FANDOM


Ajuda
Denise
Denise em 'O Aniversário da Denise', de Mônica N6
Informações de Fundo
Dublador(es)
Sibele Toledo
Primeira Aparição
Magali Nº 5 (Ed. Globo)
"A Fina" (Junho de 1989)
Informações do Personagem
Outros Títulos
Creusa Maria
Aparência e Personalidade
Cabelo castanho claro preso em forma de "maria-chiquinha", usa brincos e casualmente é vista com camisas, saias e sapatos da cor violeta. Fofoqueira, espontânea, divertida, sarcástica, extrovertida, linguaruda, engraçada, esnobe e amiga.
Afiliações
Turma da Mônica
Moradia
Casa no Bairro do Limoeiro
Família
Dona Danusa (mãe),
Seu Denilson (pai),
Soninha (irmã imaginária)
Amigos
Mônica, Magali, Carminha Frufru (ocasionalmente), Cebolinha, Cascão, Xaveco, Sofia, Marina, Franjinha, Cascuda, Do Contra, Luca, Entre muitos outros (...)
Inimigos
Capitão Feio, Penha, Meninas do Bairro das Pitangueiras, Capitão Picolé

A Denise é uma das personagens mais carismáticas da Turma da Mônica. No início era apenas mais uma personagem secundária, mas ganhou um espaço nos corações dos fãs por sua personalidade irônica e divertida. A "fofoqueira" do Bairro do Limoeiro, sempre por dentro de tudo que ocorre (incluindo boatos falsos e verdadeiros), e ligada em tudo o que acontece com a Turma, Denise tem uma grande autoestima e está sempre atualizada e aderindo a modernidade. Melhor amiga da Carminha Frufru, é retratada as vezes como amiga e as vezes como inimiga das meninas do Bairro, sempre estando disposta a dar um "up" no clima, pois, apesar de seu jeito "bisbilhoteiro" de ser, Denise é uma grande companheira das garotas, sempre corajosa e decidida a ajudar.

Denise foi criada pela consagrada roteirista da MSP, Rosana Munhoz, e mais tarde difundida com uma nova personalidade e aparência por Emerson de Abreu. Apareceu pela primeira vez em Magali Nº 5, da Editora Globo, na historinha "A Fina", de Junho de 1989. Inicialmente como uma personagem de apoio, Denise aparecia quando era necessário colocar uma menina nas histórias, mas parece que o "jogo virou": após um concurso que decidiria por definitivo quem seria a "Denise" dos quadrinhos (já que sempre aparecia uma diferente), a Creusa Maria, atual intérprete da personagem, decide permanecer no lugar e resolve dar uma "repaginada", virando uma garota sincera, extrovertida, ambiciosa, engraçada e antenada com tudo a sua volta.

Dessa forma, Denise ganhou mais sucesso e agora é a que mais tem dado as caras nos quadrinhos nos últimos anos junto com o Xaveco, na qual tem secretamente uma paixão escondida (talvez seja mal de personagem secundário gostarem um do outro, há quem diga o Bugu). Com o passar do tempo, ganhou a simpatia do público com seu jeito carismático e sarcástico de ser; sempre espirituosa, cômica e divertida, Denise recebeu seu espaço nas historinhas e atualmente aparece como personagem principal em muitas edições, ganhando grande destaque desde sua primeira aparição.

Características e traçosEditar

Denise é retratada como fofoqueira, extrovertida, linguaruda, esnobe, metida e descobridora de segredos. Denise gosta de espalhar segredos para todo o bairro como também fala monte de fofocas.

Biografia e HistóriasEditar

Última denise variada

Última versão da Denise, antes de chegar à atual.

Criada no final dos anos 80 para a revista da Magali, no início Denise era apenas uma coadjuvante sem um perfil muito definido, e nem um visual muito padronizado. A princípio foi criada para ser amiga ou inimiga para as meninas quando uma personagem feminina a mais era necessária, mas ao longo do tempo Denise foi ganhando mais personalidade e sua carisma foi crescendo, até se tornar o que é hoje: a garota fofoqueira, antenada e mais autêntica do Bairro do Limoeiro. Sempre cheia de gírias e distribuindo conselhos dos mais criativos para a turma, Denise representa a mais recente geração do mundo, já que está sempre seguindo as tendências do momento e tentando atualizar a tudo e a todos! Ela pode ser considerada uma das mais otimistas personagens, e por onde passa deixa clara sua marca no mundo, ou como ela gosta de dizer, "causando".

Gírias e BordõesEditar

  • "Se joga!" (para animar alguém)
  • "Abafa o caso!" (para alguém contar o que aconteceu)
  • ""Acredita no Bate-Cabelo" (para animar alguém)
  • "Fofa (quando fala com suas amigas)
  • "Último Babado" (fofocas recentes)
  • "Babado Forte" (fofoca grande)
  • "Notícia Bafônica (notícia polêmica)
  • "Causar" (fazer algo marcante)
  • "Estrupício" (usado por ela vez ou outra para substituir o nome de alguém)

Voz BrasileiraEditar

No desenho animado da Turma da Mônica, Denise é dublada por Flora Paulita (antigamente Sibele Toledo).

Em Turma da Mônica Jovem Editar

OBS: Denise não é ruiva, ela é morena com um tom mais ruivo!

É agora uma garota mais bonita e mais caracterizada por sua personalidade arrogante, interesseira e inconveniente (de tal forma que se acha linda e quer sempre “causar”). Tem o mesmo jeito fútil e rebelde de agir e é a melhor amiga da Carmem. Continua com o seu jeito "destruidor de morais", porém ocasionalmente é uma grande amiga das meninas. Ela estreia a 5ª edição da revista ao lado da Mônica e da Magali, porém se mostra mais arrogante, querendo tudo do shopping e falando gírias forçadas constantemente, uma vez em que quer se mostrar sempre antenada. Já na 9ª edição, ela está acompanhada de sua velha amiga, Carmem, e junto com esta, costuma mostrar concorrência especialmente para com Mônica e Magali, apesar de hora ou outra demonstrar amizade para com as duas. Não mede esforços para se aproximar dos meninos, mesmo dos que já namoram.

Desenho AnimadoEditar

Denise apareceu varias vezes no desenho animado da turma da Mônica. Aparece nos episódios;O Concurso de Beleza,onde é uma das concorrente, ela é dublada por Flora paulita;no episódio O Baile Frank ele vai com Xaveco, no baile a fantasia de Carminha Frufru; No episodio Venha a Minha Festinha, ela é dublada por Sibele Toledo e brinca com Mônica de boneca em seu aniversario; nos episódios A Revolta dos Carecas e As Fantasias de Carnaval ela aparece careca e dançando no carnaval. Também aparece em O Corpo Fala onde esta cochichando sobre a Mônica com a Carminha Frufru e em O Teatro de Fantoches onde e a critica das peças.

CuriosidadesEditar

  • Já foi revelado que Denise tem uma irmã, Soninha. Ela sabe falar e gosta de cantar em francês.
  • Denise nasceu em junho, mas não se sabe se ela é uma canceriana ou geminiana.
  • Em uma das histórias, ela diz que quer ser uma jornalista quando crescer.
  • Na historia "Causando na Roça" e revelado que Denise estuda e tem um namoro com Zeca primo do Chico Bento (que na historinha Número 75 do Cebolinha Zeca e Cebolinha brigam pela Denise).
  • De acordo com a Denise, quer quer ter uma revista, Mauricio de Sousa vai publicar revistas em quadrinhos da Denise. Em entrevista Mauricio disse se um personagem que esta mais próximo a ganhar uma revista e a Denise.
  • Seu sentimento pelo Xaveco não foi desenvolvido, mas os dois já dançaram valsa juntos na festa de 15 anos da Marina na 26ª edição da revista.
  • Apesar de agora ser uma adolescente, continua usando sempre suas clássicas marias-chiquinhas, que marcam a personagem.
  • Apesar de ser uma das garotas mais "modernas" e "atualizadas" da turma, não demonstra muito isso através do seu vestuário, usando sempre vestidos antigos e marias-chiquinhas.
  • Tem uma certa queda pelo Xaveco, apesar de nunca ter assumido ou comentado sua paixão por ele, sempre sendo abordada indiretamente. Raramente os personagens são mostrados juntos.
  • Nunca foi vista sem suas marias-chiquinhas. Com exceção na Turma da Mônica Jovem onde na edição 52 ela se disfarça para ajudar a Mônica e solta o cabelo.
  • Será que Denise conhece Bugu? Esperamos que no futuro ela possa conhecê-lo.
  • Denise e Carminha Frufru são melhores amigas, mas pouco aparecem juntas

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória