FANDOM

Ajuda
Capitão Pitoco
Capitão Pitoco
Informações de Fundo
Inspiração
Superman da DC Comics, e Buzz Lightyear de Toy Story
Primeira Aparição
Gibizinho da Mônica Nº 32 - (Julho de 1993)
Outros Títulos
Pessoas que interpretaram o Capitão Pitoco: Felipe,
Pacheco (paródia),
Montanha Suja,
Capitão Feio (ocasionalmente)
Super musculoso, usa uma máscara roxa que forma sua capa, uma roupa amarela, luvas brancas com detalhes roxos e botas da mesma cor, além de usar uma cueca em cima da calça. Boa índole, esperançoso, perseverante, moral, obstinado e ponderoso.
Ocupação
Super-Herói infantil de história em quadrinhos, desenhos animados e filmes.
Afiliações
Turma da Mônica
Família
Mulher-Relâmpago (esposa)
Inimigos
Doutor Borboleta (rival),
Vaquinha Blau-Blau,
Tentáculos, Vaga-Lume Pisca-Pisca, Dentum, Lagartinha, Lupus, Mumius e Zoing-Zoing.
Objetivo
Salvar o mundo dos vilões e pessoas ruins
Poderes e Habilidades
Força sobre-humana, supersopro, raios X ultravioleta, mãos intercambiáveis, voo, velocidade sobre-humana...
Frases
"Ao além fazer o bem!"
"Em caso de perigo, é só chamar o Capitão Pitoco! Aquele que não te deixa no sufoco!"
—Novo bordão do Capitão Pitoco, na divulgação do desinfetante Flordelícia.[origem]

O Capitão Pitoco é o Super-Herói principal da Turma da Mônica, que já foi feito pelo Felipe e o Montanha Suja. É o personagem de desenhos-animados preferido do Cascão, que é o fã número 1 dele e um membro assíduo de seu fã-clube, além de ídolo dos outros meninos do Bairro do Limoeiro.

O herói favorito das crianças estreou no Gibizinho da Mônica Nº 32, em 1993. Com uma aparência diferente, mas ainda com a mesma personalidade, o Pitoco conquistou os leitores e começou a ter uma presença recorrente nas edições até hoje.

Capitão Pitoco em sua primeira aparição

O Capitão Pitoco na sua primeira aparição, em Julho de 1993.

O Capitão Pitoco é uma generalização dos Super-Heróis, com os estereótipos de serem obstinados e perseverantes acima de tudo. Assim como o Ursinho Bilu, Pitoco representa os ícones do público infantil, principalmente o Superman e o Super-Horácio, na qual se baseia.

O Capitão Pitoco sempre foi um personagem super-musculoso para coincidir com os outros super-heróis. Na sua primeira aparição, Pitoco era alto, usava uma blusa branca, calça azul, com capacete, luvas e botas cinzas e ombreiras, golas e cinto de cor vermelha.

Atualmente ele usa uma máscara roxa alongada, formando sua capa. A máscara tem um triângulo invertido branco, acima dos olhos do herói, que, com a máscara, são inteiramente cobertos, aparentando serem totalmente brancos. Sua roupa é totalmente amarela, suas luvas brancas com detalhes roxos, botas roxas, ambas com detalhes amarelos e, como todo herói da DC Comics, tem uma cueca em cima da calça com um elástico roxo. No centro da sua camisa tem outro triângulo invertido branco, com um "P" (de Pitoco) de cor roxa.

Poderes e Habilidades Editar

Equipamentos Editar

  • Pitoco-Punhos: São luvas de mil utilidades equipadas com raios de força, disparos laser e um abridor de latas multiuso. Para isso, é preciso ter acesso à internet.[1]
    • Laços Mágicos: São raios que formam laços azuis e prendem o inimigo.[2]
  • Lança-Cordas: Tem o formato de uma pistola do brinquedo Ce-Bolinhas, porém lança uma corda. O Capitão Pitoco usou isso em sua última missão. Serve para capturar inimigos.[3]
  • Pitoco-Bolinhas: O Capitão Pitoco usou em sua penúltima missão. São, na verdade, uma espécie de biroscas para escorregar o oponente.[3]
  • Sabre de Luz: O sabre da franquia Star Wars. Possui um poderoso corte e queima o que tocar.[3]

