FANDOM

Sobre a Boneca Tenebrosa
Ajuda
Boneca Tenebrosa
Boneca Tenebrosa
Informações de Fundo
Inspiração
Bonecos de Terror: "Chucky", "Blade", "Dolly", "Palhaço de Brinquedo", entre outros.
Primeira Aparição
Magali Nº 307 (Ed. Globo) - A Boneca Tenebrosa
(Março de 2001)
Outros Títulos
"Boneca Ternurinha"
Boneca de pano marrom, cabelo laranja, olhos de botões azuis e vestido preto. Maléfica, nefasta, megalomaníaca, perversa e obsessiva.
Inimigos
Magali, Seu Carlito, Dona Lina, Mônica, Cebolinha, Cascão
Objetivo
Destruir e aniquilar a Turma, e assim governar a galáxia dos secundários e vilões das HQs (não conseguiu)
Destino e Estado Atual
Começa a derreter e virar pó ao ouvir frases piegas e cantoria feliz da Turma da Mônica, e Morre.
Poderes e Habilidades
Hipnotismo, possessão, indestrutibilidade, flutuação, Entre Outros (...)
Armas e Itens
Explosivos, vassoura, frigideira, redes, minhocas, Entre Outros Equipamentos e Parafernália (...)
"Medo! Terror! Escuridão!!"
—Bordão da Boneca Tenebrosa[origem]

A Boneca Tenebrosa é uma boneca que bota medo em filmes, enquanto estava sendo vendida em lojas para promover o seu longa de Terror, uma das versões foi comprada pelo Seu Carlito e acabou ganhando vida, atormentando a Família da Magali.

A partir daí, começou a aterrorizar toda a Turma da Mônica e o Bairro do Limoeiro, com seus planos mirabolantes de dominação e tentativas (fracassadas) de se apoderar de tudo á sua volta por simples vontade e desejo terrorista.

A Boneca Tenebrosa é feita de pano e preenchida com alguns retalhos de tecidos nas pernas. Seu corpo é coberto por marcas de linhas introduzidas por agulhas, sua boca é costurada (e quando aberta, é mostrado seus dentes vermelhos), tem vários cachinhos listrados da cor laranja, dois olhos feitos por botões azuis e geralmente costuma andar com um vestidinho preto decotado.

Boneca Tenebrosa e sua risada diabólica em Mônica 500

Boneca Tenebrosa e sua risada diabólica em Mônica Nº 54, de 2011.

Inicialmente ela não tinha objetivos, ao que parece, era terrorista só pelo prazer, mas com o passar do tempo ganhou uma ambição de poder governar a galáxia dos secundários e vilões das HQs. Quando alguém tenta impedi-la de fazer algo ela automaticamente muda o modo "Boneca do Mal" para "Boneca do Bem", que seria a "Boneca Ternurinha", sua segunda personalidade (que é a boa). Porém, de um modo traiçoeiro, Tenebrosa consegue retornar ao seu antigo caráter, fazendo alguma coisa do mal novamente (isso poderia causar sérios problemas caso ela não conseguisse voltar ao outro modo). A maior rivalidade dela deveria ser, provavelmente, com a Magali, porém ela não se contém com uma só pessoa, não possuindo assim um "rival".

Quando ela retornou, foi revelado ainda mais sobre sua personalidade farsante e mentirosa na qual ela se finge de "morta", pois Cebolinha e Cascão afirmam isso para Mônica e a Magali quando a encontra na Floresta, isto ocorreu só para Tenebrosa poder se aproximar da Turma e pôr em prática seus esquemas malévolos. Ela poderia ser a antagonista mais má da Turma, mesmo que muitos se contém como o Capitão Feio, que obviamente não deseja machucar seu sobrinho Cascão, e ainda é amigo da Turma (mesmo que não queira). Já ela, por si só, nunca tirou o sorriso da boca a não ser no momento de sua morte enquanto virava cinzas.

