FANDOM

Não-Canônico. Opa! Você está prestes a ler um artigo ou seção de um personagem, evento ou lugar que não existe no universo das Histórias da Turma da Mônica, caso queira ler, é melhor saber que nada disso está relacionado a Turminha, podendo ser de outras realidades, e portanto, não faz diferença nenhuma para o desenvolvimento das edições.
Ajuda
Creusa Maria
Creusa Maria
Informações de Fundo
Primeira Aparição
Mônica Nº 160 (Ed. Globo) - "O Concurso das Denises"
(Janeiro de 2000)
Outros Títulos
Denise,
Denise Jovem [1]
Ocupação
Atriz
Afiliações
Turma da Mônica
Amigos
Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali, Chico Bento, Xaveco, Jeremias e o resto da Turma
Objetivo
Poder ganhar seu reconhecimento como personagem secundária, e parar de ser atormentada por "interpretar" a Denise.
Destino e Estado Atual
Depois de aparecer em várias edições, acaba sendo, possivelmente, substituída. (Veja a seção de curiosidades)

A Creusa Maria é uma "atriz" que interpretou a Denise (isto porque, anteriormente, sempre que Denise aparecia nos quadrinhos era uma garota diferente, já que era "interpretada" por meninas diferentes). No caso da Creusa, insatisfeita com seu papel, por apenas ser uma personagem que só apanhava (sem querer), não falava nada e era conhecida como fofoqueira, interesseira e metida a besta, se demite e decide ir embora para a revista do Chico Bento sendo que a Turma toda a adorava.

Depois que todas as candidatas "Denises" foram testadas e nenhuma deu certo, ela voltou porque descobriu ser alérgica a pena de galinha, e por estar com saudades da Turminha. Creusa Maria apareceu pela primeira vez em Mônica Nº 160, da Editora Globo, na historinha "O Concurso das Denises", de Janeiro de 2000. E reapareceu em Mônica Nº 81, da Editora Panini, em "O Coelhinho Amarelo", de Setembro de 2013.

Características e traçosEditar

Creusa Maria usa as mesmas vestes de Denise. Seu cabelo está no mesmo estilo também, da cor castanho claro (quase ruivo), presos com uma "Maria Chiquinha", e usa um camisa violeta com uma saia, brincos e um par de sapatos da mesma cor com detalhes brancos. A única diferença entre as duas é uma mudança no cabelo, sendo que o de Creusa é mais "espetado" e provavelmente mais liso.

A personalidade de Creusa Maria e de Denise é a mesma: debochada, sarcástica e divertida. Porém Creusa gosta de irritar mais o Xaveco, isto porque o considera como um personagem secundário quase como "figurante" nos quadrinhos. Além disso, Creusa demostra ser mais azarada e séria, já que não gosta das "brincadeiras" que os roteiristas acabam fazendo com ela, onde sempre no final de alguma historinha, Creusa acaba se prejudicando.

HistóriaEditar

O Concurso das DenisesEditar

Creusa Maria: [irritada] "PAREM COM ISSO!! PRA MIM, CHEGA!!"
Magali: ""Pra mim, chega"? Essa frase não está no meu roteiro!"
Cebolinha: "Nem no meu! O que eu falo agola?"
Mônica: "Por que você gritou, Denise? O que aconteceu?"
Creusa Maria: ""O que aconteceu", Mônica? O que aconteceu?! O de sempre, ora!"
Cascão: "Silêncio, aí! Estamos tentando fazer uma historinha no estúdio ao lado!"
Creusa Maria: "É essa minha personagem! Ela sempre se dá mal nas histórias!"
Cascão: "Ué! O que houve com a Denise?"
Cebolinha: "É só um chilique de pelsonagem secundálio! Isso passa!"
―Creusa Maria conversando com a Turma sobre sua raiva pelo personagem na qual interpreta.[origem]

Na historinha de abertura, "O Concurso das Denises", de Mônica Nº 160, da Editora Globo, Creusa Maria faz sua primeira aparição. Durante as "gravações" de uma historinha para ser publicada, Cebolinha e Mônica entram em ação brigando, até que a Creusa Maria (interpretando a Denise) chega em cena e acaba sendo esbarrada pelo Cebolinha, que estava fugindo da Mônica, e atingida pelo Sansão como resultado.[2]

Magali, Cebolinha, Mônica e Creusa Maria em Mônica N160 (Globo)

Creusa Maria emburrada com o que fica acontecendo com ela, e saindo junto com a Magali, o Cebolinha e a Mônica do estúdio.

Naquele momento, Creusa chega ao limite e dá um basta nessa situação, dizendo que não aguenta mais passar pela mesma humilhação todo santo dia: ter que acabar apanhando em quase todas as histórias que aparece, por ser uma personagem secundária, e ainda ser chamada de fofoqueira, interesseira e metida à besta (que são as características do papel que atua).[3] [4]

Mônica até tenta reconciliar Creusa de que o trabalho de uma atriz interpretando um personagem secundário não é complicado e muito menos desvalorizado, mas Creusa não dá ouvidos ao que Mônica fala e acaba se retirando do estúdio, se demitindo e indo trabalhar na revista do Chico Bento.[4] Sem ter o que fazer, o quarteto resolve bolar um plano: Criar um concurso em que escolheria por definitivo a "Denise" dos quadrinhos (isto porque, desde os anos 80, sempre aparecia uma "Denise" diferente nas histórias, e os leitores já estavam começando a suspeitar que eram atrizes distintas que a interpretavam).[5]

Mônica, Cebolinha e Creusa Maria em Mônica N160 (Globo)

Creusa ao voltar da revista do Chico Bento, junto com a Mônica e o Cebolinha.

Depois de vários testes com as diversas candidatas para o papel da nova Denise (como a Das Dores e o Bugu), nenhuma acaba dando certo e a Turma resolve desistir.[6] Só que, no momento em que as esperanças já haviam se esgotado, eis que surge a Creusa, voltando da revista do Chico Bento, dizendo que estava com saudades dos seus amigos e que era alérgica a pena de Galinha, por isso resolveu voltar.[7] A Turma, em seu momento de comemoração, se alegra pela volta da Creusa e partem para continuarem a historinha, na qual tinha sido interrompida no começo.

Porém, antes de irem para os seus postos, percebem que o Xaveco havia saído também da edição, só que não tinham percebido por ele ser um personagem "bastante" secundário. Até que o Jeremias aparece, falando que o Xaveco está mobilizando vários desses personagens de fundo para iniciar um protesto, com o objetivo de que eles também recebam o reconhecimento que merecem.[7] [8] E então, Mônica, Magali, Cascão, Cebolinha e Creusa observam tediosos, vendo que toda essa história vai começar de novo, terminando a aparição da Creusa Maria na edição.

ApariçõesEditar

(Como na linha do tempo da Turma ela interpreta a Denise, muitas histórias da Denise têm uma aparição de Creusa Maria. Aqui estão listadas as em que ela aparece pessoalmente, sem a personificação da Denise.)

A Turma da Mônica Wiki tem uma coleção de Imagens sobre:
Cebolinha tirando Fotos

Turma da Mônica (Globo)Editar

  1. Mônica Nº 160 - O Concurso das Denises (Primeira aparição)

Turma da Mônica (Panini)Editar

  1. Mônica Nº 81 - O Coelhinho Amarelo

CuriosidadesEditar

Creusa Maria na edição Mônica 81, da Panini, em 'O Coelhinho Amarelo'

Creusa na edição Mônica Nº 81, de Setembro de 2013.

  • Embora muitos achem que o verdadeiro nome de Denise é Creusa Maria, na 81ª edição da Mônica na Panini, durante a noite clássica na qual a Turma trazia personagens e coisas antigas para relembrar, Magali traz Creusa Maria e diz que ela "era uma Denise" em Mônica Nº 160.
    • Ou seja, é explicado que Creusa apenas interpretou a Denise (numa linha cronológica separada) por algum tempo, e logo foi substituída por outras, possivelmente.
  • Emerson de Abreu confirmou que Creusa Maria interpreta a Denise Jovem.[1]

Notas de rodapé Ajuda

  1. 1,0 1,1 Veja essa imagem para mais informações.
  2. Mônica Nº 160 (Editora Globo) - O Concurso das Denises, Pág. 3 e 4 (quadrinho 1 há 8)
  3. Mônica Nº 160 (Editora Globo) - O Concurso das Denises, Pág. 5 (quadrinho 1 há 4)
  4. 4,0 4,1 Mônica Nº 160 (Editora Globo) - O Concurso das Denises, Pág. 6 (quadrinho 1 há 7)
  5. Mônica Nº 160 (Editora Globo) - O Concurso das Denises, Pág. 9 (quadrinho 1 e 2)
  7. 7,0 7,1 Mônica Nº 160 (Editora Globo) - O Concurso das Denises, Pág. 17 e 18 (quadrinho 3 há 10)