FANDOM

Ajuda
Bufa
Bufa em 'A Melhor Festa do Mundo'
Informações de Fundo
Primeira Aparição
Cascão 1ª Série - Nº 17
Que Bode é Esse?
Bode da cor cinza, ocasionalmente marrom. Temperamento voraz, inquieto, alegre, silencioso, neutro e, por vezes, calmo
Família
Família do Dudu
Amigos
Dudu (dono)
Cascão (antigo dono)
Zaqueu (antigo dono)
Ei! Eu tenho um bode de estimação!
O nome dele é Bufa! Ele come todas as minhas sobras do almoço! [1]

Dudu falando sobre o Bufa para Cebolinha e Cascão

O Bufa (também chamado de Búfa) é o bode de estimação do Dudu, que antigamente era do Cascão.

Bufa é um bode comum, têm chifres grandes (que por assim, Anjinho já o confundiu com algum ser das trevas)[2] mas variam de tamanho em suas aparições, seus chifres são brancos (as vezes retratado de amarelo) e pelo marrom (mas já foi mostrado com pelo beje, azul, ou marrom escuro/claro).

Bufa é um bode muito voraz e comilão, ele anda sempre devorando qualquer coisa que vê pela frente, ele já até comeu toda a comida da casa da Magali.[h] É inquieto e silencioso (ao contrário dos outros animais comuns da turma), não é muito inteligente, mas isso não diz que ele não possa entender ao certo o que os outros falam.

É sempre demostrado como neutro e calmo, mas sempre alegre quando ocorre algo feliz tanto para ele quanto para os outros a seu redor, é o grande companheiro de aventuras do Dudu, e seu bode de estimação. Sempre comendo as sobras do almoço do Dudu.[3] [1]

HistóriaEditar

Na HQ "Que Bode é Esse?", de Cascão N° 17 (Editora Panini), Bufa aparece pela primeira vez junto a Cascão, que vai na casa do Cebolinha entregar o Bufa como "presente de aniversário", após entregá-lo ao Cebolinha logo Cascão foge correndo, Cebolinha então percebe que hoje não é seu aniversário, e pergunta ao Cascão o que está acontecendo.

Cascão tenta disfarçar e fala que o Bufa era presente do... Dia da Goma de Mascar! Cebolinha percebe que ele está mentindo e quando olha para trás, vê Bufa comendo a cortina de renda da Dona Cebola, Cebolinha fica assustado e com medo do que a sua mãe pode fazer quando ver sua cortina toda rasgada, e enquanto fala, Cascão explica como conseguiu o Bufa:

Ele fala que o Bufa, quando era filhote, era do seu Tio Zaqueu (que era nordestino), e antes dele morrer, resolver dar o Bufa como herança, já terminando de falar, Cebolinha interrompe o Cascão quando vê o Bufa comendo a toalha de mesa e as frutas de cera.

Cebolinha então diz para Cascão tirar o Bufa dali, e como o Bufa é herança dele, o Cascão que tem de cuidar dele, Cascão fala que não pode cuidar do Bufa porque ele já "devorou" as suas coleções de... figurinhas... de tampinhas premiadas... e de gibis! Cebolinha olha espantado e acha que seus gibis e almanaques possam estar em "perigo". E quando chega em seu quarto vê seus gibis em pedaços.

Enquanto o Cebolinha gritava e chorava, Cascão e Bufa resolvem sair de sua casa... correndo, quando chegam no Campinho encontram o Titi indo em direção a Aninha. Cascão pensa que, como o Titi não tem nenhum animal de estimação, ele podia ficar com o Bufa.

Titi chega perto de sua namorada, e como estão brigados ele resolve entregar um buque de flores como prova de seu amor por Aninha, no entanto, ao entregar, aparece apenas galhos e espinhos. Aninha sai dali brava, pois acha que é assim que Titi a vê, sem saber que na verdade foi o Bufa que comeu as flores enquanto Cascão seguia Titi para perguntar se queria o Bufa. Cascão pensa melhor, e acha que é melhor pular o Titi na escolha do novo dono do Bufa.

Cascão 17 - Que Bode é Esse

Quando passeia com Bufa, Cascão acha que podiam pensar em como a comilança de Bufa podia ajudar alguém, mas quem gostaria de um comilão preso em seu cangote?

Enquanto raciocinava, eles encontram a Mônica, que precisava que alguém a ajudasse, ela fala que nasceu um matagal em seu jardim, e com isso ela não conseguirá encontrar as suas flores.

Cascão então fala que a solução está no próprio quadrinho, ele fala que o Bufa é um ótimo cortador de grama pois come muito, e ainda aduba o solo com suas fezes.

Mônica resolve ficar com o Bufa, mas antes de terminar a frase, vê que Bufa comeu as suas flores premiadas que ela tanto gostava, e igual ao Cebolinha, começou a chorar.

Cascão fala que Bufa parece fazer tudo de propósito, mas diz que não irá desistir e continuará a procura de um novo dono para o Bufa.

Eles então vão na casa de todos os moradores do bairro, como o Franjinha, Luca, Jeremias e a Dorinha, mas todos dizem não para ficar com o Bufa. Até que Cascão chega na Mansão da Carminha Frufru, e pergunta (já sabendo da resposta) se ela quer o Bufa, mas surpreendentemente ela diz que sim. Logo chega a mãe da Carminha Frufru, e pergunta se estacionaram um caminhão de lixo na frente da casa dela, mas era só o Cascão.

A Carminha Frufru pergunta a sua mãe se pode ficar com o Bufa, e... ela não pode. Cascão não vendo mais alternativa, fica emburrado, mas a Carminha fala que a família da Magali veio do Nordeste, e provavelmente gostariam de ter um bode como animal de estimação, Cascão concorda e vai a procura de Magali, falando no diabo... aparece Magali em apuros, em cima de uma árvore e prestes a cair.

Cascão sobe em cima do Bufa e fala para ele correr atrás da Magali, e ainda o chama de preguiçoso, não gostando do que disse, Bufa da um coice no traseiro do Cascão, que voa e acerta direto na Magali, a "salvando" da queda, quando se recupera, Magali começa a agradecer... o Bufa! Que fica todo feliz com os chamegos da Magali, Cascão vê a oportunidade e fala que Bufa pode ser dela, e por uma "quantia razoável".

Voltando para a casa com o dinheiro no bolso e sem o Bufa, Cascão acorda na manha seguinte com a Magali irritada na sua porta. Ela fala que durante a noite o Bufa comeu toda a comida da sua casa, até os enlatados, e o Cascão novamente com o Bufa, pergunta a ele mesmo se há outra família do nordeste que goste de Bodes, e lembra da família do Dudu (que também faz parte da família da Magali, que ambos são do nordeste).

Quando o Cascão vai para a casa da Dona Cecília, todos ficam felizes ao ganhar o Bufa, falando que com ele, é como sentir-se de "volta as raízes". E quem gostou mesmo de ter o comilão do Bufa por perto foi o Dudu, que, como não gosta de comer, dá todas as sobras para o Bufa, terminando a história.

Na HQ "O Julgamento do Bode Comilão", de Mônica Nº 56 (Editora Panini),

Coisas que Bufa já comeuEditar

  • Engoliu uma coleção inteira de...
  • figurinhas... [a]
  • tampinhas premiadas... [a]
  • e gibis do Cascão em 15 minutos [a].
  • Cortina de renda da Dona Cebola [b].
  • Uma toalha de mesa [c].
  • Frutas de cera [c].
  • Almanaques do Cebolinha e do Cascão [d].
  • Edição Número 1 do Capitão Microondas [d].
  • Um buque de flores [e].
  • Um matagal inteiro [f].
  • Gerânios e Papoulas (flores da Mônica) [g].
  • Toda a comida da casa da Magali [h].
  • Duas Melancias [i].
  • As meias do Seu Durval que ficam no varal [j].
  • Samambaias da Dona Cecília [j].
  • A aurora do Anjinho [k].
  • Um presente de aniversário [l].
    • Que era um caixa de Lápis de Cera [m].

a. ^ Que Bode é Esse?, Pág. 8 (quadrinho 3)
b. ^ Que Bode é Esse?, Pág. 6 (quadrinho 1)
c. ^ Que Bode é Esse?, Pág. 7 (quadrinho 6)
d. ^ Que Bode é Esse?, Pág. 8 (quadrinho 4 e 5)
e. ^ Que Bode é Esse?, Pág. 11 (quadrinho 1)
f. ^ Que Bode é Esse?, Pág. 12 (quadrinho 3 e 4)
g. ^ Que Bode é Esse?, Pág. 13 (quadrinho 3)
h. ^ Que Bode é Esse?, Pág. 23 (quadrinho 5)

i. ^ O Julgamento do Bode Comilão, Pág. 32 (quadrinho 5)
j. ^ O Julgamento do Bode Comilão, Pág. 35 (quadrinho 1)
k. ^ O Julgamento do Bode Comilão, Pág. 35 (quadrinho 3)
l. ^ A Melhor Festa do Mundo, Pág. 17 (quadrinho 1)
m. ^ A Melhor Festa do Mundo, Pág. 17 (quadri. 2)

ApariçõesEditar

Turma da Mônica (Editora Panini)Editar

  1. Cascão N° 17 - Que Bode é Esse? (Primeira Aparição)
  2. Mônica Nº 56 - O Julgamento do Bode Comilão
  3. Mônica Nº 76 - A Melhor Festa do Mundo
  4. Cebolinha Nº 44 - O Homem do Saco (Somente Mencionado) [1]

Notas de rodapé Ajuda

  1. 1,0 1,1 1,2 Cebolinha Nº 44 (Editora Panini) - O Homem do Saco, Pág. 14 (quadrinho 4)
  2. Mônica Nº 56 (Editora Panini) - O Julgamento do Bode Comilão, Pág. 7 (quadrinho 1 e 2)
  3. Cascão Nº 17 (Editora Panini) - Que Bode é Esse?, Pág. 25 (quadrinho 3)

Também no FANDOM

Wiki aleatória