História Editar

Poderes e Habilidades Editar

Técnicas atribuídas Editar

  • Hipnotismo: Ao que parece, a Boneca Tenebrosa tem conhecimentos sobre hipnotismo e controle de pessoas pela mente. Logo em sua primeira aparição, ela hipnotiza o Seu Carlito para comprá-la, como ele mesmo disse "Foi um negócio meio hipnótico! Quando passei pela loja de brinquedos ali da esquina...", ainda desligada. Em sua última aparição, ela tenta hipnotizar o Xaveco para ele virar um Vilão, porém foi impedida por uma coelhada.
  • Possessão: Em sua última aparição, ela possuiu o Cumulus Nimbus. O motivo foi que só uma nuvem poderia viajar no tempo tão rápido e foi por essa razão na qual Tenebrosa resolveu possuí-lo. Em suas últimas palavras, ele disse, fazendo esforço, que estava sendo dominado. Logo depois seu tamanho aumentou diversas vezes e ele disse "Medo, Terror, Escuridão", bordão clássico da Boneca Tenebrosa. Em Mônica Nº 49, quando Magali, após cair do barranco, voltou para sua cesta de piquenique, Mônica diz que a Boneca Tenebrosa roubou a cabeça da Magali.
  • Indestrutibilidade: Magali disse para seu pai que, no filme, a Boneca era invencível. Na vida real ela também demonstra rastros de algo assim, pois ela apareceu só com a cabeça na 9ª edição da Mônica da Panini, ainda com vida, e foi pisoteada na 49ª, mas ainda conseguiu retornar na 54ª. Mas foi revelado que ela pode morrer virando pó com frases "piegas" e cantoria feliz. Numa versão alternativa de Magali Nº 307 (mencionada em Mônica Nº 49), o Seu Carlito tira as pilhas da Boneca e a joga para fora de casa, sendo que um raio a atinge no exato momento, e ela acaba sem mais a necessidade de pilhas ou qualquer outro tipo de recarga para o funcionamento.
Boneca Tenebrosa flutuando em Mônica N49 (A Volta da Boneca Tenebrosa)

Boneca Tenebrosa flutuando em Mônica Nº 49, de 2011.

  • Flutuar: Pouco se sabe sobre a habilidade de voar da Boneca Tenebrosa, e ao que parece, a própria também. Em seu retorno em Mônica Nº 49, ela começou a emitir uma aura amarela e flutuar (a uma baixa distância do chão). Depois disso, nunca mais foi realizado o ato.

Equipamentos e parafernália Editar

A Boneca Tenebrosa utilizou vários itens e armas durante as suas aparições, muitos desses que ela usou como objetivo de "aniquilar" a Família da Magali, entre esses:

  • Explodir a casa da Magali com dinamites
  • Dar vassourada em todos os moradores da casa da Magali
  • Dar uma panelada na cara do Seu Carlito
  • Causar medo na Mônica a prendendo numa árvore com a rede e colocando minhocas embaixo

Aparições Editar

A Turma da Mônica Wiki tem uma coleção de Imagens sobre:
Cebolinha tirando Fotos

Turma da Mônica (Globo) Editar

  1. Magali Nº 307 - A Boneca Tenebrosa (Primeira aparição)

Turma da Mônica (Panini) Editar

  1. Mônica Nº 9 - O Fantasma do Sótão
  2. Mônica Nº 49 - A Volta da Boneca Tenebrosa
  3. Mônica Nº 51 - O Melhor Presente do Mundo (cameo)
  4. Mônica Nº 54 - Outros 500!
  5. Mônica Nº 60 - Véspera de Natal (cameo)

Turma da Mônica Jovem Editar

  1. Turma da Mônica Jovem Nº 90 - A Torre Inversa (Sem falas) [1]

Curiosidades Editar

Boneca Tenebrosa, por Emerson Abreu (2001)

Imagem autografada por Emerson Abreu, em 2001 (divulgada no Facebook).

  • Maricota, de Histórias de Arrepiar, é provavelmente inspirada na Boneca Tenebrosa.
  • O mais estranho da história da Boneca Tenebrosa era como ela pôde sair do filme e virar uma boneca à venda em lojas. Isto pode ser explicado pela "venda" da Boneca para comercializar o filme em produtos relacionados, mas o motivo na qual ela acabou "ganhando vida" ainda é desconhecido.

Notas de rodapé Ajuda

  1. Este personagem, quando apareceu, não apresentou diálogos e/ou falas.