FANDOM

Ajuda
Do Contra
Do Contra de ponta-cabeça
Informações de Fundo
Programas de Televisão
Turma da Mônica
Mônica Toy
Inspiração
Maurício Takeda, filho de Mauricio de Sousa
Primeira Aparição
Mônica Nº 92 - "Dois Novos Amigos..." (Agosto de 1994)
Nome Completo
Mauricinho [1] "Do Contra" Hiromashi
Garoto de cabelos negros com um rabo de cavalo, camisa preta, shorts branco e sapatos da mesma cor com detalhes azuis. Contraditório, divertido, interessante, cômico, sarcástico e diferente.
Ocupação
Estudante
Afiliações
Turma da Mônica
Moradia
Casa Do Contra, Rua do Limão. Bairro do Limoeiro
Família
Nimbus (irmão),
Dona Keiko (mãe),
Nimbão (pai),
Família Do Contra

Do Contra Hiromashi (逆に 広間氏) [2] é um dos excêntricos personagens da Turma da Mônica, que ganhou seu espaço nas revistas da Mônica por seu jeito de contrariar tudo sarcasticamente, ser um tanto rebelde e querer sempre experimentar o diferente sem medo das consequências (caso aquilo lhe convenha). Seu nome vem da característica principal do filho de Mauricio de Sousa, o Maurício Takeda e Sousa, que inspirou na concepção do personagem: ao se deparar com alguém fazendo alguma coisa da mesma maneira, Do Contra sempre quer fazer de outro modo para ver como é que fica, resultando nele roubando a cena, com suas ótimas tiradas não-convencionais.

Devido a essa característica, ele possui uma "aura" de contradição que, aparentemente, funciona em sua vida. Ele é irmão do inteligente mágico e astrofóbico Nimbus, fruto do relacionamento de Dona Keiko e Seu Nimbão (renomado casal de descendência nipo-brasileira), que sempre se atrapalham pela personalidade diferente e excepcional. O garoto de cabelos negros apareceu pela primeira vez em Mônica Nº 92, da Editora Globo (de Agosto de 1994), na historinha "Dois Novos Amigos..." junto à sua carinhosa família, ele iniciou discordando de tudo e desconfiando de todos, ao mesmo que despreocupado com suas escolhas e o ambiente à sua volta, apenas pelo prazer de ser "diferentão".

Ao mudar-se para o Bairro do Limoeiro, os garotos do Clubinho dos Meninos decidiram ajuntar ele e seu irmão, Nimbus, para o grupo de iniciação à Planos Infalíveis, fazendo-os participar contra sua vontade. No decorrer da história, os meninos conseguem adquirir o Sansão e ameaçam cortar suas orelhas, a Mônica fica arrasada, mas o Do Contra, como última análise, começa a chamá-la de lindinha, fofinha e charmosa, desarmando todos e começando um estreito relacionamento com ela, que mais tarde viria a ser mais aprofundado na Turma da Mônica Jovem, com a versão Jovem dele e dela.

CuriosidadesEditar

  • Ele nasceu no dia 28 de maio, sobre o signo de Gêmeos.
  • Seu nome nas tirinhas em inglês é Nick Nope.

Notas de rodapé Ajuda

  1. Mônica 40 Anos (Editora Globo) - "Nimbus, Marina e Do Contra"
  2. Dada a sua descendência nipo-brasileira, seu nome ao derivado japonês: "Gyaku ni", traduzido como "Em Reverso", e "Hiromashi" à escrita kanji.