Turma da Mônica Wiki

Estamos sempre precisando de mais ajuda em nossos artigos. Se você é grande fã da Turma da Mônica Jovem e do Chico Bento Moço, ficaríamos muitos felizes que pudesse nos ajudar a catalogar muito mais sobre.

Faça parte você também. Crie sua conta hoje mesmo e contribua!

LEIA MAIS

Turma da Mônica Wiki
Advertisement
A turma atravessa a Abbey Road

A turma atravessa a Abbey Road.

Em várias ocasiões, as historinhas da turminha fizeram referência aos "Beatles", banda de rock inglesa dos anos 1960 formada por John Lennon (1940-1980), Paul McCartney (1942-), George Harrison (1943-2001) e Ringo Starr (1940-).

O próprio Mauricio de Sousa já afirmou que "os Beatles marcaram toda uma geração com sua genialidade e persistem, até hoje, como modelo e inspiração para as bandas que surgiram após sua época". Os roteiristas Flávio Teixeira e Paulo Back, por sua vez, são assumidamente "beatlemaníacos".

Referências em historinhas[]

Paul in Roça[]

O vegetariano Paul conhece a onça

O vegetariano Paul conhece a onça

Publicada em Chico Bento Nº 95, tem Paul McCartney, dois meses após seu show no Rio, parando no sítio de Chico Bento enquanto buscava a Amazônia. No início Paul canta uma parte de "She Loves You". Uma cena tem Paul encontrando as flores do seu disco solo "Flowers In The Dirt", e na outra enquanto canta "Fool on the Hill" no céu aparece um submarino amarelo, uma maçã partida e as figuras na capa de "Help!" no céu. Depois McCartney canta "Here Comes the Sun". Depois Paul vai abraçar uma onça mas ela o ataca e ele grita "HELP".quando a onça vai embora paul está todo machucado e canta uma parte de "Yesterday". Ele diz: "Suddenly... I'm Not Half The Man I Used To Be..." tradução: de repente... não sou nem metade do homem que eu costumava ser... Depois ele canta uma parte de "Hey Jude". Depois ele deita numa rede ouvindo "O Amor É Um Bichinho"

Depois, George e Ringo aparecem e os três tocam juntos: "When I Saw Her Standing There" e"Pinga Ni Mim" (Música bem Brasileira) Chico então diz "fartô o Jon, si ele tivesse aqui, ia inté parecê um sonho...", mas John Lennon aparece do céu e diz: "Por que não, Chico? O sonho ainda não acabou!"

Paul is Dead[]

Turma do Penadinho atravessa a Abbey Road

Turma do Penadinho refaz a capa do 12ª álbum.

Publicado em Mônica Nº 174 (Fevereiro de 2001, Globo). Um grupo de repórteres perturba a Turma do Penadinho em busca de Paul Macarta, que, segundo boatos, está morto.

A história termina com uma imitação da capa do disco "Abbey Road" (veja a imagem ao lado esquerdo), e uma legenda dizendo que há 28 citações a músicas dos Beatles (referência a 28IF, a placa do Fusca na capa de "Abbey Road" e usada como uma provas de que Paul morreu pelos conspiracionistas).

Algumas referências apresentadas são:

The Bidus[]

Bidus Monica numero149

Publicado em Mônica Nº 149. É a história dos quatro cachorros de Liverpulga, Bidu Macarta, Duque Estar, Manfredo Rarisson e Bugu Lenon. A historinha conta como a banda se formou, como escolheram o nome de "Bidus", como começaram a fazer sucesso, como a banda terminou e como a Dona Morte matou Bugu Lenon sem querer.

Algumas referências apresentadas são:

  • Liverpulga: Liverpool, cidade natal dos Beatles
  • Cãoburguer: Hamburgo, cidade da Alemanha onde os Beatles começaram a carreira
  • Astridálmata: Astrid Kirchherr (1938-2020), fotógrafa e amiga da banda no início da carreira
  • Rolling Bones: Rolling Stones
  • Carrocinha Club: Cavern Club, pub de Liverpool onde os Beatles faziam shows
  • Boxer Epistain: Brian Epstein (1934-1967), empresário da banda
  • George Mastin: George Martin (1926-2016), produtor da banda
  • "Lá vai o Bidu e corre pra chuchu": trecho da música Love me Do: "Love, love me do/You know, I love you"
  • A Hard Nut to Crack: A Hard Day's Night
  • Edogue Sulivan: Ed Sullivan (1901-1974), apresentador de um programa de TV que divulgou a banda
  • Socorro: Help!
  • Sgt. Pimenta Clube Banda: Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band
  • Subcanino Amarelo: Submarino Amarelo
  • Au-Au Berrô: Abbey Road
  • Yokão Ona: Yoko Ono, viúva de John Lennon
  • Lê Gibi: Let it Be
  • "Osso Nhô acabou": Trocadilho com "O sonho acabou", frase de John Lennon sobre o fim dos Beatles
  • Edifício Dãocota: Edifício Dakota, em Nova York, na frente do qual John Lennon foi morto em 1980.

Os 4 Garotos do Limoeiro[]

Publicado em "Cebolinha Nº 144 (Editora Globo)", de Junho/1996. Turminha em 'Os 4 Garotos do Limoeiro'

Os 4 Garotos do Parque[]

Publicada na revista Parque da Mônica 165, Marina desenha os Bitous para levá-los ao Parque da Mônica.

Outros cameos[]

"Cameo" é nada mais que uma breve aparição, ao contrário das historinhas anteriores, as próximas não falam inteiramente dos Beatles, apenas faz uma menção honrosa da banda em uma pequena parte da edição.

Os quatro músicos
  • Na historinha "Os 4 Músicos do Bairro do Limoeiro", publicado em Mônica Nº 157 (em novembro de 1999, pela Editora Globo, e que anos depois virou desenho-animado), parodia os Músicos de Bremen – fábula dos Irmãos Grimm –, os discos gravados pelo quarteto se assemelham aos dos Beatles, como quando passam pela "Rua das Abóboras", claramente, em semelhança à "Rua Abbey".
Beatles Cebolinha numero140
  • Em "História Real", publicada em Cebolinha Nº 140 (Editora Globo). O pai do Cebolinha conta ao filho uma história sobre vários reis e cita, inclusive, os reis do iê-iê-iê. A denominação tornou-se codinome dos Beatles, bem como o título de um filme estrelado por eles de 1964.
  • Em "Elvis Não Morreu", publicada em Parque da Mônica Nº 56 (Editora Globo), após mandar Elvis de volta pro além, Dona Morte encontra John Lennon (ou um sósia?) e tenta garantir a ele que ele morreu.
  • O líder dos Blue Meanies de Yellow Submarine é um dos personagens azuis em Avaturma.

Beatles 4 Kids[]

Beatles4kids

Em 1990, com o intuito de criar um ponte entre os Beatles e as novas gerações, foram criados os personagens Beatles 4 Kids. O projeto, a ser extendido para vários países, incluía desenhos animados, livros, revistas, brinquedos, jogos e outros produtos de merchandising.

Mauricio revelou que foi feito contato com Neil Aspinall (1941-2008), da Apple, advogados dos Beatles, da Lenono e até mesmo com Michael Jackson (1958-2009), que detém, desde os anos 1980, os direitos autorais sobre as músicas do quarteto de Liverpool.

Além, claro, de Paul, George, Ringo e Yoko Ono (1933-). Após algum tempo, Mauricio soube que apenas um dos quatro havia vetado o projeto, mas não se sabe, até hoje, qual deles foi.

Referências[]

[1] Paul is Dead para leitura no site oficial.

[2] Crônica Beatles 4 Kids, de Mauricio de Sousa.

[3] Exposição Mauricio de Sousa Impublicado - Beatles 4 Kids.

[4] Tópico sobre Paul is Dead na comunidade Turma da Mônica.

Advertisement