Wikia

Wiki Turma da Mônica

Chico Bento

Discussão2
1 122 pages em
Este wiki
Dublado por:
Alteires Coelho • (2ª voz)
Chico bento

Francisco Antônio Bento "Chico Bento" [1] é um dos personagens principais de Mauricio de Sousa, Chico Bento é um garoto caipira que vive na Vila Abobrinha, no interior de São Paulo.

Sua primeira aparição nos quadrinhos foi em 1963 na tirinha "Hiroshi e Zezinho" (que passaram a ser chamados de Hiro e Zé da Roça).

Conforme o tempo, ganhou mais espaço nesse núcleo, até se tornar o protagonista de suas próprias histórias. Ganhou sua própria revista em 26 de agosto de 1982.

Compõe um núcleo independe da Turma da Mônica, morando longe e sem nenhuma ligação com os personagens do Bairro do Limoeiro, raramente contracenando com os mesmos, apenas em casos especiais.

Música Tema

Ara, meu nome é Chico Bento, alegre e caipirão

Chapé de paia e pé no chão!

Mar o dia vem raiando, vou ver o sor saí

E vortá pra durmi

Chico Bento, Chico Bento

Caboclinho, alegre e folgado

Chico Bento, Chico Bento

Parece até que nasceu já cansado!

Img25x

Voz

Nas animações da Turma da Mônica Chico Bento é dublado por Dirceu Aparecido de Oliveira e Alteires Coelho. 

Curiosidades

  • Foi inspirado no Tio Avô homônimo do Mauricio de Sousa.
  • Mora em um humilde sitiozinho na Vila Abobrinha, no qual cria carinhosamente muitos animais.
  • Não tira notas boas na escola, e adora cabular as aulas para nadar no laguinho com os amigos. Já foi revelado que Chico sofre de défici de atenção.
  • É talvez o personagem mais polêmico das histórias do Mauricio de Sousa, sendo que no início de suas publicações em seu gibi, seu "caipirês" teve que ser retirado e substituído pelo português correto em função da alfabetização das crianças. Mais tarde, a censura seria descartada, sendo que até hoje suas falas possuem leves erros de português.
  • Outra controvérsia foi o fato dele aparecer constantemente nadando nu nos laguinhos e rios da Vila Abobrinha em suas histórias. A nudez frontal foi censurada ou editada em certas republicações e gibis destinados a outros países. Por causa disso, hoje em dia ele só nada trajando calção de banho.
  • Outro costume que deixou de existir em suas histórias foram as frequentes caçadas, de onças a passarinhos, algo varridas dos quadrinhos pelo politicamente correto.
  • Já foi revelado que Chico Bento é do signo de Câncer (Ele nasceu em julho como revelado em É sete Chico Bento), porém em uma história a avó dele afirma que ele nasceu no Dia de todos os Santos, mas para isso ele teria que ter nascido no dia 1º de novembro, que não está englobado no signo de Câncer, e sim de Escorpião.
  • Toda edição da revista dele em julho fala sobre seu aniversário.

Referências

  1. Graphic MSP Nº 3 - Chico Bento em Pavor Espaciar, Pág. 73 (quadrinho 4)

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória