FANDOM

Ajuda
Cebolinha
Cebolinha Junior
Informações de Fundo
Filmes
As Aventuras da Turma da Mônica
A Princesa e o Robô
As Novas Aventuras da Turma da Mônica
A Sereia do Rio
Quadro a Quadro
Uma Aventura no Tempo
Programas de Televisão
Turma da Mônica
Biduzidos
Vídeo-Games
Mônica no Castelo do Dragão (1991)
Turma da Mônica em O Resgate (1993)
Interpretado por
(Veja Mônica e Cebolinha no Mundo de Romeu e Julieta)
(Veja Turma da Mônica Contra o Capitão Feio)
Kevin Vechiatto
Dublador(es)
Ivete Jayme (antigamente)
Angélica Santos (atual)
Alex Minei (Turma Jovem)
Inspiração
Amigo de Márcio Araújo (irmão de Mauricio de Sousa)
Primeira Aparição
1961
Nome Completo
Cebolácio Junior da Silva
Outros Títulos
Careca, Cê, Cebolete, Troca-Letras, Rei das Tartarugas, Rei da Coroa do Peixe Dourado
Garoto de 7 anos, cabelo com cinco fios espetados, camisa verde, shorts preto e sapatos marrons. Fala errado, é teimoso, inteligente, audacioso, esperto, determinado, ambicioso e divertido.
Data de Nascimento
24 de Outubro
Ocupação
Estudante
Afiliações
Turma da Mônica
Moradia
Casa do Cebolinha, Rua do Limoeiro. Bairro do Limoeiro
Família
Seu Cebola (pai),
Dona Cebola (mãe),
Maria Cebolinha (irmã)
Família do Cebolinha
Animais de Estimação
Floquinho, Onofre
Amigos
Cascão, Mônica, Franjinha, Magali, Xaveco, Anjinho, Jeremias, Humberto, Do Contra, Nimbus, Titi, Manezinho, entre outros.
Inimigos
Mônica (ocasionalmente), Sansão, Capitão Feio, Doutor Spam, Capitão Picolé, Cabeleira Negra, Personagem Misterioso, entre outros.
Objetivo
Tornar-se o novo Dono da Rua, ou até do Mundo.
Poderes e Habilidades
Inteligência, Criatividade.
Frases
"Baixinha, Golducha, Dentuça!", "Pindalolas!", "Coelho encaldido!"

Cebolinha é um dos personagens mais célebres e engraçados de Mauricio de Sousa, e um dos protagonistas da série de quadrinhos nacional Turma da Mônica. Suas características marcantes são ele ter dislalia (trocar o "R" pelo "L"), só cinco espetados fios de cabelos em sua cabeça e criar diversos Planos Infalíveis para derrotar a Mônica, a personagem principal, pegar o posto de Dono da Rua e seus coelhinhos, Sansão ou Hércules. Originalmente era o personagem principal de Maurício de Sousa até que perdeu pra dentucinha. O nome "Cebolinha" veio à partir de quando o pai de Mauricio chamava um amigo de Márcio, cujo cabelo parecia o de uma cebola.[1]

Seus super-herois favoritos são Surfista DouradoPríncipe Nabor e Superomão.[2] Suas músicas favoritas são cantadas por Legião SuburbanaDaniela BércuryBon Chovi.[2] Palmeirense de coração, gosta de animais e possui um caderno de planos contra a Mônica.[2] Ele sempre foge da coelhada da dentuça, baixinha e gorducha da Mônica, Cebolinha é telectualmente o melhor amigo do Cascão nos "planos infalíveis", e sempre tem a "coelhada final" seu sonho é finalmente ter o coelhinho da Mônica e ser o dono da rua.

Criação

Cebolinha foi inspirado em um garoto de Mogi das Cruzes que Maurício de Sousa conheceu. Ele tinha cabelo espetado como o do Cebolinha e trocava erres com eles assim como o personagem.

Música-Tema

[Cebolinha]
Eu tloco as letlas
Não falo bem
Mas meus amigos
Não tloco por ninguém

O meu cãozinho,
É o Floquinho,
Que eu não sei,
Se vai ou vem,

Cebolinha todo dia com a turminha vai brincar,
E também com o Floquinho vai passear,

Eu troco as letras,
Não falo bem,
Mas meus amigos,
Não tloco por ninguém,

O meu cãozinho,
É o Floquinho,
Que eu não sei,
Se vai ou vem.

Origem

Cebolinha nasceu em um hospital do Bairro do Limoeiro onde Seu Cebola ficou muito feliz e surpreso que seu filho é muito parecido com o mesmo. Cebolinha quando ainda era um bebê era travesso. Ele quebrava os vasos de sua mãe quando estava brincando e quando ele acaba de levar uma bronca de seu pai ele acaba de chorar e Seu Cebola acaba acalmando seu filho cantando uma música do Ursinho Bilu. Quando Seu Cebola acaba levando Cebolinha para passear no parque, Cebolinha acaba de conhecer o Cascão (que também ainda era um bebê) no colo do Seu Antenor.

