FANDOM

Sobre a Shirley
Uma Aventura no Tempo (Logo)
Ajuda
Shirley
Cabeleira Negra
Informações de Fundo
Filmes
Turma da Mônica em Uma Aventura no Tempo
Vídeo-Games
Aventura Espacial
Dublador(es)
Bianca Rinaldi
Primeira Aparição
Uma Aventura no Tempo,
(Fevereiro de 2007)
Outros Títulos
Cabeleira Negra,
Peruca Negra/Preta,
Barba Negra, Bigode Negro,
Carequinha,
e Coração Negro.
Mulher adulta com cerca de 30 anos, careca (usa casualmente uma longa peruca preta com mechas azuis), uniforme cinza azulado com detalhes cinzentos, além de ter acessórios com formato de caveira. Perversa, sedutora, ambiciosa, arrogante, prepotente, aventureira, orgulhosa e gananciosa.
Ocupação
Pirata Espacial,
Líder Vilã
Afiliações
Piratas Espaciais,
S.M.A.Q. (Desfeito)
Moradia
Navio da Cabeleira Negra
Família
Barba Negra (Tatatatatatatatatatatataravô)
Inimigos
Astronauta e Cebolinha,
Turma da Mônica
Objetivo
Roubar os Quatro Elementos. Dominar o tempo e o espaço sideral. Encontrar o maior tesouro do mundo.
Poderes e Habilidades
Espadachim, super-agilidade, raios-rosa, congelamento, campo-de-força e "Abidução".[1]
Armas e Itens
Elemento Ar (ocasionalmente), Sabre-de-Luz, bracelete, lâmina e transformador.
Frases
"Pois eu adoro machucar um cavalheiro! Principalmente se for um cavalheiro forte... bonitão... bonzinho... e tolo!"
"Vocês podem enganar aquele bando de piratas estúpidos, mas jamais enganarão a rainha Cabeleira Negra!"
—Shirley falando com Cebolinha, Cascão e Astronauta.

Shirley, mais conhecida por Cabeleira Negra, é uma das principais antagonistas do filme Uma Aventura no Tempo, de 2007. Foi dublada pela atriz Bianca Rinaldi.

Cabeleira Negra é a líder da poderosa gangue dos Piratas Espaciais, que buscam por tesouros galáticos, além de ser a tata...(junto a vários "tas")...raneta do terrível Barba Negra. Ela é extremamente cruel e manipuladora, utilizando desses artifícios para alcançar seu objetivos, e tem como principais aspectos ser uma mulher aventureira, corajosa e imbatível como espadachim, já que tem incríveis habilidades de luta com seu Sabre-de-Luz, isto junto a poderosos apetrechos tecnológicos que ajudam a aprimorar ainda mais sua maestria. Sua maior paixão é saquear naves interplanetárias em busca de tesouros para aumentar a sua fortuna.[2]

No filme ela paralisou o Astronauta e quase transformou o Cebolinha em rato do espaço, mas este foi salvo pelo Cascão. Já na Turma da Mônica Jovem, Magali foi designada para achar o artefato amarelo, que estava com a Cabeleira Negra. Ela usava a mesma peruca, porém agora foi utilizada uma tecnologia moderna com uma fixação super-resistente. Mas Magali corta o seu cabelo com seu sabre de luz e acaba a deixando com um corte de cabelo mais moderno. Capitão Feio e Cebola ainda babam por ela, mas ela tem um queda pelo Comandante Astronauta.

"Soberana de todos os Piratas Espaciais, extremamente linda, cruel e sedutora. Cabeleira Negra é uma mulher aventureira, corajosa e imbatível como espadachim. Sua maior paixão é saquear naves interplanetárias em busca de tesouros para aumentar a sua fortuna."
—Sobre a personagem no livro ilustrado.[2]
Shirley na versão em quadrinhos de 'Uma Aventura no Tempo'

Cabeleira Negra é uma mulher com cerca de 30 anos que, como principal peculiaridade, não tem cabelo, por isso ela costuma usar uma enorme peruca negra com mechas azuis para disfarçar a careca. Ela usa luvas e enormes botas azuis junto a um uniforme cinza, com colete acinzentado escuro. Ocasionalmente é vista com acessórios, como um bracelete, um cinto com fivela do formato de uma caveira com fundo negro (sendo que a cor do cinto é azul), e ainda possui dois brincos no formato de caveira, sendo que em Os Doze Símbolos do Natal ela fica com um só.

Cabeleira Negra é gananciosa, ambiciosa e extremamente arrogante. Não demonstra emoções, e tenta ter amor, perdão e compaixão forçadamente. Ela demonstra ser principalmente vaidosa, tendo, anteriormente, usado o pente na qual utiliza em sua longa cabeleira "perucosa" como arma. Por conta da sua alta prepotência e audacidade em cobiçar e ter a tudo, Shirley usou de suas artimanhas calculistas para se tornar a rainha dos Piratas Espaciais, sempre saqueando várias naves por toda a galáxia, sem satisfazer seu desejo de ter mais. Para se ter ideia de sua destemidez, ela de início sonhava em obter todos os Quatro Elementos (ainda que todos estivessem espalhados por todos os cantos do Universo) para controlar o tempo, tanto que preparou completamente a sua frota pirata para alcançar esse objetivo.

Shirley portanto, quando quer algo, não para de perseguir, como acabou fazendo isso além do Elemento, com um símbolo de Natal e com a Força Motriz Universal. Além de ser ousada, é revelado que a Cabeleira Negra tem também pavio-curto, como quando o Cascão a chamou de "Peruca Negra", a deixando furiosa. Ela também mostrou ficar muito irritada ao descobrirem que ela usa peruca e ainda espalhando essa novidade a todos, demonstrando cada vez mais sua personalidade agressiva. Ela continua do mesmo jeito de antes na Turma da Mônica Jovem, e com a antiga peruca, porém essa foi cortada, a deixando com um cabelo curto e adotando alguns tons de roxo em sua vestimenta. Na edição 3 ela ganha um cabelo curto graças ao sabre de luz de Magali, porém na edição 65 ela volta à cabeleira.

HistóriaEditar

Descrição oficial Editar

Uma Aventura no Tempo Editar

Soberana de todos os piratas espaciais, extremamente linda, cruel e sedutora. Cabeleira Negra é uma mulher aventureira, corajosa e imbatível como espadachim. Sua maior paixão é saquear naves interplanetárias em busca de tesouros para aumentar a sua fortuna.[3]

Poderes e HabilidadesEditar

EquipamentosEditar

  • Elemento Ar (de posse temporária): Quando Shirley roubou o Elemento Ar do Astronauta e do Cebolinha, ela ganhou as habilidades de controlar o ar, criando ventanias e rajadas.
  • Transformador: É uma máquina que, ao chegar nos 100 segundos, a pessoa que está à frente do objeto, ou seja, o alvo, é transformado em rato caso a pessoa não diga a senha a tempo. Além disso, antes da transformação, um nariz e um rabo de roedor costuma aparecer.
  • Escova ou Sabre-de-Luz: A escova de cabelo da Cabeleira Negra tem a capacidade de se transformar em uma espada à laser semelhante a um Sabre-de-Luz muito afiado. Atualmente ela não usa mais essa escova, e sim o Sabre em si.
  • Lâmina: Na versão em quadrinhos do filme, Shirley não usa um Sabre-de-Luz e sim uma espada com formato de telefone no cabo.
  • Bracelete: Semelhante a uma pulseira de ferro, ela utiliza este acessório em seu pulso no braço direito. Mas não só um enfeite, o bracelete tem incríveis habilidades, como criar um Campo-de-Força ao redor de alguém (na qual ela usou com o Astronauta) e, usando esse bracelete, efetua e aumenta a pressão do choque que será causado lá dentro torturando a vítima.[4]

ApariçõesEditar

Turma da Mônica (Panini)Editar

A Turma da Mônica Wiki tem uma coleção de Imagens sobre:
Cebolinha tirando Fotos
  1. Uma Aventura no Tempo (primeira aparição)
  2. Mauricio Apresenta Nº 8 - Os Doze Símbolos do Natal
  3. Clássicos do Cinema Nº 30 - Peraltas do Caribe (cameo)
  4. Uma Aventura Olímpica com a Turma da Mônica

Turma da Mônica JovemEditar

  1. Turma da Mônica Jovem Nº 3 - Novos Desafios! (Versão Tobor)
  2. Turma da Mônica Jovem Nº 65 - A Brigada dos Ossos Cruzados, Parte 1 de 2

JogosEditar

  1. Aventura Espacial

Curiosidades Editar

  • Durante a produção do filme, em 2006, foi revelado que seu nome era para ser "Cabeluda Negra", só que os produtores resolveram trocar para Cabeleira Negra mesmo.[5]
  • A Cabeleira Negra que apareceu na Edição Nº 3 da Turma da Mônica Jovem e que estava em Tobor era, segundo a roteirista Petra Leão, de uma dimensão paralela. Portanto, Shirley nunca foi presa na realidade.

Notas de rodapé Ajuda

  1. Uma Aventura Olímpica com a Turma da Mônica - Última Página de historinha.
  2. 2,0 2,1 Turma da Mônica em Uma Aventura no Tempo (livro ilustrado) - Página 20
  3. Uma Aventura no Tempo (site) [ligação inativa] Globo (2007). Visitado em 12 de dezembro de 2017. Cópia arquivada em 29 de março de 2007.
  4. Turma da Mônica Jovem Nº 65 - A Brigada dos Ossos Cruzados, Parte 1 de 2, Págs. 108 e 109
  5. Rinaldi, Bianca (27 de setembro de 2006). Bianca publica sobre Uma Aventura no Tempo Bianca Rinaldi - Oficial - UOL Blog. Visitado em 12 de dezembro de 2017. Cópia arquivada em 24 de março de 2016.