FANDOM


Ajuda
Capitão Picolé
Capitão Picolé
Informações de Fundo
Inspiração
Personagens da infância de Mauricio.[1] Como o Mandrake, Flash Gordon, Super-Homem e Espírito.[2]
Primeira Aparição
Mônica 35 Anos
(Outubro de 1998)
Informações do Personagem
Outros Títulos
Líder da SMAQ
Data de Nascimento
1942, Mogi das Cruzes.
Idade entre 70 a 75 anos.[3]
Ocupação
Vilão
Família
Mauricio de Sousa (pai)
Inimigos
Turma da Mônica
Objetivo
Se vingar de toda a Turma por ter sido esquecido. E com isso obter um parque e uma revista
Poderes e Habilidades
Voar, Entre outros...

O Capitão Picolé é um dos antagonistas da Turma da Mônica, e o primeiro personagem criado pelo Maurício de Sousa quando ele ainda era criança, segundo revelou a edição "Mônica 35 Anos" (de 1998).[1] Lembrando o dinossauro Horácio, foi o primeiro entre os desenhos de Maurício que teve um nome e algumas histórias. O autor chegou a fazer revistinhas artesanais com o personagem e vendia, na base da brincadeira, aos seus coleguinhas na escola que estudava em Mogi das Cruzes.[1] [3]

Ele apareceu em "Lostinho" e queria dominar o Parque da Mônica. Em uma das partes da revista, ele contou a sua história: Maurício o desenhou quando era criança e o esqueceu dentro de uma gaveta. Depois, Maurício cresceu e a turma foi criada, então ele voltou à revista para poder se vingar da Turma inteira e voltar a ser conhecido como um dia já foi. Capitão Picolé também é o líder da SMAQ, um grupo formado por todos os vilões principais da Turma da Mônica.

Características e traços Editar

O Capitão Picolé é branco, possui olhos negros, uma capa e se comporta como um super-herói. Ele é totalmente careca e seu rosto parece um Horácio preto e branco (algo que surgiu em decorrência dos personagens de seus gibis terem sido apenas rabiscos de caneta). Embora fosse totalmente branco e pelado (só vestindo uma capa, também branca), no Saiba Mais! Sobre o Mauricio de Sousa, o Capitão fica muito mais esboçado, e ainda revestido por linhas, já que foi criado em um caderno escolar.[4]

Além disso, na edição especial "Dos Doze Símbolos do Natal", o Capitão passa a ser da cor azul escuro, usando uma roupa de detetive, ganhando cores na língua e na capa, e prendendo sua cintura com uma fita vermelha. Na revista comemorativa da "Mônica de Aniversário de 35 Anos", Capitão Picolé é musculoso, veste um traje verde com mangas, um cinto, cueca e luvas laranjas, botas e capacete (com visor reluzente) da cor preta, e além disso, com o uso contínuo de sua capa vermelha.[1] [5]

Ele era um herói antigamente na infância de Mauricio, sendo que em algumas edições que mostrava flashbacks do passado, ele era simpático e gentil.[4] Porém após o Mauricio, criar a Turma da Mônica e esquecê-lo no fundo da gaveta, ele virou um vilão querendo tomar o domínio de Mônica e até dos personagens secundários, conseguindo novamente o reconhecimento do Mauricio e, futuramente, conquistar o parque e ter uma revista. Líder da SMAQ, formada por todos os vilões principais da Turma da Mônica, ele é bastante vingativo e estrategista.

Poderes e Habilidades Editar

Capitão Picolé em Uma Aventura Olímpica

Capitão Picolé em Uma Aventura Olímpica, de 2012.

EquipamentosEditar

  • Envelope Sugador e Teletransportador: É um convite para festas que teletransporta a pessoa que abrir para a ilha do Capitão Picolé, foi usado por ele em Lostinho.

TécnicasEditar

Capitão Picolé antigamente atuava como um herói, nos gibis artesanais de Mauricio. Não se sabe seus antigos poderes, só o de usar a capa para voar, que ele tem até hoje.

Em Lostinho ele usa um controle remoto como arma. Tanto para controlar sua ilha abrindo e fechando as portas como para criar um Campo de Força impedindo qualquer ataque e rebatendo. Já em Uma Aventura Olímpica, ele passa a usar um sabre de luz insta-aparição.

CuriosidadesEditar

  • Ele serviu de inspiração para o Super-Horácio, alter-ego do dinossaurinho Horácio, sendo que ambos são muito parecidos (algo que surgiu em decorrência dos personagens que Mauricio criava quando pequeno eram apenas rabiscos de caneta).
  • Em Cebolinha Nº 21, da Panini, na história "Fala aí, Bicho!", Cebolinha aparece lendo um gibi de um marciano chamado Capitão Picolé.

ApariçõesEditar

Capitão Picolé em Saiba Mais! Sobre o Mauricio de Sousa

O Capitão Picolé no Saiba Mais! Sobre o Mauricio de Sousa.

Turma da Mônica (Globo)Editar

  1. Mônica 35 Anos (Primeira aparição)
  2. As Primeiras Histórias da Mônica (mencionado)

Turma da Mônica (Panini)Editar

  1. Lostinho
  2. Saiba Mais! Sobre o Mauricio de Sousa
  3. Maurício de Sousa: Biografia em Quadrinhos
  4. Os Doze Símbolos do Natal
  5. Uma Aventura Olímpica

Notas de rodapé Ajuda

  1. 1,0 1,1 1,2 1,3 Mônica 35 Anos (Editora Globo) - Mônica entrevista Mauricio, Pág. 10
  2. As Primeiras Histórias da Mônica (Editora Globo) - Quer saber quem é o Mauricio de Sousa?, Pág. 190
  3. 3,0 3,1 Mônica 35 Anos (Editora Globo) - Parte II (O Início ...), Pág. 29 (quadrinho 4)
  4. 4,0 4,1 Saiba Mais! Sobre o Mauricio de Sousa - Criando a Turma da Mônica, Pág. 8 (quadrinho 1 ao 5)
  5. Ver imagem do Capitão Picolé em Mônica 35 Anos.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.