Quando Cebolinha acabou de conhecer o Cascão, ele brinca pela primeira com Cascão e despede dele afirmando que vai encontra-lo de novo. Cebolinha acaba conhecendo a Mônica (que ainda era um bebê) quando estava brincando, quando Cebolinha acidentalmente joga seu chocalho de bebê na cabeça da Mônica, acaba levando sua primeira coelhada e ganhando o seu primeiro olho roxo. Quando cresceu, ele tinha 4 anos de idade e acaba de nascer a Maria Cebolinha.

E quando cresceu ele tem 6 anos de idade e começou a zoar a Mônica e bolando planos infalíveis para ficar com o Sansão para se tornar o novo dono da rua. Quando tinha 5 anos, Cebolinha construiu o Clube dos Meninos no campinho e ficou o Zé Luís sendo o primeiro presidente do clubinho até o Cebolinha se tornar o presidente do clubinho quando tinha 6 anos de idade.

Evolução

Evolucaocebolinha

A Evolução Do Cebolinha (Anos 70)

Primeiramente, Cebolinha tinha bastante cabelo, mas o seu cabelo já era espetado. Ele era bem mais gorduchinho e pequeno. Com o passar do tempo, a quantidade de seu cabelo foi diminuindo até chegar a cinco,como os do Cebolinha que conhecemos hoje. Ele também teve sua era "bochechuda", mas foi se ajeitando como todos os outros personagens até virar o Cebolinha de hoje em dia.

Relações com:

Mônica

Mônica e Cebolinha têm uma relação de amigos rivais. As vezes aparecem brincando, mas Cebolinha vive atazanando a Mônica bolando planos "infalíveis" para derrotá-la ou se tornar o novo dono da rua. Ele costuma também xingá-la, desenhar gozações da Mônica ou dar nós nas orelhas do Sansão. Cebolinha sempre acaba estrupiado ao levar boas coelhadas da Mônica, e nunca escapa.

Cascão

Cebolinha e Cascão têm uma relação de melhores amigos(o Cascão e o unico amigo do Cebolinha pois o Cebolinha e ainda mais louco doque o Louco por causa dessa paranoia de planos infaliveis). Sempre unidos, gostam de brincar e jogar futebol juntos, as vezes brigam como todos os grandes amigos, mas sempre se reconciliam no final. Muitas vezes, são colegas de coelhadas, pois Cascão é o principal assistente do Cebolinha em seus planos. Cascão as vezes recusa participar dos "planos infalíveis" do Cebolinha de derrotar a Mônica, mas geralmente, acaba aceitando devido apostas, chantagens ou insistências do Cebolinha. thumb|300px|left|Eu Sou o Cebolinha

Dudu

Cebolinha e Dudu têm uma relação de semirrivais. Dudu vive atazanando o Cebolinha, com suas criancices e chiliques, muitas vezes tirando vantagem por ele ser mais novo, e por isso, o primeiro a ser socorrido. 

Denise

Denise e Cebolinha são amigos sub semi-rivais. Denise ás vezes ajuda Cebolinha nos planos infalíveis contra a Mônica criando seus planos infalíveis para que cebolinha use-os para derrotar a Mônica apesar da mesma ser fofoqueira.

Louco

A relação do Licurgo (Louco) entre o Cebolinha é de amigos rivais. Já que o Louco incomoda( Um louco encomoda o cebola 2 vs..) o Cebolinha sempre chamando-o de Cenourinha (em um dos episódios, Louco perguntou o nome de Cebolinha que responde "isso não impolta. Então Louco passou a chamá-lo de Isso não Impolta). O Cebolinha tenta fazer uma distância para ficar longe do Louco,mas ele possui disfarces para encontrá-lo e fazer uma amizade com o Cebolinha para jurar que o nome do garoto de 5 fios de cabelo é Cenourinha. Não se sabe ao certo se o Louco é algum tipo de doido fugido de um manicômio de carne e osso, ou apenas um "amigo imaginário" do Cebolinha, pelo fato dele em geral dar as caras apenas na história do mesmo, na maioria das vezes sem contato com outros personagens e gerando conflitos fantásticos com o menino de 5 fios de cabelo,mais foi confirmado que ele e verdadeiro,pois ele na Turma da Monica Jovem e visto e ouvido por todos.Mais agora TODO MUNDO acha que ele é é louco e aí toda vez que ele ouve a palavra "Louco" ele já vai dizendo  - Eu não sou o louco!

Dona Cebola

Cebolinha e sua mãe têm uma relação muito afetuosa. Dona Cebola se preocupa muito com o filho, mas as vezes fica chateada com as pestinhagens do filho, apesar de na maioria das vezes levar na brincadeira.

