Vizinhos Opostos (Fevereiro de 1989) [1]
Informações do Personagem
Nome Completo
Eduardo "Dudu" de Lima Moreno
Família
Cecília e Durval (pais),
Magali (prima),[2]
Seu Carlito e Dona Lina (tios), Eduardo e Dona Cota (avôs)
Animais de Estimação
Bufa (bode dado pelo Cascão)

Eduardo "Dudu" Moreno é o priminho da Magali. Sua principal característica é ser antítese dela: enquanto ela tem um apetite voraz, Dudu não come nada. Possui cinco anos e é um dos personagens mais teimosos da Turma da Mônica, sempre curioso e irritante, Dudu é um pestinha de primeira classe. Costuma aparecer nas histórias incomodando os demais personagens (especialmente o Cebolinha) e comumente serve de cuidado da Magali ou da Xabéu, sua babá.

Características e traços Editar

Por ter cinco anos, Dudu acaba sendo um pestinha de primeira, como uma das típicas criancinhas teimosas, birrentas e irritantes, conseguindo tirar do sério qualquer um que passe do seu lado durante uma historinha, com suas perguntas infinitas e sua imaginação fértil e persistente. Sua principal característica, ao contrário de sua prima Magali, é não gostar de comer, além disso, ele detesta muito mais chatear sua mãe, que inventa as mais variadas coisas para fazê-lo comer, como: enganando-o, pedindo para seu marido se fantasiar de super-herói e mostrar como uma refeição é boa, entretendo-o e mostrando como ficar forte; ou chamar a Magali, de apetite voraz, para influenciá-lo a comer...

Dudu é visto frequentemente com uma camisa azul, bermuda preta e sapato marrom igual ao de Cebolinha, mas costuma diversificar as suas roupas, como usando fantasias para se misturar com a Turma mais velha, geralmente não dando certo. Muitas vezes, Dudu joga todo o almoço pela janela para fazer os passarinhos comerem ou deixar as formigas levarem, depois de ter ganhado o Bufa (um bode bastante comilão) do Cascão, Dudu dá todas as sobras do almoço para ele. Ele detesta mesmo saber que gente normal da sua idade gosta de substituir uma alimentação saudável para comidas gordurosas, preferindo frituras. Não conseguem, muito menos, fazê-lo comer um cachorro-quente, um hambúrguer, sanduíche e etc.

Sua mãe sempre chama a Magali para fazê-lo comer, que conta as mais variadas histórias envolvendo comidas, que ele detesta mas no fim sempre acredita para sua inocência. Como Magali sempre é chamada pela Dona Cecilia, ela mais serve como uma babá para o Dudu, sempre o vigiando e cuidando dele, entretanto, Xabéu já chegou a ser sua babá - e foi á loucura por causa disso - em uma história. Em alguns casos, Magali vai mais servir de incentivo para ele só que acaba não resistindo e come o que era para ele. Entretanto, Dudu acaba sempre comendo contra sua vontade. Dona Cecília também cria histórias usando o prato como se fosse uma aventura para o jovem Dudu, ou ele mesmo se imagina na situação em locais que vendem comida (como no supermercado, por exemplo).

Dudu também é um garoto bastante infantil para sua idade. Ele acredita em etês e que os cinco fios de cabelo do Cebolinha possam servir como uma antena extraterrestre, muda frequentemente de assunto, altera a emoção instantaneamente e muitas vezes não entende palavras modernas ou ultrapassadas. Um extraterrestre em O Plano Etê e o Coelho Automático afirmou que o indicador de chatice, apontando Dudu, atingiu o ponto crítico, mostrando o quanto ele é irritante. Morre de medo do Mingau. Na Turma da Mônica Jovem, Dudu fica mais esportivo, gostando do anime/mangá "Naruto" e principalmente andar de skate.

OrigemEditar

Suas aparições começaram logo na primeira edição da revista da Magali. No início era apenas um vizinho oposto a Magali, mas depois desenvolveu mais personalidade até ganhar um temperamento pestinha e não só contracenando com a Magali, mas também incomodando os outros personagens. Recentemente, foi confirmado seu parentesco com a Magali, que passaram de vizinhos a primos.

Relações comEditar

Dona CecíliaEditar

Dudu é muito dependente de sua mãe, por ser uma criança pequena. Sua relação com sua mãe é de teimosia, Dona Cecília faz de tudo para fazer o filho comer.

Seu DurvalEditar

Seu Durval é um tanto ausente na vida do filho, pois trabalha o dia todo. E quando está presente, não demonstra grandes afetos pelo Dudu, pois tenta o ludibriar com histórias absurdas, e as vezes caçoa do próprio filho. Talvez seja esse o motivo de Dudu ser tão complexado.

MagaliEditar

Apesar de serem primos unidos, são semirrivais. Magali em geral se sente superior ao Dudu, por ser mais velha, e vive dando uma de babá para ele, falando o que é certo e o que é errado. Enquanto isso, Dudu faz pirraças com a Magali para qualquer coisa e vive atazando a prima. Magali vive contando histórias fantasiosas (em algumas histórias, nem tanto) para o Dudu, e ocasionalmente aparece na casa do primo para almoçar e roubar o almoço do primo, pois sabe que não fará falta a ele.

CebolinhaEditar

Cebolinha costuma ser a principal "vítima" das artimanhas do Dudu. O pestinha não deixa o Cebolinha em paz, e as vezes até atrapalha seus planos para derrotar a Mônica.

CascãoEditar

Ele também incomoda muito o Cascão. Dudu incomoda tanto o cascão que até o próprio não suporta as artimanhas do próprio pirralho.

Turma da Mônica JovemEditar

Dudu (Jovem)

Dudu em Turma da mônica jovem

Dudu é um pouco mais novo que os demais personagens (cerca de dois anos mais novo que o quarteto principal e quatro anos anos mais novo que os mais velhos como Franja e Titi); na série jovem, ele é retratado como pré-adolescente, ainda sendo mais velho que Maria Cebolinha, que sendo um bebê em Turma da Mônica, é uma criança em Turma da Mônica Jovem. Continua dando palpites e se intrometendo nas histórias dos personagens mais velhos que ele. Até agora não é retratada a relação de irmão que possui com Magali durante essa série.

Na Turma da Mônica Jovem, Dudu tem 13 anos e agora se alimenta direito. Também é skatista, aparece muito pouco na revista. Aparece nas edições 4, 11, 12 (contracapa), 27, 29, 30, 51 e 55.

Aparições nos Desenhos AnimadosEditar

Ele faz sua primeira aparição animada no episódio "Tá morto... Ou não tá?", onde ele vence o Cascão na brincadeira de Bang-Bang.

Nos episódios de 2012, ele aparece nos episódios Peteca, Chamadas a Longa Distância e Brincadeiras Modernas.

Ele também aparece em Para Cada Anjo Um Pestinha.

CuriosidadesEditar

  • Seu nome nas tirinhas em inglês é Junior.

Notas de rodapé Ajuda

  1. Dudu, antes de estrear na edição da Magali Nº 1, apareceu na historinha "Eu Quero a Minha Revista!" em visão; história publicada em outros 3 gibis (Cascão Nº 51, Chico Bento Nº 51 e Cebolinha Nº 25, todos da Editora Globo, em dezembro de 1988).
  2. Anteriormente, Magali era somente sua vizinha, mas acabou que Dudu virou seu parente.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória