Wikia

Wiki Turma da Mônica

Chico Bento

Discussão2
1 110 pages em
Este wiki
Chico Bento
Chico Bento
Nome Completo: Francisco Antônio Felício Bento
Gênero: Masculino
Aniversário: 14 de julho
Idade: 8 anos
Primeira Aparição: 1970
Parentes: Dona Cotinha (mãe)
Seu Tonico (pai)
Mariana (irmã)
Vó Dita (avó)
Zeca (primo)
Pais do Primo Zeca (tios)
Zé Lelé (primo)
Seu Leocadio (tio)
Dona Lalá (tia)
Afiliações:

Francisco Antônio Felício Bento "Chico Bento" é um personagem de Mauricio de Sousa, um garoto caipira que vive na Vila Abobrinha, no interior de São Paulo.

Sua primeira aparição nos quadrinhos foi em 1972  na tirinha Hiroshi e Zezinho (Hiro e Zé da Roça). Conforme o tempo, ganhou mais espaço nesse núcleo, até se tornar o protagonista de suas próprias histórias. Em 26 de agosto de 1982, ganha sua própria revista.

Compõe um núcleo independe da Turma da Mônica, morando longe e sem nenhuma ligação com os personagens do Bairro do Limoeiro, raramente contracenando com os mesmos, apenas em casos especiais.

Relações

Img25x

Dona Cotinha

Chico e sua mãe possuem uma relação de muito carinho e afeto. Chico costuma trazer ovos, leite e frutas para sua mãe preparar pratos e quitutes deliciosos.

Seu Tonico

Chico e seu pai também se dão muito bem. Chico muitas vezes tem que ajudar seu pai no trabalho do roçado. Seu Tonico vê em seu filho o menino estudioso que não foi na infância, as vezes ficando chateado com o facto do filho não tirar notas boas, porém espera um bom futuro para o Chico.

Zé Lelé

Além de primos, Zé Lelé e Chico são grandes amigos, sempre unidos, vivem se metendo em confusões e aventuras. Chico as vezes se estressa com a ingenuidade do primo.

Zeca

Chico e seu primo da cidade também são grandes amigos, porém muitas vezes um é a antítese do outro. Chico não entende nada de tecnologia e do mundo prático da cidade grande, enquanto Zeca visualiza a roça como um universo atrasado, e acha que tudo deve ser resolvido através de botões e comandos eletrônicos.

Rosinha

Chico e sua namorada se amam muito, apesar de frequentemente se meterem em pequenas brigas por ciúmes ou falta de atenção. Sempre namorando em cima de um oco de pau, são tipicamente dengosos e ao mesmo tempo assanhados quando juntos.

Dona Marocas

Chico e sua professora são muito afetuosos, apesar de muitas vezes se estressar com a incompreensão do aluno durante as aulas. Chico não tira notas boas, mas Dona Marocas sabe que ele é um bom menino.

Relações com seus bichos

Giselda

Apesar de se escrever Giselda o Chico Bento e seus pararentes e amigos a chamam de "Giserda" A relação da Giselda com o Chico parecem de melhores amigos. Chico Bento já salvou a Giselda para ela não ser almoço de raposa. Dona Cotinha tenta colocar a Giselda na panela e Chico é obrigado a esconder Giselda para ela não ser cozinhada já que a mesma é gorda.

Malhada 

A relação do Chico Bento com sua vaca é de amigos próximos. Chico sempre tira o leite da Malhada pelas ordens de sua mãe. Em uma história não conseguiu dar leite para o Chico fazendo Nhô Bento tentar vende-la para ganhar um bom dinheiro e no final é revelado que a Malhada estava guardando o leite pra o bezerrinho que acaba de nascer.

Alazão

A relação do Chico com seu cavalo é de amigos próximos. Chico usa o Alazão ás vezes para cavalgar em outros lugares da Vila Abobrinha.

Teobardo

A relação do Chico com seu burrico é de amigos próximos. Chico sempre usa o Teobardo para cavalgar ou caminhar, porém em todos os lugares da Vila Abobrinha. Ás vezes  o Teobardo não obedece o Chico e fica impacando e fazendo brincadeiras sem graças com Chico para ele não continuar cavalgando.

Torresmo

A relação do Chico com seu porco é de amigos próximos. chico ás vezes brinca com o Torresmo e alimenta-o com comida de porco.

Ataliba

A relação do Chico com o Ataliba é semelhante a sua relação com o Aristides. Ataliba ás vezes acorda o Chico de manhã. Ele é o único galo que é bastante gentil no galinheiro.

Aristides

A relação do Chico com o Aristides é de amigos próximos. Todos os dias o Aristides acorda o Chico de manhã e também sofre tanto de ficar rouco fazendo Chico o socorrer. Depois do Aristides ficar rouco, Nhô Bento pensa em colocar o Aristides na panela para virar canja caso ele continuar rouco fazendo o Chico ficar assustado

Música Tema

Ara, meu nome é Chico Bento, alegre e caipirão

Chapé de paia e pé no chão!

Mar o dia vem raiando, vou ver o sor saí

E vortá pra durmi

Chico Bento, Chico Bento

Caboclinho, alegre e folgado

Chico Bento, Chico Bento

Parece até que nasceu já cansado!

Voz

Nas animações da Turma da Mônica Chico Bento é dublado por Dirceu Aparecido de Oliveira e Alteires Coelho. 

Curiosidades

  • Foi inspirado no Tio Avô homônimo do Mauricio de Sousa.
  • Mora em um humilde sitiozinho na Vila Abobrinha, no qual cria carinhosamente muitos animais.
  • Não tira notas boas na escola, e adora cabular as aulas para nadar no laguinho com os amigos. Já foi revelado que Chico sofre de défici de atenção.
  • É talvez o personagem mais polêmico das histórias do Mauricio de Sousa, sendo que no início de suas publicações em seu gibi, seu "caipirês" teve que ser retirado e substituído pelo português correto em função da alfabetização das crianças. Mais tarde, a censura seria descartada, sendo que até hoje suas falas possuem leves erros de português.
  • Outra controvérsia foi o fato dele aparecer constantemente nadando nu nos laguinhos e rios da Vila Abobrinha em suas histórias. A nudez frontal foi censurada ou editada em certas republicações e gibis destinados a outros países. Por causa disso, hoje em dia ele só nada trajando calção de banho.
  • Outro costume que deixou de existir em suas histórias foram as frequentes caçadas, de onças a passarinhos, algo varridas dos quadrinhos pelo politicamente correto.
  • Já foi revelado que Chico Bento é do signo de Câncer (Ele nasceu em julho como revelado em É sete Chico Bento), porém em uma história a avó dele afirma que ele nasceu no Dia de todos os Santos, mas para isso ele teria que ter nascido no dia 1º de novembro, que não está englobado no signo de Câncer, e sim de Escorpião.

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória