FANDOM

Ajuda
Bugu
Bugu, o Irritante
Informações de Fundo
Programas de Televisão
Biduzidos
Primeira Aparição
Mônica Nº 32 da Editora Abril "Olha eu Aqui, Gente!"
(Dezembro de 1972)
Nome Completo
Buntador Guglisdécio
Cachorro redondo da cor amarela, tem longas orelhas de abano e braços e pernas que se sobressaem ao meio do seu corpo. Teimoso, irritante, prepotente, chamativo, mimado e bobalhão.
Amigos
Bidu (ocasionalmente), Manfredo, Dona Pedra
Frases
“Alô, Mamãe!”.

O Bugu é o cãozinho que inferniza as histórias em quadrinhos. Se você nunca ouviu sua frase de efeito: "Alô, mamãe!", provavelmente nunca leu uma história em que esse cachorro estranho com formato oval e amarelo aparece. Seu maior dom é fazer imitações e irritar todo mundo. Sua mania por atenção e seu jeito de querer todas as câmeras (ou quadrinhos) para si é o motivo de ser amplamente desgostado e desprezado pelo Bidu, já que ele é a principal vítima dos incômodos do Bugu.

Por conta da impertinência e chatice azucrinante, Bugu sempre leva um chute para fora da historinha bem no finalzinho pelo Bidu, dizendo: "Tchau, Mamãe!" como conclusão, mas sempre acaba voltando para importunar a Turma do Bidu. Bugu apareceu pela primeira vez em Mônica Nº 32 de dezembro de 1972, publicado pela Editora Abril, na historinha "Olha eu Aqui, Gente!", e foi criado por Márcio Araújo, roteirista e falecido irmão do Mauricio.

Apesar do seu jeito de ser, Bugu rapidamente ganhou a graça do público, não pela simpatia, mas sim por suas historias cômicas e engraçadas junto ao Bidu. A vontade de Bugu de se tornar um personagem principal, junto ao desejo de subir para o estrelato e fama dos quadrinhos são suas principais características, e é algo que sempre busca conquistar. Bugu, mesmo tentando não ser insuportável, acaba de um jeito ou de outro irritando o seu ídolo Bidu, que fica perdendo os cabelos, ou melhor, os pelos, pelo estresse que passa aturando esse cãozinho.

Sobre o Bugu Editar

Bidu: "Ah, não!! Eu conheço essa voz irritante, esganiçada e nada a ver!!"
Dona Pedra: "Quem é, Bidu? O Cid Coleira ou o Pedro Miau?"
Bidu: "Nããão! Aquele que é o terror das historinhas, o importunador dos personagens, o chupa-cabra dos gibis! Bugu!!"
Bugu: "Alô, Mamãe!!"
Bidu e Dona Pedra falando sobre o "Irritante Bugu"[origem]
Bugu

Um cachorro muito chatinho que gosta de irritar o Bidu e possue um bordão muito conhecido, o "Alô, Mamãe!". O Bugu, por ser o fã número um do Bidu (tendo todos os gibis, pôsteres, camisetas e bottons do mesmo), sempre desejou estar no mesmo patamar que seu ídolo, resultando no seu incômodo constante para o Bidu que, coitado, sempre sofre com esse cão.

Esse cachorrinho esquisito, que vive infernizando a vida do Bidu, surge não se sabe de onde e, com tapeações e imitações, tenta sempre “roubar a cena” do personagem principal. Mas apronta tanto que no final é “despachado” pelo Bidu com um chute no traseiro, quando ainda tem tempo de gritar “Adeus, Mamãe!”.

História Editar

A Origem de Bugu Editar

Apesar da maioria dos personagens acreditar que Bugu é um cachorro, suas origens são muito diferentes. Bugu é um ser extraterrestre que vivia em um asteroide próximo do Sol, seu povo é chamado de homens-bolinha-do-sol e seu verdadeiro nome é "Buntador Guglisdecio".

Após uma ameaça de invasão, os pais de Bugu o enviam em direção do planeta Terra com a roupa que um dia será entregue ao Astronauta pelos Homens-Geleia. No meio do caminho, ao invés de se encontrar com os Geleias, sem querer ele se encontra com o Astronauta, que o ajuda a se encontrar com o grupo alienígena. Os mesmos coletariam o uniforme dele e o entregariam ao Astronauta num futuro próximo.

Porém, o encontro não é amigável e os Geleias roubam a roupa de Bugu, colocando-o em animação suspensa e despachando o azarado "cachorro" para a Terra. Bugu cai bem em cima do Bidu, no meio de uma historinha.

Notas de rodapé Ajuda