Técnicas Editar

  • Força Sobre-humana: O Capitão Pitoco é superforte, sendo que foi capaz de nocautear o Doutor Borboleta e derrotar um meteoro com somente um golpe, além de levantar um navio desgovernado indo bater no cais e o segurar.[4]
  • Supersopro: Ele possui um sopro capaz de apagar incêndios. Porém, se desconhece muito desse ataque já que ele o usou só uma vez em O Destemido Capitão Pitoco.
  • Raios-X Ultravioleta: Ele lança raios dos olhos capazes de triturar trombas d'água[4] e até desativar trajes de proteção.[5]
  • Mãos Intercambiáveis: Suas mãos podem aumentar de tamanho e ele tem a capacidade de criar uma cela ao lado do que quiser. Ao que parece, o tamanho delas aumenta também a sua superforça.[6]
  • Vôo: Capitão Pitoco pode voar com tamanha capacidade que pode ir até ao espaço para destruir um meteoro vindo em alta velocidade à Terra.
  • Velocidade Sobrehumana: Sua velocidade também é bem alta, sendo que ele conseguiu separar todos os ossos do Zé Caveirinha só correndo.[7]
  • Disparo de Desinfetante Flordelícia: Graças ao patrocínio do desinfetante "Flordelícia", o Capitão Pitoco é capaz de disparar raios do desinfetante. Um tiro remove toda a gordura e deixa um cheirinho de flores silvestres, sendo extremamente útil a Vilões como o Capitão Feio.[8]

Quando Montanha Suja faz ele, são adicionados alguns golpes sujos, como fazer cócegas no pé do adversário com uma pena.[9]

Gibis (fictícios) Editar

A Turma da Mônica Wiki tem uma coleção de Imagens sobre:
Cebolinha tirando Fotos
  • "Capitão Pitoco Nº 1000 - A Morte do Herói".
  • Revista em que o Capitão Pitoco enfrenta o Vaga-Lume Pisca-Pisca.
  • "Capitão Pitoco Nº 1000", o início da saga da "Crise da Infinita Baboseira" na qual todo o universo cai nas mãos do arqui-inimigo do herói, o Doutor Borboleta.
  • Batalha final entre ele a Vaquinha Blau-Blau, a ladra de caroços de azeitona.
  • "Capitão Pitoco - Ele Morreu!"
  • "Capitão Pitoco Nº 954785", onde o embate entre Capitão Pitoco e Zoing-Zoing, o robô maléfico de um olho só, se intensifica.

Curiosidades Editar

Pitoco

O Pitoco atualmente.

  • Ele foi inspirado em dois personagens:
    • Superman, por ter super-força, super-velocidade, lançar raios dos olhos, ter supersopro e voar (com uma capa!). Além de tudo, ele também morreu enfrentando um inimigo na qual não conseguia lidar (Veja a seção sobre os seus gibis).
    • Buzz Lightyear, por ter "bugigangas tecnológicas" por todo o seu corpo e o bordão "Ao além fazer o bem", que é uma paródia a frase "Ao infinito e além" de Buzz. Além de tudo, em Tô Na História, Pitoco interpretou Buzz quando controlado por Lotso (feito pelo Ursinho Bilu).

Notas de rodapé Ajuda

  1. Uma Aventura no Parque da Mônica Nº 10 - Dando um Pitoco no Parque
  2. Uma Aventura no Parque da Mônica Nº 5 - E o Capitão Pitoco Bateu as Botas, Pág. 43 (quadrinhos 3, 5)
  3. 3,0 3,1 3,2 Cascão 1ª Série - Nº 38 - O Ajudante do Capitão Pitoco!
  4. 4,0 4,1 Cascão Nº 435 (Editora Globo) - O Destemido Capitão Pitoco
  5. Uma Aventura no Parque da Mônica Nº 5 - E o Capitão Pitoco Bateu as Botas, Pág. 44 (quadrinho 4)
  6. Clássicos do Cinema Nº 29 - Tô Na História, Pág. 39 (quadrinho 6)
  8. Cebolinha 2ª Série - Nº 4 - A Volta do Capitão Pitoco, Pág. 18 (quadrinho 3)
  9. Cascão 1ª Série - Nº 81 - Se o Cascão não vai ao Montanha... (última página, último quadrinho)