Turma da Mônica Wiki

Estamos sempre precisando de mais ajuda em nossos artigos. Se você é grande fã da Turma da Mônica Jovem e do Chico Bento Moço, ficaríamos muitos felizes que pudesse nos ajudar a catalogar muito mais sobre.

Faça parte você também. Crie sua conta hoje mesmo e contribua!

LEIA MAIS

Turma da Mônica Wiki
Advertisement
História

Passado[]

Mercedes, Nena e Manuel em uma foto antiga, TMJ V3 N1

A Nena, ao meio, durante sua juventude, no México.

A Filomena estudou em uma faculdade de gastronomia, viajando ao México durante um intercâmbio para descobrir mais sobre os pratos típicos da cultura nahua.[1] Ainda jovem, conheceu a Mercedes e o Manuel, inaugurando junto com o casal um restaurante ("Bolos e Calacas", TMJ V3 Nº 1, junho/2021). Nesse tempo, ela aprimorou suas técnicas em preparo de refeições por toda a América do Sul, viajou pela Cordilheira dos Andes e visitou o "Pueblo del Fuego" (traduzido do espanhol, "Vilarejo do Fogo"), no Peru, conhecendo a Mamá Olenka e seu filho, o Piero, dona de um comércio que produzia incríveis receitas com legumes e que, curiosamente, foi também prestigiada com o talento da Nena na culinária, já que a bruxinha foi capaz de fazer uma sopa com dois temperos que alimentou toda a vila na época. ("Lhama de Fogo", Magali 3ª Série - Nº 5, julho/2021) Curiosamente, foi a partir daí que ela conheceu os maiores feiticeiros do berço latino, se encontrando anualmente com eles em convenções de magia do bem.[2]

Bruxaria[]

A Tia Nena sempre disfarçou seus poderes mágicos da vista de muitos membros da sua família para que, involuntariamente, não fossem prejudicados com tal descoberta, principalmente a Magali, na qual a Nena optou em colocar travas mentais nas memórias da garotinha para que ela crescesse sem se preocupar com sua natureza bruxa, apesar dela ter noção que sua tia-avó tem talentos especiais.[3] Conforme a Magali ia amadurecendo, a Nena sempre dava indiretas sobre sua anscedência bruxa para a sua sobrinha-neta, que uma vez lhe conta que está apaixonada pelo Quinzinho, e a Nena lhe ensina uma simpatia para conquistar o namorado (que diz ter sido uma das que usou para conquistar o Tio Pepo), quase como uma poção encantada ("Alimentando uma Paixão", Magali Nº 3 (Editora Globo), abril/1989).

Em "A Coisa Monstruosa" (Magali Nº 19 (Editora Globo), março/1990), Magali troca o fermento de uma receita de bolo por uma fórmula do Franjinha, criando um monstro gelatinoso. Quando Magali conta ao Cascão que estava fazendo uma receita da Tia Nena, Cascão responde que "Ela deve ser uma bruxa e tanto!". Apesar disso, Tia Nena só iria de fato adquirir característica de bruxa anos depois.[4] Na história "Os Pastéis da Magali" (Magali Nº 121 (Editora Globo), fevereiro/1994), Magali resolve fazer pastéis enquanto Tia Nena não está em casa. Além da bagunça na cozinha, Magali inadvertidamente usa ervas mágicas, de forma que os pastéis adquirem vida. Tia Nena não faz menção direta a bruxaria, mas se aborrece por Magali ter mexido em suas ervas raras e não-testadas.

Tia Nena como uma bruxa junto ao Lobo mal

Nena com o Lobo Mau (Bruxarias no Aniversário, Outubro/2011).

A primeira história conhecida em que Nena revelou ser uma bruxa foi "Pedido de Aniversário" (Magali Nº 336 (Editora Globo), maio/2002). A Bruxa Viviane invade o aniversário da Magali para roubar uma vela mística e conseguir terminar um feitiço. Mas quando Viviane começa o seu ritual, Tia Nena revela que também é "um pouquinho bruxa", e ajuda Magali a neutralizar o feitiço. Na história "Meu Bolo é de Bruxa?" (Magali Nº 371 (Editora Globo), abril/2004), Dudu insiste à Magali de que a Tia Nena é uma bruxa. Magali não bota fé, até que Tia Nena chega à sua festa vestida como tal. Nena explica que a festa seria à fantasia, tranquilizando a Magali. Mas sem que ninguém perceba, Nena faz um pequeno feitiço para acender a vela do bolo.

Na história "O Sonho de um Natal Feliz, Muito Feliz!" (Magali Nº 48 (Editora Panini), dezembro/2010), Tia Nena prepara um sonho mágico para que Magali realize um desejo de natal. Magali acidentalmente transforma os adultos em sua casa em bebês. Depois que os problemas se resolvem, Seu Sousa e Dona Luísa se espantam por descobrirem que Tia Nena é uma bruxa, mas ela rapidamente faz um feitiço para que esqueçam (por outro lado, sua família, inclusive Dona Lina e Seu Carlito, parecem estar acostumados ao fato).

Referências

  1. TMJ V3 Nº 1 - Bolos e Calacas, Pág. 68 (quadrinho 1)
  2. Magali Nº 46 (Editora Panini) - Uma Aventura nos Andes, Pág. 9 (quadrinho 2), Outubro de 2010
  3. O motivo pelo qual a Magali (identificavelmente, a Magali Jovem) não usa esses poderes mágicos de Bruxas da Lua, é porque foi colocado (enquanto ela ainda era um bebê) uma "Trava Mental" que a impede de utilizar esses poderes ("O Segredo da Tia Nena (Parte III)", Mônica Nº 37 (Editora Panini), maio/2018), isto porque eles são muito difíceis de serem controlados (como revelado em "Sombras do Futuro").
  4. Magali Histórica Nº 19 - Arquivos do Mauricio (texto de Paulo Back), Pág. 17, Setembro de 2010
    "A história é quase profética, pois a Tia Nena ganharia, anos depois, uma característica: de tanto fazer receitas, passaria a mexer com umas poçõezinhas, como uma verdadeira bruxa do bem."
Advertisement