Turma da Mônica Wiki

Estamos sempre precisando de mais ajuda em nossos artigos. Se você é grande fã da Turma da Mônica Jovem e do Chico Bento Moço, ficaríamos muitos felizes que pudesse nos ajudar a catalogar muito mais sobre.

Faça parte você também. Crie sua conta hoje mesmo e contribua!

LEIA MAIS

Turma da Mônica Wiki
Registre-se
Advertisement
Sobre a Shirley
Este é um artigo do filme "Uma Aventura no Tempo"! Clique aqui para saber mais.

"Vocês podem enganar aquele bando de piratas estúpidos, mas jamais enganarão a rainha Cabeleira Negra!"
—Shirley falando com Cebolinha, Cascão e Astronauta.

A Capitã Shirley, mais conhecida por “Cabeleira Negra”, é uma fora-da-lei e líder da perigosa gangue dos Piratas Espaciais, que viajam pelo desconhecido para furtar valiosos tesouros galáticos. Descendente do terrível e venal Barba-Negra, a Shirley carrega o mesmo mal-caratismo no sangue: é uma mulher ardilosa, utilizando de sua beleza e agilidade para realizar das mais inúmeras falcatruas. Não só um rostinho bonito, é engenhosa e tem incríveis habilidades de luta com o seu "Sabre-de-Luz", planeja acumular riquezas e deixar sua marca como a deliquente mais perigosa do infinito celestial, utilizando poderosos apetrechos tecnológicos que a ajudam em sua batalhas contra adversários. O Astronauta, por exemplo, é mais um dos seus arqui-inimigos.

Características e traços

Shirley na versão em quadrinhos de 'Uma Aventura no Tempo'

A Cabeleira Negra é uma das mais conhecidas larápias do espaço sideral, sendo procurada por cada polícia extra-planetária e mais além. Uma exímia trapaceira, é ótima com mentiras e enganações, usando da inocência alheia para se sobressair, fazendo barganhas e usando sua pilantragem para nunca ser capturada. É uma mulher fatal que, como principal peculiaridade, não tem cabelo, pelo menos nas histórias clássicas e, por isso, costuma usar uma enorme peruca preta com mechas azuis para disfarçar a carecona. Veste um uniforme exagerado e "cyberpunk", acompanhado de acessórios com a imagem de crânios humanos, simbolizando o arcabouço usado pelos seus ancestrais corsários dos sete mares.

Inventiva, aprimora constantemente suas aptidões de combate e defesa, demonstrando uma auto-segurança exacerbada, quase convicta no que é capaz de fazer, talvez uma clara revelação de sua prepotência. A Cabeleira Negra é egoísta, sedenta pelo luxo e extremamente arrogante, não costuma demonstrar emoções e tenta ter amor, perdão e compaixão forçadamente, apesar de que, fortuitamente, consiga se sentir cativada pela personalidade carismática de algumas pessoas, escondendo um leve resquício de humanidade em seu coração bandido – esta, por sinal, enxerga tais sentimentos como uma fraqueza. É vaidosa e muito do seu pano de fundo gira em torno de sua formosura (pentes benquistos, por exemplo, usados em sua longa cabeleira "perucosa", são armas disfarçadas, um elemento surpresa para rivais que a julgam vulnerável), o que talvez indica seu complexo em se tornar grandiosa pela tomada de poder, já que sofre secretamente por não seguir o padrão estético e achar que isso possa comprometer seu porte amedrontador.

Procura selar sua história como uma das maiores criminosas já caçada pela agência estelar de segurança máxima, se autoafirmando toda vez que pode, uma tentativa comum que ela usa para provar a si mesma que não é indefesa, ou que não tem defeitos que a torne frágil. Tem surtos de raiva, principalmente quando é alvo de chacota, pois virar piada abala o seu emblema de guerreira indelével que se esforça em manter. Por conta da sua alta imodéstia e audácia em cobiçar e ter tudo, Shirley usou de suas artimanhas calculistas para se tornar a imperatriz da maior frota de mercenários já vista, sempre saqueando várias naves pelos quatro cantos do universo, sem satisfazer seu desejo de obter mais e mais.

Bastidores

Criação e desenvolvimento

Foi criada em conjunto pelos roteiristas, Didi Oliveira, Emerson de Abreu e Flavio de Souza. É uma das principais antagonistas do filme Uma Aventura no Tempo, de 2007, e foi dublada pela atriz Bianca Rinaldi. Estreando também como personagem de apoio, seu papel no longa-metragem se situou no futuro, onde ela paralisou o Astronauta e quase transformou o Cebolinha em rato do espaço, mas este foi salvo pelo Cascão, sendo derrotada pelo trio no final do longa. Voltando a aparecer em outras edições especiais, retornou na Turma da Mônica Jovem, na qual adquiriu um interesse pela Força Motriz Universal, mas novamente foi vencida pela turminha.