Seu Cebola

Cebolinha e seu pai têm uma relação muito afetuosa. Seu Cebola além de pai, muitas vezes é amigo do filho, mas vive corrigindo as atitudes imaturas dele.

Maria Cebolinha

Cebolinha e sua irmã têm uma relação de amigos rivais. São sempre muito unidos, mas as vezes Cebolinha se irrita com sua irmã, mas pra falar a verdade Cebolinha costuma ser mais imaturo que a irmãzinha mais nova.

Perfil do Site Oficial

TMJCebolinha

Ele na TMJ

Cebolinha é um garoto de cabelos espetados que, quando fala, troca o “R” pelo “L”. Inteligente e malandrinho, está sempre arquitetando planos infalíveis para derrotar a Mônica e se tornar o dono da rua. O problema é que os planos sempre dão errado, o que resulta sempre em coelhadas no final da história. Ele tem um bichinho de estimação chamado Floquinho – um cachorrinho tão peludo, que nunca se sabe se está indo ou voltando – e seu melhor amigo é o Cascão, com quem vive aventuras incríveis!

Curiosidades

  • É revelado na edição 48 de Turma da Mônica Jovem que o nome verdadeiro dele é Cebolácio Junior Menezes da Silva
  • O personagem hoje é parte da Turma da Mônica mas foi criado antes dela (a Mônica).
  • Sua dubladora brasileira é a Ivete Jaime, depois Angélica Santos.  na Turma da Mônica Jovem é dublado por Alex Minei
  • Quando foi criado tinha 11 fios de cabelo ao invés de 5.Quando visto de cima, é revelado que ele tem 11 fios até hoje.
  • Em Cebolinha nº 211, na história "Barraco entre famílias",o programa homônimo de perguntas absurdas,e respostas mais ainda,o apresentador disse que a resposta da pergunta:"Qual é o animal mais rápido do mundo?" é o Cebolinha quando foge da Mônica(ou o Cascão quando foje da chuva ou dos planos infaliveis do Cebolinha).
  • Floquinho, o cão de Cebolinha, é da raça lhasa apso, de origem tibetana.
  • Cebolinha falou certo duas vezes: nas historinhas O Livro do Erre e A Gincana. Na primeira história, ele falou várias palavras corretamente depois de passar noite e dia lendo um livro que o treinava para falar certo, porém o momento não foi testemunhado por ninguém e logo depois voltou a falar errado, e na segunda história fala certo quando levou uma paulada do Cascão, porém também volta a falar certo! E uma vez em Batmenino Eternamente e Mônica 500.
    • Porém, nos anos 70 ele falou muitas vezes certo por erro dos letristas.
  • Nas traduções em inglês para as historinhas, Cebolinha, ao invés de trocar R por L, troca o R por W.
  • Seu nome foi traduzido para Jimmy Five em versões estrangeiras dos quadrinhos. O five é por causa de seus cinco fios de cabelo.
  • Cebolinha só não fala errado quando a letra R é a última da palavra seguida de uma vogal, tais como: "comer", "dormir", apenas trocando as letras quando o R está no meio ou no início da palavra. 
  • Mônica já fez um plano contra o Cebolinha e ele faz respiração boca-a-boca quando ela não queria isso, só queria a atenção dele. ("O Novo Plano! ")
  • Em "Tal pai, tal filho!", conhecemos alguns parentes do Cebolinha, entre eles: Primo Gergelim; os gêmeos Gergelinhos; as irmãs Alcachofra; tio Berinjela; tia Beterraba; Tomatinho; Primo Louro; Primo Aipo, entre outros. Além de seus excêntricos avós Cebolão e Cebolona.   
  • Cebolinha faz aniversário dia 24 de Outubro, portanto é do signo de Escorpião ("O Paraíso Astral"), ("O Presentevê").
  • Cebolinha torce pro Palmeiras, apesar de já ter sido mostrado torcendo pro São Paulo.

Animais de Estimação:

  1. Floquinho
  2. Juruméia
  3. Getúlia

Notas de rodapé Ajuda

  1. Site da Turma da Mônica: Crônica "Nomes... De onde vêm?" SOUSA, Mauricio de
  2. 2,0 2,1 2,2 Mônica Nº 91 (Ed. Globo) - As Coisas Dele
Turma da Mônica
Personagens Principais MônicaCebolinhaCascãoMagali(...)
Personagens Secundários AnjinhoFranjinhaLoucoMarinaHumbertoCascudaLucaAninhaDo ContraDorinhaNimbusMaria CebolinhaXavecoDuduQuinzinhoTitiProfessor SpadaDeniseXabéuJeremiasTeveluisãoManezinhoSeu JucaBloguinhoTia Nena(...)
Animais BiduMingauFloquinhoMonicãoChovinistaRadar(...)
Vilões Capitão FeioDoutor SpamCapitão PicoléDoutor OlimpoBruxa VivianeTombanianosMeninas do Bairro das Pitangueiras(...)