FANDOM

Bidu
Bidu
Bidu atualmente
Espécie: Cão
Classe: Mamífero
Raça: Schnauzer
Idade: 7 anos
Primeira Aparição: 18 de julho de 1959
62saasf3s5df
Bidu antigamente

Bidu é o fiel cachorro de estimação de Franjinha - às vezes com histórias próprias, onde fala com outros animais e até com objetos.

"Nasceu" em 1959 juntamente com Franjinha, nas páginas da Folha de São Paulo, e nos anos 60 ganhou uma revista própria que parou de ser publicada pela Editora Continental em 1970. E como foi o primeiro personagem exitoso de Mauricio, tornou-se o símbolo da própria Mauricio de Sousa Produções.

Como vemos, Mauricio também segue fiel a ele.

Aparência Editar

Um cão da raça Labrador com pelos azuis e uma barba parecida com o cabelo do seu dono.

Em certas histórias é descrito como vira-lata, mas foi criado inspirado em um cão de verdade da raça Schnauzer que pertencia a Mauricio.

Histórias Editar

Originalmente é um cão comum que não fala com pessoas e anda sobre as quatro patas. Não gosta de banhos e vive correndo atrás das rodas. Possui muitos amigos em seu núcleo como DuqueZé Esquecido, Dona PedraZé Gordão, Fifi, Théo e até outros mascotes de personagens humanos. Possui uma grande rivalidade com gatos, às vezes contracenando com Mingau para apostar qual espécie é a melhor.

Porém, além desse núcleo, às vezes Bidu entra em um outro "universo" em que ele é a estrela de histórias próprias e ciente do que ocorre à sua volta. Nessas histórias é mostrada uma realidade de uma espécie de bastidores, onde Bidu fala e anda em duas patas. Novos personagens aí são introduzidos como Manfredo, um cachorro assistente de palco ou diretor de histórias, e Bugu, um cachorro chato que vive querendo aparecer nas histórias mas que apesar disso leva sempre um chute para fora delas.  

Relações Editar

Música tema Editar

O Bidu (au, au) quer cantar

O dia todinho a filosofar!

Minha cauda perseguindo

Vou pulando, vou latindo

O Bidu, cãozinho, o cão Bidu (au, au)

Aparições em animações Editar

Bidu pela primeira vez foi visto falando em 2012, nos desenhos animados, dublado por Pedro de Saint-Germain e os latidos de Bidu são dublados pelo próprio Mauricio.

No episódio especial de Natal, Bidu falou contando sobre a celebração.