Biografia

Cabeleira Negra em um cameo no Clássicos do Cinema N30, 'Peraltas do Caribe'

Shirley em um easter egg no Clássicos do Cinema - Peraltas do Caribe.

A Cabeleira Negra é vista pouco tempo depois do Cebolinha ser enviado para o futuro, com o objetivo de recuperar o Elemento Ar, encontrando o Astronauta em sua Nave-Bola para pedir ajuda e, logo em seguida, ambos acabam sendo atacados pela espaçonave de Cabeleira Negra, pois os sensores do Navio dela conseguem detectar objetos valiosos, sendo um destes encontrado na Nave-Bola do Astronauta, o Elemento Ar, que a Cabeleira Negra consegue pegá-lo com a intenção de utilizá-lo para dominar o mundo.

Após alguns infortúnios, Cascão chega para poder ajudá-los, se infiltrando junto com o Astronauta e o Cebolinha no navio para poder adquirir novamente o Elemento, encontrando a Cabeleira Negra por acidente. Durante o confronto com ela, Cebolinha e Cascão conseguem pegar o Elemento, ao mesmo tempo que o Astronauta, recém derrotado por ela numa incrível batalha, surpreendentemente aparece com um jetpack e a vence, resgatando todos e mandando ela e os Piratas Espaciais para longe, com o Elemento Ar.

Anos depois, Shirley adquire interesse pela Força Motriz Universal, para que pudesse curar sua doença, o "Mal do Espaço", reunindo uma frota com milhões de mercenários sanguinários para alcançar seu objetivo. O que ela não contava era que Mônica, Cebola, Cascão, Magali e Franja tivessem formado uma Brigada para derrotá-la. Prestes a dizimar o grupo, a Força Motriz Universal invadiu e explicou que só ajudaria quem fosse digno, logo, a Cabeleira Negra acaba por não ser a tal pretendente do título. A entidade, no entanto, diz que a única forma de curar sua doença seria sentido compaixão, sentimentos positivos que a fariam abandonar seus ideais malignos. Cabeleira então é novamente derrotada e escoltada para corrigir todo o mal que já provocou, deixando no ar uma possível redenção.

Descrição oficial

Uma Aventura no Tempo

Soberana de todos os piratas espaciais, extremamente linda, cruel e sedutora. Cabeleira Negra é uma mulher aventureira, corajosa e imbatível como espadachim. Sua maior paixão é saquear naves interplanetárias em busca de tesouros para aumentar a sua fortuna.[2] [3]

Poderes e Habilidades

Equipamentos

  • Elemento Ar (de posse temporária): Quando Shirley roubou o Elemento Ar do Astronauta e do Cebolinha, ela ganhou as habilidades de controlar o ar, criando ventanias e rajadas.
  • Transformador: É uma máquina que, ao chegar nos 100 segundos, a pessoa que está à frente do objeto, ou seja, o alvo, é transformado em rato caso a pessoa não diga a senha a tempo. Além disso, antes da transformação, um nariz e um rabo de roedor costuma aparecer.
  • Escova ou Sabre-de-Luz: A escova de cabelo da Cabeleira Negra tem a capacidade de se transformar em uma espada à laser semelhante a um Sabre-de-Luz muito afiado. Atualmente ela não usa mais essa escova, e sim o Sabre em si.
  • Lâmina: Na versão em quadrinhos do filme, Shirley não usa um Sabre-de-Luz e sim uma espada com formato de telefone no cabo.
  • Bracelete: Semelhante a uma pulseira de ferro, ela utiliza este acessório em seu pulso no braço direito. Mas não só um enfeite, o bracelete tem incríveis habilidades, como criar um Campo-de-Força ao redor de alguém (na qual ela usou com o Astronauta) e, usando esse bracelete, efetua e aumenta a pressão do choque que será causado lá dentro torturando a vítima.[4]

Técnicas

  • Espadachim: Shirley é imbatível como espadachim, como está em sua própria descrição. Com o Sabre-de-Luz que carrega ela consegue fazer todas suas vilanias e facilmente derrotar seus inimigos, contando com sua agilidade e velocidade. A força é tanta que ela facilmente cortou a prancha que prendia Cascão e Cebolinha, os jogando ao espaço sideral na boca dos tubarões eletrônicos.
  • Super-Agilidade: Shirley é muito ágil. Ela enfrentou cara-a-cara o Astronauta, contra sua armadura superequipada e ainda quase venceu, é claro, se não fosse por Cascão e Cebolinha que a fez se distrair por perder sua peruca. Sua desenvoltura é tanta que, por onde passa, deixa seu rastro rosa do Sabre-de-Luz...
  • Raios Rosa: Ela pode soltar raios rosas da imagem de uma caveira de suas luvas. Enquanto alguns raios paralisam, outros puxam certos objetos telecineticamente e outros possuem Raio-X. Suas luvas também possuem um rastreador para achar algo mesmo muito longe dali.
  • Congelamento: É revelado também que ela pode congelar as pessoas selando-as até perder a concentração, não há como saber exatamente como ela faz isso, podendo ser por meio de um dos seus inúmeros equipamentos. Ela fez isso com Rainha Márcia em um passe de mágica, no entanto, o gelo acabou derretendo rapidamente.[5]
  • Abidução: Tendo uma nave, ela tem a capacidade de abduzir alguém e transformar qualquer pessoa em um "Bidu", sim... o cãozinho Bidu! Como fez com os Tombanianos, Capitão Picolé, Bruxa Viviane e o Capitão Feio.[6] Basicamente, eles continuam com as suas características marcantes na aparência, mas tendo o formato do cachorro azul.
  • Campo de Força: Ela pode criar um campo de força ao redor de alguém e aumentar a pressão do choque lá dentro clicando em um Bracelete que possui. Não se sabe muito sobre isso, o único a experimentar essa técnica atualmente foi o Comandante Astronauta.

Fraquezas

  • Chocolate: Sua única fraqueza é o chocolate, talvez porque ela não queira perder a aparência magra e esbelta, acabando por se distanciar de tudo que se assemelha ao alimento gorduroso, sendo este um tipo de "Kryptonita" para a Cabeleira Negra. Em Os Doze Símbolos do Natal, a Cabeleira Negra, ao ganhar um saco com bolachas de cacau, acaba ficando hipnotizada.[7]
  • Ganância: O "Maior Tesouro do Universo" (que na verdade é a Força Motriz Universal) revelou que o motivo de vários piratas terem uma doença desconhecida e sem tratamento são os seus atos maldosos. O único jeito de reverter isso e voltar ao normal é com amor, perdão e compaixão, algo que a Cabeleira Negra não tem de fato, havendo a ganância no lugar, o que a fez partir para reparar tudo o que já causou.

Aparições

A Turma da Mônica Wiki tem uma coleção de Imagens sobre:
Cebolinha tirando Fotos
Cabeleira Negra no livro ilustrado de Uma Aventura no Tempo

Cabeleira Negra no livro ilustrado.

Turma da Mônica (Panini)

  1. Uma Aventura no Tempo (primeira aparição)
  2. Uma Aventura no Tempo (ilustrado)
  3. Uma Aventura no Tempo (quadrinhos)
  4. Mauricio Apresenta Nº 8 - Os Doze Símbolos do Natal
  5. Clássicos do Cinema Nº 30 - Peraltas do Caribe (cameo)
  6. Uma Aventura Olímpica com a Turma da Mônica

Turma da Mônica Jovem

  1. Turma da Mônica Jovem Nº 3 - Novos Desafios! (Versão Tobor)
  2. Turma da Mônica Jovem Nº 65 - A Brigada dos Ossos Cruzados, Parte 1 de 2
  3. Turma da Mônica Jovem Nº 66 - A Brigada dos Ossos Cruzados, Parte 2 de 2

Jogos

  1. Aventura Espacial

Curiosidades

  • Durante a produção do filme, em 2006, foi revelado que seu nome era para ser "Cabeluda Negra", só que os produtores resolveram trocar para Cabeleira Negra mesmo.[8]
  • A Cabeleira Negra que apareceu na Edição Nº 3 da Turma da Mônica Jovem e que estava em Tobor era, segundo a roteirista Petra Leão, de uma dimensão paralela. Portanto, Shirley nunca foi presa na realidade.

Referências

  1. Uma Aventura Olímpica com a Turma da Mônica - Última Página de historinha.
  2. Uma Aventura no Tempo (site) [ligação inativa] Globo. (2007) Visitado em 12 de dezembro de 2017. Cópia arquivada em 29 de março de 2007.
  3. Turma da Mônica em Uma Aventura no Tempo (livro ilustrado) - Página 20
  4. Turma da Mônica Jovem Nº 65 - A Brigada dos Ossos Cruzados, Parte 1 de 2, Págs. 108 e 109
  5. Mauricio Apresenta Nº 8 - Os Doze Símbolos do Natal, Pág. 23 e 24 (quadrinho 2 ao 9)
  6. Uma Aventura Olímpica com a Turma da Mônica, última página
  7. Mauricio Apresenta Nº 8 - Os Doze Símbolos do Natal, Pág. 23 e 24 (quadrinho 6 ao 9)
  8. Rinaldi, Bianca (27 de setembro de 2006). Bianca publica sobre Uma Aventura no Tempo Bianca Rinaldi - Oficial - UOL Blog. Cópia arquivada em 24 de março de 2016.
Artigo Destacado (Bidu)
Data do Destaque: Julho de 2018
Esta página é um Artigo Destacado. Seu layout e conteúdo é um exemplo de excelência na Wikia.
Advertisement