FANDOM


Mundo real
Este artigo é escrito do ponto de vista do mundo real, ou seja, as pessoas e lugares aqui citados não existem no universo da Turma da Mônica.
Beatles 4 Kids

Imagem promocional dos personagens.

Os Beatles 4 Kids foi um antigo projeto cancelado pelos estúdios MSP, idealizado por Mauricio de Sousa no final dos anos 80.

A ideia consistia em vários produtos de merchandising relacionados aos Beatles como personagens "Kids" - crianças baseadas nos cantores -, com o intuito de criar uma ponte entre a banda e as novas gerações que não tiveram a sorte de acompanhá-los.[1]

Depois de ter estudado as características dos quatro músicos, Mauricio desenhou os “Beatles 4 Kids”: uma turminha de jovens bem parecidos com os originais. O projeto incluía desenhos animados (videoclipes dos Beatles transformados em crianças apresentando suas composições musicais clássicas), livros, revistas, brinquedos, jogos e outros produtos sobre um grupo infantil baseado em John, Paul, Ringo e George.

O projeto, em esboços, foi consultado aos detentores dos direitos autorais (os próprios Beatles e a Yoko Ono) para a obtenção de um contrato que permitisse desenvolver o projeto a nível mundial, no entanto foi vetado em 1990, e abandonado.

História Editar

Contexto e antecedentes Editar

O material começou a ser criado em 1990, enquanto o pessoal dos Estúdios da Mauricio de Sousa Produções trabalhava na área internacional junto aos detentores dos direitos autorais (Paul, Ringo, George e Yoko Ono, esposa de John e intimamente ligada à carreira dos Beatles) para a obtenção de um contrato que os permitisse desenvolver o projeto a nível mundial.

Mauricio revelou que foi feito contato na Inglaterra com Neil Aspinall (executivo, produtor musical britânico e grande amigo dos Beatles, 1941-2008), que trabalhava na Apple Corps no momento; a proposta também foi discutida com os advogados da banda, da Lenono Music, Inc; e até mesmo com Michael Jackson (1958-2009), que detinha, desde os anos 1980, os direitos autorais sobre as músicas do quarteto de Liverpool, foi consultado. Nos Estados Unidos, Connie Boucher da empresa Determined, que representa o licenciamento dos Beatles, levou adiante com entusiasmo a concepção de Mauricio que poderia representar mais produtos para o licenciamento da marca.

Posteriormente, claro, as opiniões favoráveis ao projeto foram finalmente levadas para a aprovação final de Paul, George, Ringo e Yoko Ono, os detentores dos direitos autorais. A ideia só continuaria adiante se houvesse um consenso dos quatro. Após algum tempo, Mauricio soube que apenas um dos quatro havia vetado o projeto, mas não se sabe, até hoje, qual deles foi. Posteriormente, o contrato que seria feito para permitir desenvolver o projeto mundialmente não foi aprovado, e a ideia foi abandonada pelos Estúdios da MSP. (Veja os Links Externos para mais informações.)

Legado e planos posteriores Editar

Mauricio de Sousa Impublicado

Em Outubro de 1996, a exposição Mauricio de Sousa Impublicado apresentou para todos o projeto original e o motivo de seu cancelamento.

Alguns meses depois, Sean Lennon, filho de John e Yoko, durante um jantar em Nova Iorque, recebeu os desenhos dos Beatles 4 Kids e um acetato a cores com a figura de John, entregues pela Mauricio de Sousa Produções. De acordo com alguns depoimentos, Sean planejou utilizar o presente para decorar o seu quarto, enquanto sua mãe, Yoko Ono, guardou o desenho de John para ela. (Veja os Links Externos para mais informações.)

Pouco se sabia desse projeto, até que por volta dos anos 90, em algumas das reuniões realizada nos estúdios, nasceu a ideia de se criar uma exposição, com o objetivo de apresentar algumas dessas ideias não finalizadas. O projeto foi pra frente e acabou sendo patrocinado pela Editora Globo e o Instituto Cultural Mauricio de Sousa, que escolheram a Escola Panamericana de Arte, em São Paulo. O nome da exposição ficou como Mauricio de Sousa Impublicado, e foi realizada em Outubro de 1996.[1]

Em abril de 2012, enquanto o cantor Paul McCartney fazia um show em Recife nos dias 21 e 22 do mês, Mauricio de Sousa publicou em seu Twitter fotos de alguns dos desenhos que criou sobre os "Beatles 4 Kids", o objetivo dele era aproveitar a passagem de Paul McCartney pelo país para tentar apresentar as imagens e retomar as negociações. No entanto, a ideia ainda persistiu inalterada.[2] [3]

Galeria Editar

Ligações externas Editar

Notas de rodapé Ajuda

  1. 1,0 1,1 Para mais informações, veja Mauricio de Sousa Impublicado.
  2. Astuto, Bruno (23 de abril de 2012). Mauricio de Sousa quer mostrar antigo projeto dos Beatles a Paul McCartney Época. Visitado em 30 de dezembro de 2017. Cópia arquivada em 14 de julho de 2012.
  3. G1 (Redação) (23 de abril de 2012). Mauricio de Sousa aproveita visita de Paul para apostar em 'Beatles 4 Kids' G1 Globo. Visitado em 7 de setembro de 2017. Cópia arquivada em 26 de abril de 2012.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.