Turma da Mônica Wiki

Estamos sempre precisando de mais ajuda em nossos artigos. Se você é grande fã da Turma da Mônica Jovem e do Chico Bento Moço, ficaríamos muitos felizes que pudesse nos ajudar a catalogar muito mais sobre.

Faça parte você também. Crie sua conta hoje mesmo e contribua!

LEIA MAIS

Turma da Mônica Wiki
Advertisement

O Diabão ("A Serpente") é o próprio coisa-ruim, o mal encarnado e Rei do Inferno. Gosta de poluição, desunião e de guerras.[2] Responsável por alimentar todas as emoções ruins que contamina as pessoas na terra, se apresenta como um dos mais terríveis vilões da Turma da Mônica pela sua ânsia em querer dominar o Paraíso, sempre sendo derrotado no final pelas forças do bem.

Caraterísticas e traços[]

Diabão

Ele em sua versão mais cartunesca.

Cheio de péssimas intenções e a malignidade personificada. O Satã seduz os homens e as mulheres ao pecado e a falsidade, muitas vezes fazendo barganhas mefistofélicas, para adquirir a alma dos vivos em troca de favores mundanos, como riqueza e fama. Em suas aparições mais recentes, o anjo caído não é tão assustador, em geral sendo retratado como um diabo vermelho (ou amarelo, laranja e outras cores quentes), com pequenos chifres e um rabo pontudo, as vezes com uma barbicha no queixo. Também é rodeado por outros diabinhos, que são seus servos e tão irritantes quanto ele, sempre querendo fazer traquinagens e maldades.

Biografia[]

Aparece vez ou outra saindo do inferno, disfarçado para os personagens do Bairro do Limoeiro e cia., cheio de contratos e propostas, todas mal intencionadas. É sempre derrotado pela Mônica e seus amigos, com a ajuda dos poderosos anjos e, às vezes, até contrariado, quando a criançada o confunde, enchendo-o de pensamentos benéficos para torná-lo do bem novamente e fazer com que ele desista da ideia de conquistar o mundo.

Em uma história da década de 1980 o Diabão chegou a invadir o céu e lutar com São Pedro pela alma do Chico Bento, onde os dois viam as más e boas ações de Chico, sendo que no final São Pedro venceu e impediu que Chico Bento, na Terra, fosse picado por uma cobra que havia sido enviada pelo Diabão ao quarto de Chico, enquanto este dormia.

O vilão já tentou usar o Chico Bento como cobaia para um plano em que ele miniaturizava diabinhos e colocava na corrente sanguínea, para que eles chegassem no cérebro e fizessem a pessoa ficar tão doente que elas iriam querer vender a alma para ele. Ele tinha escolhido o Chico Bento por causa dos bons hábitos de saúde dele (comer comidas saudáveis e fazer atividades físicas), pois se até mesmo uma pessoa saudável como o Chico Bento ficasse doente com seu plano, outras também ficariam.

Mas o seu plano foi um fracasso pois ele não contava que os pais do Chico tinham um remédio poderoso que fortaleceriam as forças de defesa do corpo de Chico: a fé deles. Com a fé e amor deles a imunidade de Chico sobe e os glóbulos brancos (representados como Chico Bentos brancos) expulsam o diabinho que o vilão havia enviado para o Chico.[3] Fazendo Chico curar da doença.

Demônios e Anjos em 'Um Natal Empacotado'

Demônios e Anjos em "Um Natal Empacotado".

Certa vez, disfarçado como um homem comum da Vila Abobrinha, chegou a influenciar o Chico Bento a fugir da escola e ser um mau menino. Chico então fez más ações até se afogar num rio. Ao acordar Chico vê o homem que o influenciou a fugir da escola que se revela ser o Diabão que lhe revela que ele foi parar no Inferno. Chico fica desesperado e então ora a Deus e um anjinho aparece e o salva e o retira daquele lugar com o anjinho lhe explicando que Deus decidiu lhe dar uma segunda chance. Chico volta pra Vila Abobrinha e promete que de agora em diante será um bom menino e no final dá um abraço no seu pai, o Seu Bento, lhe dizendo que agora entende porque seus pais se esforçam tanto para que ele vá a escola[4]

Em uma história do Chico Bento da década de 1980, enviou sua filha, uma diabinha criança disfarçada de criança humana, para a Terra para tentar convencer o Chico Bento a visitar o pai dela. Ingênuo Chico acredita na garota e acaba sendo preso num calabouço. Chico então reza para que um anjo da guarda o libertasse e ao invés disso é a diabinha que comovida com a tristeza do Chico aparece e o liberta. No final da história o Diabão aparece preocupado pois uma auréola tinha aparecido na cabeça dela (já que demônios já foram Anjos).[5]

Já tentou, disfarçado, fazer a Magali assinar um contrato para ter toda a comida que desejasse (afinal de contas a gula é um dos 7 pecados capitais). No entanto a Magali começou a distribuir toda a comida que ganhou para os mendigos e pessoas carentes. Indignado com a bondade da menina o Diabão desistiu de fazer o contrato (que não havia sido assinado) e volta para o Inferno. Magali, por ingenuidade, achou que o vilão era um mágico e não percebeu quem ele realmente era.[6]

Bastidores[]

Criação e desenvolvimento[]

Costumava aparecer nas histórias da turminha (principalmente nas do Chico Bento) mas, ultimamente, não tem dado muito as caras, por causa do peso religioso (por ser quem é, é obviamente um personagem politicamente incorreto e controverso).

Curiosidades[]

  • Devil (inglês) e Iblis (árabe).
  • Por algum motivo não muito claro tem muito interesse no Chico Bento.

Referências

  1. Chico Bento n° 55, Editora Abril, ano de 1984
  2. Chico Bento n° 48, Editora Globo, ano de 1988
  3. Chico Bento n° 77, Editora Abril, ano de 1985
  4. Chico Bento n° 41, Editora Globo, ano de 1988
  5. Chico Bento n° 73, Editora Globo, ano de 1985
  6. Magali n° 40, Editora Globo, ano de 1990 - história "Um Sujeito Misterioso "
Advertisement