Fandom

Wiki Turma da Mônica

Bufa

1 348 páginas
Nesta wiki
Adicione uma página
Discussão0 Compartilhar

Bufa
Informações de Fundo
Ei! Eu tenho um bode de estimação!
O nome dele é Bufa! Ele come todas as minhas sobras do almoço! [1]

Dudu falando sobre o Bufa para Cebolinha e Cascão

O Bufa ou também chamado de Búfa é o bode de estimação do Dudu, que antigamente era do Cascão.

Visão GeralEditar

AparênciaEditar

Bufa é um bode comum, têm chifres grandes (que por assim, Anjinho já o confundiu com algum ser das trevas [2]) mas variam de tamanho em suas aparições, seus chifres são brancos (as vezes retratado de amarelo) e pelo marrom (mas já foi mostrado com pelo beje, azul, ou marrom escuro/claro).

PersonalidadeEditar

Bufa é um bode muito voraz e comilão, ele anda sempre devorando qualquer coisa que vê pela frente, ele já até comeu toda a comida da casa da Magali [h]. É inquieto e silencioso (ao contrário dos outros animais comuns da turma), não é muito inteligente, mas isso não diz que ele não possa entender ao certo o que os outros falam.

É sempre demostrado como neutro e calmo, mas sempre alegre quando ocorre algo feliz tanto para ele quanto para os outros a seu redor, é o grande companheiro de aventuras do Dudu, e seu bode de estimação. Sempre comendo as sobras do almoço do Dudu [3] [1].

HistóriaEditar

Na HQ "Que Bode é Esse?", de Cascão N° 17 (Editora Panini), Bufa aparece pela primeira vez junto a Cascão, que vai na casa do Cebolinha entregar o Bufa como "presente de aniversário", após entregá-lo ao Cebolinha logo Cascão foge correndo, Cebolinha então percebe que hoje não é seu aniversário, e pergunta ao Cascão o que está acontecendo.

Cascão tenta disfarçar e fala que o Bufa era presente do... Dia da Goma de Mascar! Cebolinha percebe que ele está mentindo e quando olha para trás, vê Bufa comendo a cortina de renda da Dona Cebola, Cebolinha fica assustado e com medo do que a sua mãe pode fazer quando ver sua cortina toda rasgada, e enquanto fala, Cascão explica como conseguiu o Bufa:

Ele fala que o Bufa, quando era filhote, era do seu Tio Zaqueu (que era nordestino), e antes dele morrer, resolver dar o Bufa como herança, já terminando de falar, Cebolinha interrompe o Cascão quando vê o Bufa comendo a toalha de mesa e as frutas de cera.

Cebolinha então diz para Cascão tirar o Bufa dali, e como o Bufa é herança dele, o Cascão que tem de cuidar dele, Cascão fala que não pode cuidar do Bufa porque ele já "devorou" as suas coleções de... figurinhas... de tampinhas premiadas... e de gibis! Cebolinha olha espantado e acha que seus gibis e almanaques possam estar em "perigo". E quando chega em seu quarto vê seus gibis em pedaços.

Enquanto o Cebolinha gritava e chorava, Cascão e Bufa resolvem sair de sua casa... correndo, quando chegam no Campinho encontram o Titi indo em direção a Aninha. Cascão pensa que, como o Titi não tem nenhum animal de estimação, ele podia ficar com o Bufa.

Titi chega perto de sua namorada, e como estão brigados ele resolve entregar um buque de flores como prova de seu amor por Aninha, no entanto, ao entregar, aparece apenas galhos e espinhos. Aninha sai dali brava, pois acha que é assim que Titi a vê, sem saber que na verdade foi o Bufa que comeu as flores enquanto Cascão seguia Titi para perguntar se queria o Bufa. Cascão pensa melhor, e acha que é melhor pular o Titi na escolha do novo dono do Bufa.

Cascão 17 - Que Bode é Esse.png

Quando passeia com Bufa, Cascão acha que podiam pensar em como a comilança de Bufa podia ajudar alguém, mas quem gostaria de um comilão preso em seu cangote?

Enquanto raciocinava, eles encontram a Mônica, que precisava que alguém a ajudasse, ela fala que nasceu um matagal em seu jardim, e com isso ela não conseguirá encontrar as suas flores.

Cascão então fala que a solução está no próprio quadrinho, ele fala que o Bufa é um ótimo cortador de grama pois come muito, e ainda aduba o solo com suas fezes.

Mônica resolve ficar com o Bufa, mas antes de terminar a frase, vê que Bufa comeu as suas flores premiadas que ela tanto gostava, e igual ao Cebolinha, começou a chorar.

Cascão fala que Bufa parece fazer tudo de propósito, mas diz que não irá desistir e continuará a procura de um novo dono para o Bufa.

Eles então vão na casa de todos os moradores do bairro, como o Franjinha, Luca, Jeremias e a Dorinha, mas todos dizem não para ficar com o Bufa. Até que Cascão chega na Mansão da Carminha Frufru, e pergunta (já sabendo da resposta) se ela quer o Bufa, mas surpreendentemente ela diz que sim. Logo chega a mãe da Carminha Frufru, e pergunta se estacionaram um caminhão de lixo na frente da casa dela, mas era só o Cascão.

A Carminha Frufru pergunta a sua mãe se pode ficar com o Bufa, e... ela não pode. Cascão não vendo mais alternativa, fica emburrado, mas a Carminha fala que a família da Magali veio do Nordeste, e provavelmente gostariam de ter um bode como animal de estimação, Cascão concorda e vai a procura de Magali, falando no diabo... aparece Magali em apuros, em cima de uma árvore e prestes a cair.

Cascão sobe em cima do Bufa e fala para ele correr atrás da Magali, e ainda o chama de preguiçoso, não gostando do que disse, Bufa da um coice no traseiro do Cascão, que voa e acerta direto na Magali, a "salvando" da queda, quando se recupera, Magali começa a agradecer... o Bufa! Que fica todo feliz com os chamegos da Magali, Cascão vê a oportunidade e fala que Bufa pode ser dela, e por uma "quantia razoável".

Voltando para a casa com o dinheiro no bolso e sem o Bufa, Cascão acorda na manha seguinte com a Magali irritada na sua porta. Ela fala que durante a noite o Bufa comeu toda a comida da sua casa, até os enlatados, e o Cascão novamente com o Bufa, pergunta a ele mesmo se há outra família do nordeste que goste de Bodes, e lembra da família do Dudu (que também faz parte da família da Magali, que ambos são do nordeste).

Quando o Cascão vai para a casa da Dona Cecília, todos ficam felizes ao ganhar o Bufa, falando que com ele, é como sentir-se de "volta as raízes". E quem gostou mesmo de ter o comilão do Bufa por perto foi o Dudu, que, como não gosta de comer, dá todas as sobras para o Bufa, terminando a história.

Na HQ "O Julgamento do Bode Comilão", de Mônica Nº 56 (Editora Panini),

Coisas que Bufa já comeuEditar

  • Engoliu uma coleção inteira de...
  • figurinhas... [a]
  • tampinhas premiadas... [a]
  • e gibis do Cascão em 15 minutos [a].
  • Cortina de renda da Dona Cebola [b].
  • Uma toalha de mesa [c].
  • Frutas de cera [c].
  • Almanaques do Cebolinha e do Cascão [d].
  • Edição Número 1 do Capitão Microondas [d].
  • Um buque de flores [e].
  • Um matagal inteiro [f].
  • Gerânios e Papoulas (flores da Mônica) [g].
  • Toda a comida da casa da Magali [h].
  • Duas Melancias [i].
  • As meias do Seu Durval que ficam no varal [j].
  • Samambaias da Dona Cecília [j].
  • A aurora do Anjinho [k].
  • Um presente de aniversário [l].
    • Que era um caixa de Lápis de Cera [m].

a. ^ Que Bode é Esse?, Pág. 8 (quadrinho 3)
b. ^ Que Bode é Esse?, Pág. 6 (quadrinho 1)
c. ^ Que Bode é Esse?, Pág. 7 (quadrinho 6)
d. ^ Que Bode é Esse?, Pág. 8 (quadrinho 4 e 5)
e. ^ Que Bode é Esse?, Pág. 11 (quadrinho 1)
f. ^ Que Bode é Esse?, Pág. 12 (quadrinho 3 e 4)
g. ^ Que Bode é Esse?, Pág. 13 (quadrinho 3)
h. ^ Que Bode é Esse?, Pág. 23 (quadrinho 5)

i. ^ O Julgamento do Bode Comilão, Pág. 32 (quadrinho 5)
j. ^ O Julgamento do Bode Comilão, Pág. 35 (quadrinho 1)
k. ^ O Julgamento do Bode Comilão, Pág. 35 (quadrinho 3)
l. ^ A Melhor Festa do Mundo, Pág. 17 (quadrinho 1)
m. ^ A Melhor Festa do Mundo, Pág. 17 (quadri. 2)

ApariçõesEditar

Turma da Mônica (Editora Panini)Editar

  1. Cascão N° 17 - Que Bode é Esse? (Primeira Aparição)
  2. Mônica Nº 56 - O Julgamento do Bode Comilão
  3. Mônica Nº 76 - A Melhor Festa do Mundo
  4. Cebolinha Nº 44 - O Homem do Saco (Somente Mencionado) [1]

Referências Editar

  1. 1,0 1,1 1,2 Cebolinha Nº 44 (Editora Panini) - O Homem do Saco, Pág. 14 (quadrinho 4)
  2. Mônica Nº 56 (Editora Panini) - O Julgamento do Bode Comilão, Pág. 7 (quadrinho 1 e 2)
  3. Cascão Nº 17 (Editora Panini) - Que Bode é Esse?, Pág. 25 (quadrinho 3)

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória