Turma da Mônica Wiki

Estamos sempre precisando de mais ajuda em nossos artigos. Se você é grande fã da Turma da Mônica Jovem e do Chico Bento Moço, ficaríamos muitos felizes que pudesse nos ajudar a catalogar muito mais sobre.

Faça parte você também. Crie sua conta hoje mesmo e contribua!

LEIA MAIS

Turma da Mônica Wiki
Advertisement
Sobre a Penha

Mônica: "AAAHH!! Você não pode estar namorando essa francesinha de araque!!"
Cebolinha: "Ué! Por que não?"
Mônica: "Porque ela é "Penha, a Temida"! A menina mais exibida, metida e esnobe do bairro das Pintangueiras!!"
Mônica falando com o Cebolinha sobre a Penha.[origem]

"Penha, a Temida", é uma dhampir e líder da gangue de garotas inimigas do Bairro do Limoeiro. Rude e maldosa, possui uma rivalidade com a Mônica, que consegue chamar a atenção de todos com a sua gentileza, enfrentando-a justamente por ser a "Dona da Rua", pois para a Penha, ninguém pode ser nada mais além dela. A francesa é capaz de tudo para impedir qualquer um de desmantelar sua hierarquia social cuidadosamente estabelecida em Pitangueiras, desestruturando todos que ousarem atrapalhar o seu caminho. Tem um "Olhar de Desprezo": julgadora e impetuosa, gosta de fazer os outros se sentirem péssimos e concordar com o que ela diz a todo momento.

Características e traços[]

Penha

Desagradável e intimidadora, ela não é apenas mais uma valentona do ensino fundamental – ela também é comumente referida como a "Abelha Rainha" e a líder das meninas do bairro. Gosta de atormentar à todos, tentando manipular as pessoas puramente para seu próprio benefício, mesmo que precise ameaçá-las com suas sabotagens. Sem tato, Penha é excessivamente ríspida nos seus comentários, muitas vezes incomodando aqueles com quem entra em contato ou "ouse enfrentá-la", por seu alto tino de superioridade e arrogância. Além disso, ela é obcecada em estar certa e não suporta a ideia de mostrar sinais de fraqueza ou de estar na segunda posição. Sempre na defensiva, ela é rápida em apontar falhas nos outros, procurando defeitos nas pessoas e afirmando o quão mais capacitada e genial é comparada aos demais.

Fala com sotaque francês.[2] Não há ninguém que ela goste mais além dela mesma. Semelhante a Carminha Frufru, que também é sua inimiga, Penha é a representação do clichê de uma patricinha, só que muito mais insensível e arrogante, só se importando em inferiorizar os outros. A Penha é, de fato, bastante inteligente e criativa, nunca desistindo dos seus objetivos, nem que para isso precise machucar alguém – emocionalmente, claro. Possui um ego enorme e um forte espírito vingativo, além de já ter sido mostrada como rápida de raciocínio e oratória. Apresenta uma pose de capitã excepcional, mesmo em situações estressantes, pois tem um senso crítico apurado e uma autoconfiança inabalável. Utiliza um gilet e boina vermelha, para exacerbar seu "toque europeu". Desonesta e trapaceira, gosta de usar os pontos fracos dos outros para se sobressair, desqualificando e oprimindo seus adversários para acentuar suas próprias qualidades. Debochada, é claramente interesseira, pois só aceitou namorar com o Cebolinha ao saber que ele é o presidente do Clubinho dos Meninos, e pelo mesmo ter um gibi em seu nome.[3] Mesmo sendo maldosa, não é capaz de ferir alguém, mostrando certos "limites" em suas traquinagens.[4]

Biografia[]

Desde pequena, a Penha, moradora do Bairro das Pitangueiras, sempre se achava superior às outras crianças por sua classe econômica, como visto em "As Meninas do Bairro das Pitangueiras". Mais tarde em "A Condessa Vermelha" foi revelado que seu pai é um político corrupto, e sua mãe é uma vampira que descansa a séculos, e quando acorda está sedenta por sangue.[5] Ela arrumava muita confusão com os garotos e, principalmente, com as meninas, fazendo seus pais lhe apelidarem de Cavalo Vermelho da Guerra. Em algum momento, ela conheceu Agnes e Sofia, tornando-se melhores amigas, onde acabaram sendo conhecidas como "As Meninas do Bairro das Pitangueiras", grupo que se tornou futuramente inimigo das Meninas do Bairro do Limoeiro.

Em "A Namoradinha do Cebolinha", Penha namorou o garoto de cinco fios por um tempinho, mas este acabou deixando-a e ela, não só por ter sido humilhada, ficou furiosa por ele ter a trocado justamente pela Mônica, grande oponente sua desde quando ambas sentiram uma rivalidade durante o "O Festival do Tomate Verde". Alguns anos depois, uma das melhores amigas da Penha, a Agnes, acaba falecendo devido a sua baixa imunidade, fazendo com que Penha ficasse tão triste (por ambas serem muito próximas) que resolve se mudar para a França com seus pais.

Dois anos depois, como visto em "Sombras do Passado", ela decide se vingar da Mônica, agora jovem. Invocando o espírito de Agnes, e com a ajuda dela, criando um plano de vingança. Para colaborar em seu plano, elas chamaram Sofia, que tinha como objetivo vigiar a Mônica. Após uma batalha, Penha acaba entrando em coma, sendo internada no Hospital Lázaro de Betânia, no Bairro das Pitangueiras, com o tratamento sendo pago por seus pais. Ela consegue acordar durante os eventos de "A Torre Inversa", Penha retoma sua consciência e volta para atazanar e complicar a vida da Turma da Mônica. Ao longo desta trilogia, a Penha muda de postura e passa a ajudar a turma a investigar os mistérios que envolvem a Melissa (irmã de Betão) e o Sr. Samir, juntamente com o próprio.

Relacionamentos[]

Agnes[]

Penha, junto com Sofia, era uma das poucas (ou as únicas) amigas de Agnes, já que os estranhos pais dela evitavam que ela se relacionasse com outras pessoas.

Sofia[]

Penha foi uma das primeiras amigas de Sofia, tanto que foi ela que a ensinou a falar, aos seus 9 anos. Na Turma da Mônica Jovem, porém, ao crescer Sofia "acordou pra vida" e viu a maldade da líder das meninas do Bairro das Pitangueiras, passando a ajudar Mônica e suas amigas assim tornando-se uma de suas piores rivais. Sofia ajudou Mônica a invadir a mansão da família de Penha e batalhou com a mesma, tentando ajudar sua nova e verdadeira amiga.

Atributos[]

Poderes[]

Penha, 'Olhar de Desprezo'

Penha utilizando o "Olhar de Desprezo" com o Cebolinha.

  • Olhar de Desprezo: Penha usa esse olhar, que foi herdado pela sua mãe, a "Condessa Vermelha",[6] para fazer com que as pessoas fiquem sob seu comando e, dessa forma, façam com que elas sigam as suas vontades. A única que consegue resistir a isso é Denise por ser descolada e cheia de atitude. Na Turma da Mônica Jovem, ao entrar em coma ela conseguiu aprimorar essa capacidade de controle, podendo possuir a pessoa que ver seu "Olhar de Desprezo".

Curiosidades[]

  • Seu nome é baseado na mãe de seu criador, que se chama Penha Maria B. de Abreu.[7]

Referências

  1. Mônica Nº 50 (Editora Panini) - A Nova Dona da Rua
  2. Turma da Mônica: A SérieSegredo (Globoplay) (Julho de 2022)
  3. Cebolinha 1ª Série - Nº 32 - A Namorada do Cebolinha, Pág. 8 e 9 (quadrinhos 4 há 5)
  4. Mônica Nº 36 (Editora Panini)A Condessa Vermelha (Abril de 2018)
  5. Mônica 2ª Série - Nº 36 (Ed. Panini)A Condessa Vermelha, Pág. 32 (quadrinho 1)
  6. Mônica 2ª Série - Nº 4 (Ed. Panini)A Condessa Vermelha, Pág. 30 (quadrinho 3)
  7. Abreu, Emerson Bernardo de (2013). Sobre o Emerson Publicado no Facebook. Visitado em 20 de agosto de 2016.
Artigo Destacado (Bidu)
Data do Destaque: Outubro de 2018
Esta página é um Artigo Destacado. Seu layout e conteúdo é um exemplo de excelência na Wikia.
Advertisement