Fandom

Wiki Turma da Mônica

Capitão Picolé

1 348 páginas
Nesta wiki
Adicione uma página
Discussão0 Compartilhar

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Este é um artigo de um personagem! Clique aqui para saber mais.
Capitão Picolé
Capitão Picolé.png
Informações de Fundo
Inspiração
Personagem da infância de Mauricio.[1]
Primeira Aparição
Mônica 35 Anos
(Outubro de 1998)
Informações do Personagem
Outros Títulos
Líder da SMAQ
Data de Nascimento
1942, Mogi das Cruzes.
Idade entre 70 a 75 anos.[2]
Ocupação
Vilão
Família
Mauricio de Sousa (pai)
Inimigos
Turma da Mônica
Objetivo
Se vingar de toda a Turma por ter sido esquecido. E com isso obter um parque e uma revista
Poderes e Habilidades
Voar, Entre outros...

O Capitão Picolé é um dos antagonistas da Turma da Mônica, e o primeiro personagem criado pelo Maurício de Sousa quando ele ainda era criança, segundo revelou a edição "Mônica 35 Anos" (de 1998).[1] Lembrando o dinossauro Horácio, foi o primeiro entre os desenhos de Maurício que teve um nome e algumas histórias. O autor chegou a fazer revistinhas artesanais com o personagem e vendia, na base da brincadeira, aos seus coleguinhas na escola que estudava em Mogi das Cruzes.[1] [2]

Ele apareceu em "Lostinho" e queria dominar o Parque da Mônica. Em uma das partes da revista, ele contou a sua história: Maurício o desenhou quando era criança e o esqueceu dentro de uma gaveta. Depois, Maurício cresceu e a turma foi criada, então ele voltou à revista para poder se vingar da Turma inteira e voltar a ser conhecido como um dia já foi. Capitão Picolé também é o líder da SMAQ, um grupo formado por todos os vilões principais da Turma da Mônica.

Características e traços Editar

O Capitão Picolé é branco, possui olhos negros, uma capa e se comporta como um super-herói. Ele é totalmente careca e seu rosto parece um Horácio preto e branco (algo que surgiu em decorrência dos personagens de seus gibis terem sido apenas rabiscos de caneta). Embora fosse totalmente branco e pelado (só vestindo uma capa, também branca), no Saiba Mais! Sobre o Mauricio de Sousa, o Capitão fica muito mais esboçado, e ainda revestido por linhas, já que foi criado em um caderno escolar.[3]

Além disso, na edição especial "Dos Doze Símbolos do Natal", o Capitão passa a ser da cor azul escuro, usando uma roupa de detetive, ganhando cores na língua e na capa, e prendendo sua cintura com uma fita vermelha. Na revista comemorativa da "Mônica de Aniversário de 35 Anos", Capitão Picolé é musculoso, veste um traje verde com mangas, um cinto, cueca e luvas laranjas, botas e capacete (com visor reluzente) da cor preta, e além disso, com o uso contínuo de sua capa vermelha.[1] [4]

Ele era um herói antigamente na infância de Mauricio, sendo que em algumas edições que mostrava flashbacks do passado, ele era simpático e gentil.[3] Porém após o Mauricio, criar a Turma da Mônica e esquecê-lo no fundo da gaveta, ele virou um vilão querendo tomar o domínio de Mônica e até dos personagens secundários, conseguindo novamente o reconhecimento do Mauricio e, futuramente, conquistar o parque e ter uma revista. Líder da SMAQ, formada por todos os vilões principais da Turma da Mônica, ele é bastante vingativo e estrategista.

Poderes e Habilidades Editar

Capitão Picolé em Uma Aventura Olímpica.png

Capitão Picolé em Uma Aventura Olímpica, de 2012.

EquipamentosEditar

  • Envelope Sugador e Teletransportador: É um convite para festas que teletransporta a pessoa que abrir para a ilha do Capitão Picolé, foi usado por ele em Lostinho.

TécnicasEditar

Capitão Picolé antigamente atuava como um herói, nos gibis artesanais de Mauricio. Não se sabe seus antigos poderes, só o de usar a capa para voar, que ele tem até hoje.

Em Lostinho ele usa um controle remoto como arma. Tanto para controlar sua ilha abrindo e fechando as portas como para criar um Campo de Força impedindo qualquer ataque e rebatendo. Já em Uma Aventura Olímpica, ele passa a usar um sabre de luz insta-aparição.

CuriosidadesEditar

  • Ele serviu de inspiração para o Super-Horácio, alter-ego do dinossaurinho Horácio, sendo que ambos são muito parecidos (algo que surgiu em decorrência dos personagens que Mauricio criava quando pequeno eram apenas rabiscos de caneta).
  • Em Cebolinha Nº 21, da Panini, na história "Fala aí, Bicho!", Cebolinha aparece lendo um gibi de um marciano chamado Capitão Picolé.

ApariçõesEditar

Capitão Picolé em Saiba Mais! Sobre o Mauricio de Sousa.png

O Capitão Picolé no Saiba Mais! Sobre o Mauricio de Sousa.

Turma da Mônica (Globo)Editar

  1. Mônica 35 Anos

Turma da Mônica (Panini)Editar

  1. Lostinho
  2. Saiba Mais! Sobre o Mauricio de Sousa
  3. Maurício de Sousa: Biografia em Quadrinhos
  4. Os Doze Símbolos do Natal
  5. Uma Aventura Olímpica

Referências Clique no ícone para mais informações sobre as referências.

  1. 1,0 1,1 1,2 1,3 Mônica 35 Anos (Editora Globo) - Mônica entrevista Mauricio, Pág. 10
  2. 2,0 2,1 Mônica 35 Anos (Editora Globo) - Parte II (O Início ...), Pág. 29 (quadrinho 4)
  3. 3,0 3,1 Saiba Mais! Sobre o Mauricio de Sousa - Criando a Turma da Mônica, Pág. 8 (quadrinho 1 ao 5)
  4. Ver imagem.

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória